Biblioteca Dom Bosco: mudanças entre as edições

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 6: Linha 6:
=Informações da Biblioteca=
=Informações da Biblioteca=
==História==  
==História==  
    O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.
O Brasil, país eminentemente rural na década de 1940, começa a experimentar o processo de industrialização. Como consequências imediatas, o País enfrenta o êxodo rural, a necessidade de mão de obra qualificada, o inchaço nas cidades e também, uma juventude abandonada. Porto Alegre não era exceção neste cenário. Em razão disso, os salesianos foram chamados pelas autoridades civis e eclesiásticas para dar uma resposta evangelizadora e educacional aos problemas que surgiam. É neste contexto que em 1942 chega a Porto Alegre o P. José Mássimi.
Após uma exitosa passagem por Rio Grande, onde auxiliou os jovens e a população local, P. Mássimi, sempre com o intuito salesiano de ajudar os mais necessitados, chegou a Porto Alegre disposto a criar uma instituição que voltasse os seus interesses às crianças e jovens carentes. Em 1943, após conseguir com o prefeito Loureiro da Silva um terreno na Rua Eduardo Chartier – na época uma região pouco habitada – P. Mássimi deu início, com imensas dificuldades, à construção da Casa do Pequeno Operário, nome inicial do Colégio Dom Bosco. Segundo ele: “terreno otimamente localizado, isento de enchentes”. Da Cúria Metropolitana, onde residia, acompanhou, durante 10 anos, o desenvolvimento das obras do grandioso projeto.
Graças à sua tenacidade, sua contínua preocupação com as crianças pobres e abandonadas e sua inclinação de sempre pensar grande, no dia 19 de março de 1952, dia de São José Operário, a Instituição foi inaugurada. Mesmo incompleta, a Casa entrou em funcionamento com 125 alunos. Todos eles tinham iniciação em algum ofício, tais como: fabricação de brinquedos, sapataria, tipografia, marcenaria e cerâmica.
Hoje, o Colégio Salesiano Dom Bosco é referência na educação gaúcha, com uma estrutura predial e pedagógica extremamente organizada e moderna, oferecendo serviços eficientes por meio de um corpo docente de alta qualidade e um sistema de informações conectado com o mundo, em constante evolução (COLÉGIO DOM BOSCO, 2022).
==Informações institucionais==
==Informações institucionais==
    O Colégio Dom Bosco fica localizado na R. Mal. José Inácio da Silva, 355 - Passo d'Areia, na cidade de Porto Alegre - RS, com o horário de funcionamento das 7:30h até as 22h, o atendimento é exclusivo para alunos da Rede. Tanto a escola como a faculdade fazem parte da Rede Salesiana Brasileira de Educação, rede cristã que possui foco na educação integral. O colégio foi fundado em 1952 pelo Padre José Massimi com o nome de Casa do Pequeno Operário, e naquela época ensinava os ofícios da fabricação de brinquedos, sapataria, tipografia, marcenaria e cerâmica, necessários para a industrialização que vinha iniciando na cidade de Porto Alegre. Atualmente, o Colégio atende turmas de ensino fundamental e médio, além de ofertar cursos técnicos (COLÉGIO DOM BOSCO, 2022).


==Missão, visão e valores==
==Missão, visão e valores==
Missão:
Visão:


Valores:  
Missão: Promover educação de excelência, à luz do Sistema Preventivo de Dom Bosco, para desenvolvimento integral do aprendente.
 
Visão: Promover educação de excelência, à luz do Sistema Preventivo de Dom Bosco, para desenvolvimento integral do aprendente.
 
Valores: Os valores que regem a instituição são os seguintes:
●    Seguimento de Jesus Cristo
●    Vida comum e fraterna
●    Sistema Preventivo
●    Solidariedade
●    Formação continuada
●    Inovação e competência
 
 


==Organograma==
==Localização==
==Localização==
Endereço:


Contato:  
Endereço: Rua Dr.Eduardo Chartier, 360 - Bairro Higienópolis, Porto Alegre - RS
Telefones:  
Telefones: (51) 3337-9833
Sites:  
Sites: https://salesianoportoalegre.com.br/
E-mail:  
E-mail: secretaria@colegiodombosco.net
Facebook:  
Facebook: https://www.facebook.com/colegiodomboscopoa
Instagram:  
Instagram: https://www.instagram.com/colegiodomboscopoa/
Youtube: @ColegioDomBoscoPoa
 


