Biblioteca Cirandar
Apresentação
A Biblioteca Cirandar [1] está localizada na Rua dos Andradas, 851 - Centro Histórico, na cidade de Porto Alegre - RS; com horário de funcionamento de terça a sexta das 13h às 19 h. Compõem um acervo diversificado que reúne em sua maioria, obras de literatura e infantojuvenil.
Introdução
A Biblioteca Comunitária Cirandar exige uma política de indexação, cujo objetivo seja simplificar e facilitar todo e qualquer acesso do usuário à informação. Pois trata-se de uma biblioteca comunitária, onde a prioridade é a circulação e troca do conhecimento entre todos os que ali frequentam. Logo, é necessário compreender o método de indexação de acordo com as necessidades e objetivos de cada biblioteca, nunca esquecendo o principal fator, que é o sujeito como ser social.
Informações Institucionais
O Cirandar [2] é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) criada em 2008 com a proposta de desafiar, fortalecer e mobilizar as redes sociais em prol do saber e da cultura. Realiza programas e projetos de intervenção pautados na educação como ferramenta de transformação social. Desenvolve projetos que propõem apoiar, incentivar e criar redes de ações comunitárias e práticas sustentáveis, fomentando alianças para o aprimoramento das práticas sociais, possibilitando a vivência cidadã em sua plenitude, contribuindo para a concretização de políticas públicas.
Missão
“Fortalecer redes de culturas gaúchas visando o empoderamento social através da democratização do acesso à Educação e à Cultura.”
Visão
“Almejamos uma sociedade que reconheça e valorize a diversidade cultural e atue em prol da justiça social.”
Organograma
Informações da Biblioteca
A Biblioteca Cirandar tem suas origens no ano de 2008, quando houve a criação da OSC Cirandar, à qual está vinculada. A Biblioteca faz parte da esfera de Democratização do Acesso ao Livro e à Leitura do Cirandar e caracteriza-se sob a tipologia de comunitária. Dentre os serviços e atividades desenvolvidas na unidade, estão: ações culturais, como saraus literários e mediações de leitura; palestras, encontros de formação e também com autores, além do empréstimo de obras.
Missão
Democratizar o acesso ao livro e à leitura a todo e qualquer cidadão, contemplando desde aqueles em formação leitora aos leitores mais experientes, de modo a garantir-lhes o contato tanto com obras quanto com pessoas que contribuam para ampliação de sua visão de mundo.
Visão
Através de suas diferentes coleções e serviços oferecidos, tornar-se um ambiente propício à troca de ideias, ao diálogo, ao desenvolvimento do conhecimento e da capacidade leitora e à desconstrução de preconceitos, de forma a conscientizar e empoderar seus interagentes para que atuem em prol do direito ao livro e à leitura e, consequentemente, da justiça social.
Estudos de usuários
Em bibliotecas comunitárias, a comunidade é constituída por todas as pessoas que residem ou frequentam o seu entorno, entretanto, pode haver uma definição clara, alinhada com a missão e a visão da instituição, das prioridades de atendimento em relação à comunidade em si. Na Biblioteca Cirandar, o atendimento é aberto a todos os públicos, desde crianças até idosos, e é voltado especialmente àqueles que podem se beneficiar do acesso à arte e à cultura para transformação social (MAIA, 2022).
Recursos
Financeiros
Para obter recursos financeiros para manutenção dos seus projetos, dentre os quais estão as bibliotecas, o Cirandar participa de editais para angariar verbas públicas e/ou privadas e, por vezes, recebe verbas através de emendas parlamentares.
Materiais
A biblioteca Cirandar disponibiliza de mobiliário e equipamentos provenientes de doações e verbas orçamentárias que são frutos de projetos sociais e parcerias com a comunidade e órgãos públicos.
Gestão de Pessoas
O Cirandar adota práticas de gestão compartilhada na participação dos processos decisórios e tem sua gestão dividida em três instâncias: Coordenação Colegiada, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Também conta com o apoio do grupo do programa de voluntariado cirandar que atua em diferentes áreas de acordo com a expertise de cada integrante.
Indexação
De acordo com Rubi, citada por Leiva e Fujita (2012), deve-se definir um padrão de cultura organizacional que seja simples e acessível com a intenção da comunidade assistida, e para tal, a política de indexação deve ser percebida como uma decisão administrativa da biblioteca, sendo caracterizada por uma filosofia que reproduza os objetivos da mesma. Ademais, a política de indexação deve estar descrita e registrada em manuais de indexação para que possa ser regularmente avaliada e modificada, se necessário. Os critérios utilizados para a implantação da política de indexação na biblioteca comunitária serão direcionados especificamente ao usuário que procura e frequenta o espaço da biblioteca.
Especificidade
Menor a especificidade, maior revocação e menor precisão.
Exaustividade
Maior exaustividade, maior revocação e menor precisão.
Cobertura temática
A cobertura temática da Biblioteca Comunitária Cirandar se dá em diferentes níveis: Nível 3 = nível de ensino ou formação= Nível 2 = nível básico de informação e Nível 1 = nível mínimo de informação.
Nível 3
Literatura adulta e infantojuvenil
Nível 2
Educação; Leitura; Filosofia; Música; Sociologia; Psicologia; Artes plásticas; Feminismo.
Nível 1
Política; Desenho; Fotografia; Direito; Pintura; Matemática e Ciências Naturais; Teatro; Cinema; Civilização; Espiritualismo (Espiritismo); História; Biografia; Religião; Teologia; Ciências aplicadas e tecnologia; museus.
Composição do acervo
O acervo da Biblioteca Comunitária Cirandar, conforme a política de gestão de coleções, é constituído basicamente por livros de literatura adulta (ficção e não ficção) e literatura infantojuvenil. Conta também com coleções de HQs, mangás e graphic novels. Outras tipologias de materiais, como periódicos (revistas e jornais), além de materiais de referência, biografias e outras temáticas, se encontram em pequenas quantidades no acervo e sem muita procura no momento.
Produtos e Serviços
A Biblioteca Comunitária Cirandar oferece espaço de leitura, consulta local, empréstimo de livros, saraus literários, mediação de leitura, entre outros eventos culturais.
Público Alvo
A política de indexação será direcionada ao bibliotecário(a), parceiros, voluntários, usuários e comunidade que participa e frequenta o espaço da Biblioteca Cirandar.
Indexador
Por se tratar de uma biblioteca comunitária, a indexação poderá ser feita por voluntários e estagiários, sob a supervisão do bibliotecário(a).
Exaustividade
Maior exaustividade, maior revocação e menor precisão.
Sistema de recuperação de informação (SRI)
https://biblivre.brapci.inf.br/Biblivre5/ é o sistema de de recuperação da informação que a Biblioteca Comunitária Cirandar utiliza atualmente.
Estratégias de busca
A estratégia de busca utilizada no Biblivre pode ser tanto pelo título da obra, como pela autoridade, conforme a descrição das imagens e segundo o manual de indexação.
Referências
CIRANDAR. O Cirandar. Porto Alegre. Disponível em: https://cirandar.org.br/historia/ acesso em 6 jun. 2023.
CIRANDAR. Projetos Cirandar. Porto Alegre. Disponível em: https://cirandar.org.br/nossosmarcos/ acesso em 6 jun. 2023.
KRUMMENAUER, Anne, et al. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES: Biblioteca Cirandar. 2023. Trabalho da disciplina de Gestão de Coleções - Curso de Biblioteconomia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.
LEIVA, Isidoro Gil; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Política de indexação. Editora UNESP, 2012.