==Horário de Atendimento==
==Horário de Atendimento==


Segunda-Feira: 7:30h até as 22h
Terça-Feira: 7:30h até as 22h
Quarta-Feira: 7:30h até as 22h
Quinta-Feira: 7:30h até as 22h
Sexta-Feira: 7:30h até as 22h


==Serviços==
==Serviços==
    A respeito dos serviços oferecidos pela Biblioteca, realizamos as seguintes observações:
● Oferece as normas ABNT;
● Treinamento para utilização da capes, do pergamum e normas ABNT;Visitas guiadas com horário marcado;
● Encontro presencial para o esclarecimento de dúvidas por parte dos alunos;
● Uso de computadores para pesquisa;
● Impressão e xerox;
● Mesas de estudos;
● Empréstimo de livros, dvd’s e etc…;
● Renovação dos materiais presencialmente, por telefone ou email;
● Hora do conto;
●  Sugerimos também a criação de redes sociais para um contato próximo com os estudantes.
    Serviços como consulta ao acervo e reservas devem ser realizados presencialmente. Em caso de atraso na devolução é cobrada multa por dia para cada material emprestado a partir do 4° ano do Ensino Fundamental I. Em caso de perda ou danificação da obra, solicita-se a reposição da mesma. Para obras esgotadas solicita-se um livro com a mesma temática.
    As turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I possuem horário semanal neste espaço, que é também o preferido pelos pequenos leitores para aquela aula especial com contação de histórias. Seu público alvo são os alunos que ainda não frequentam a Biblioteca, os responsáveis pelos alunos e os funcionários da escola.




==Equipe==
==Equipe==
   
    A equipe é composta por:
● Uma bibliotecária;
● Uma técnica em biblioteconomia;
● Uma contadora de história;
● Uma estagiária.




==Espaço==
==Espaço==
    A Biblioteca Dom Bosco é dividida em três acervos diferentes, um que atende do berçário até o quinto ano do ensino fundamental, o segundo acervo que atende do sexto ano até o terceiro ano do ensino médio, e o último atende aos alunos da faculdade. Os alunos do técnico podem retirar livros de qualquer um dos acervos, porém o foco deste estudo é voltado para o acervo do Colégio, que conta com dois dos acervos, do berçário até o ensino médio.
    O local oferece mesas para estudo e pesquisa, área para trabalhos em grupo, recanto para leitura de periódicos e terminais para pesquisa com acesso à Internet. Para a utilização da Biblioteca é preciso portar o crachá de identificação do Colégio, que é de uso obrigatório nas dependências da escola. Ele é válido durante todo o ano escolar vigente, enquanto o aluno estiver matriculado, e com ele poderá ser retirado: três livros pelo prazo de sete dias úteis; três periódicos pelo prazo de três dias úteis; três DVD’s, pelo prazo de sete dias úteis.




==Recursos Financeiros==
==Recursos Financeiros==
    Semestralmente a biblioteca faz um levantamento das leituras solicitadas dos usuários e é feito um relatório de orçamento e é encaminhado para o setor financeiro para ser analisado e então ser aprovado ou reprovado.




==Usuários==
==Usuários==
    De acordo com as informações fornecidas pela bibliotecária e pela auxiliar, os usuários da Biblioteca do Colégio Dom Bosco são separados em dois grupos, os usuários reais e os usuários potenciais. Os usuários reais são os alunos que utilizam os serviços da biblioteca, ou seja, estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. Em contrapartida, os usuários em potencial são os alunos que ainda não usufruem o espaço oferecido pela biblioteca, entram nessa categoria alguns professores que não costumam frequentar o ambiente regularmente e funcionários e responsáveis pelos alunos que acreditam que a biblioteca é destinada apenas aos alunos, e não podem ser utilizadas por eles. Nesse quesito, é necessário haver uma conscientização de que a biblioteca Dom Bosco é um espaço que a comunidade pode utilizar livremente para estudar e trabalhar.
    Conforme os dados recolhidos pelos relatórios do sistema Pergamum há um total de 7.949 usuários ativos no sistema, mas apenas 2.482 fizeram empréstimo de algum tipo de material fornecido pela Biblioteca. Comparando os dados recolhidos e informações relatadas pela bibliotecária responsável, a maior parte do público que frequenta a Biblioteca são: crianças do ensino fundamental que têm um horário semanal destinado à “hora do conto” e retirada de livros; os alunos do ensino médio que vão procurar os livros que os professores recomendaram em sala de aula para a realização de atividades propostas, ou leituras obrigatórias dos vestibulares e o ENEM; e os alunos em geral que utilizam o espaço para efetuar pesquisas e trabalhos acadêmicos. Na tabela logo abaixo, é possível visualizar esses dados separados em categorias:
==Acervo==
==Referências==





Edição das 14h40min de 9 de novembro de 2024

  • ""Biblioteca Dom Bosco""

Apresentação

Informações da Biblioteca

História

   O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.

O Brasil, país eminentemente rural na década de 1940, começa a experimentar o processo de industrialização. Como consequências imediatas, o País enfrenta o êxodo rural, a necessidade de mão de obra qualificada, o inchaço nas cidades e também, uma juventude abandonada. Porto Alegre não era exceção neste cenário. Em razão disso, os salesianos foram chamados pelas autoridades civis e eclesiásticas para dar uma resposta evangelizadora e educacional aos problemas que surgiam. É neste contexto que em 1942 chega a Porto Alegre o P. José Mássimi. Após uma exitosa passagem por Rio Grande, onde auxiliou os jovens e a população local, P. Mássimi, sempre com o intuito salesiano de ajudar os mais necessitados, chegou a Porto Alegre disposto a criar uma instituição que voltasse os seus interesses às crianças e jovens carentes. Em 1943, após conseguir com o prefeito Loureiro da Silva um terreno na Rua Eduardo Chartier – na época uma região pouco habitada – P. Mássimi deu início, com imensas dificuldades, à construção da Casa do Pequeno Operário, nome inicial do Colégio Dom Bosco. Segundo ele: “terreno otimamente localizado, isento de enchentes”. Da Cúria Metropolitana, onde residia, acompanhou, durante 10 anos, o desenvolvimento das obras do grandioso projeto. Graças à sua tenacidade, sua contínua preocupação com as crianças pobres e abandonadas e sua inclinação de sempre pensar grande, no dia 19 de março de 1952, dia de São José Operário, a Instituição foi inaugurada. Mesmo incompleta, a Casa entrou em funcionamento com 125 alunos. Todos eles tinham iniciação em algum ofício, tais como: fabricação de brinquedos, sapataria, tipografia, marcenaria e cerâmica. Hoje, o Colégio Salesiano Dom Bosco é referência na educação gaúcha, com uma estrutura predial e pedagógica extremamente organizada e moderna, oferecendo serviços eficientes por meio de um corpo docente de alta qualidade e um sistema de informações conectado com o mundo, em constante evolução (COLÉGIO DOM BOSCO, 2022).

Informações institucionais

   O Colégio Dom Bosco fica localizado na R. Mal. José Inácio da Silva, 355 - Passo d'Areia, na cidade de Porto Alegre - RS, com o horário de funcionamento das 7:30h até as 22h, o atendimento é exclusivo para alunos da Rede. Tanto a escola como a faculdade fazem parte da Rede Salesiana Brasileira de Educação, rede cristã que possui foco na educação integral. O colégio foi fundado em 1952 pelo Padre José Massimi com o nome de Casa do Pequeno Operário, e naquela época ensinava os ofícios da fabricação de brinquedos, sapataria, tipografia, marcenaria e cerâmica, necessários para a industrialização que vinha iniciando na cidade de Porto Alegre. Atualmente, o Colégio atende turmas de ensino fundamental e médio, além de ofertar cursos técnicos (COLÉGIO DOM BOSCO, 2022).

Missão, visão e valores

Missão: Promover educação de excelência, à luz do Sistema Preventivo de Dom Bosco, para desenvolvimento integral do aprendente.

Visão: Promover educação de excelência, à luz do Sistema Preventivo de Dom Bosco, para desenvolvimento integral do aprendente.

Valores: Os valores que regem a instituição são os seguintes: ● Seguimento de Jesus Cristo ● Vida comum e fraterna ● Sistema Preventivo ● Solidariedade ● Formação continuada ● Inovação e competência


Localização

Endereço: Rua Dr.Eduardo Chartier, 360 - Bairro Higienópolis, Porto Alegre - RS Telefones: (51) 3337-9833 Sites: https://salesianoportoalegre.com.br/ E-mail: secretaria@colegiodombosco.net Facebook: https://www.facebook.com/colegiodomboscopoa Instagram: https://www.instagram.com/colegiodomboscopoa/ Youtube: @ColegioDomBoscoPoa


Horário de Atendimento

Segunda-Feira: 7:30h até as 22h Terça-Feira: 7:30h até as 22h Quarta-Feira: 7:30h até as 22h Quinta-Feira: 7:30h até as 22h Sexta-Feira: 7:30h até as 22h

Serviços

   A respeito dos serviços oferecidos pela Biblioteca, realizamos as seguintes observações:

● Oferece as normas ABNT; ● Treinamento para utilização da capes, do pergamum e normas ABNT;Visitas guiadas com horário marcado; ● Encontro presencial para o esclarecimento de dúvidas por parte dos alunos; ● Uso de computadores para pesquisa; ● Impressão e xerox; ● Mesas de estudos; ● Empréstimo de livros, dvd’s e etc…; ● Renovação dos materiais presencialmente, por telefone ou email; ● Hora do conto; ● Sugerimos também a criação de redes sociais para um contato próximo com os estudantes.

   Serviços como consulta ao acervo e reservas devem ser realizados presencialmente. Em caso de atraso na devolução é cobrada multa por dia para cada material emprestado a partir do 4° ano do Ensino Fundamental I. Em caso de perda ou danificação da obra, solicita-se a reposição da mesma. Para obras esgotadas solicita-se um livro com a mesma temática.
   As turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I possuem horário semanal neste espaço, que é também o preferido pelos pequenos leitores para aquela aula especial com contação de histórias. Seu público alvo são os alunos que ainda não frequentam a Biblioteca, os responsáveis pelos alunos e os funcionários da escola. 


Equipe

   A equipe é composta por:

● Uma bibliotecária; ● Uma técnica em biblioteconomia; ● Uma contadora de história; ● Uma estagiária.


Espaço

   A Biblioteca Dom Bosco é dividida em três acervos diferentes, um que atende do berçário até o quinto ano do ensino fundamental, o segundo acervo que atende do sexto ano até o terceiro ano do ensino médio, e o último atende aos alunos da faculdade. Os alunos do técnico podem retirar livros de qualquer um dos acervos, porém o foco deste estudo é voltado para o acervo do Colégio, que conta com dois dos acervos, do berçário até o ensino médio.
   O local oferece mesas para estudo e pesquisa, área para trabalhos em grupo, recanto para leitura de periódicos e terminais para pesquisa com acesso à Internet. Para a utilização da Biblioteca é preciso portar o crachá de identificação do Colégio, que é de uso obrigatório nas dependências da escola. Ele é válido durante todo o ano escolar vigente, enquanto o aluno estiver matriculado, e com ele poderá ser retirado: três livros pelo prazo de sete dias úteis; três periódicos pelo prazo de três dias úteis; três DVD’s, pelo prazo de sete dias úteis.


Recursos Financeiros

   Semestralmente a biblioteca faz um levantamento das leituras solicitadas dos usuários e é feito um relatório de orçamento e é encaminhado para o setor financeiro para ser analisado e então ser aprovado ou reprovado.


Usuários

   De acordo com as informações fornecidas pela bibliotecária e pela auxiliar, os usuários da Biblioteca do Colégio Dom Bosco são separados em dois grupos, os usuários reais e os usuários potenciais. Os usuários reais são os alunos que utilizam os serviços da biblioteca, ou seja, estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. Em contrapartida, os usuários em potencial são os alunos que ainda não usufruem o espaço oferecido pela biblioteca, entram nessa categoria alguns professores que não costumam frequentar o ambiente regularmente e funcionários e responsáveis pelos alunos que acreditam que a biblioteca é destinada apenas aos alunos, e não podem ser utilizadas por eles. Nesse quesito, é necessário haver uma conscientização de que a biblioteca Dom Bosco é um espaço que a comunidade pode utilizar livremente para estudar e trabalhar.
   Conforme os dados recolhidos pelos relatórios do sistema Pergamum há um total de 7.949 usuários ativos no sistema, mas apenas 2.482 fizeram empréstimo de algum tipo de material fornecido pela Biblioteca. Comparando os dados recolhidos e informações relatadas pela bibliotecária responsável, a maior parte do público que frequenta a Biblioteca são: crianças do ensino fundamental que têm um horário semanal destinado à “hora do conto” e retirada de livros; os alunos do ensino médio que vão procurar os livros que os professores recomendaram em sala de aula para a realização de atividades propostas, ou leituras obrigatórias dos vestibulares e o ENEM; e os alunos em geral que utilizam o espaço para efetuar pesquisas e trabalhos acadêmicos. Na tabela logo abaixo, é possível visualizar esses dados separados em categorias:



Acervo

Referências

Política de Indexação

Introdução

Composição do acervo

Cobertura temática e de Assuntos

Capacidade de revocação e precisão do sistema

Especificidade

Exaustividade

Manual de indexação

Leitura Documentária