Biblioteca BRDE (Agência de Porto Alegre): mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
| Linha 24: | Linha 24: | ||
==Pegue e leve== | ==Pegue e leve== | ||
= | =Estudo de Usuários= | ||
Estudo de Usuário é o campo da Ciência da Informação que se dedica à investigação da satisfação do usuário, a fim de sanar possíveis necessidades não contempladas em bibliotecas e unidades de informação (museus, arquivos, centros de informações). Segundo Figueiredo (1994), em decorrência destes estudos, torna-se possível verificar por que, como, e para quais fins os indivíduos usam a informação, e quais são os fatores que afetam tal uso. | Estudo de Usuário é o campo da Ciência da Informação que se dedica à investigação da satisfação do usuário, a fim de sanar possíveis necessidades não contempladas em bibliotecas e unidades de informação (museus, arquivos, centros de informações). Segundo Figueiredo (1994), em decorrência destes estudos, torna-se possível verificar por que, como, e para quais fins os indivíduos usam a informação, e quais são os fatores que afetam tal uso. | ||
Edição das 23h53min de 14 de junho de 2023
Apresentação
A Biblioteca da Agência de Porto Alegre (AGPOA) do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), está localizada na Rua Uruguai, 155/2º andar no bairro Centro Histórico, na cidade de Porto Alegre - RS. Com horário de funcionamento de segunda à sexta das 12h30 às 18h30, a Biblioteca conta com um acervo especializado/técnico e majoritariamente composto por livros e periódicos relacionados às áreas de atuação do BRDE que são: direito, economia, administração, contabilidade e agronomia. Além do acervo físico disponível para consulta, também conta com a assinatura eletrônica da Revista dos Tribunais Online (RTO) com acesso livre diretamente na Intranet e disponível para os funcionários, estagiários e aprendizes do Banco.
Informações Institucionais
O BRDE foi criado em 15 de junho de 1961 como instituição financeira pública para apoiar os investimentos na Região Sul do Brasil, ou seja, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Constituído como uma autarquia interestadual, o Banco conta com autonomia administrativa e personalidade jurídica próprias. Com capital partilhado igualmente entre os Estados-Membros, seu acervo integra o patrimônio desses Estados, que são subsidiariamente responsáveis por suas obrigações (FONSECA, 2000). Suas ações se desenvolvem na Região Sul e, para tanto, possui agências nas capitais: Porto Alegre - RS (AGPOA) onde também se situa a sede da Direção Geral (DIGER); Florianópolis - SC (AGFLO) e Curitiba - PR (AGCUR). Sendo cada agência responsável pela condução dos negócios no respectivo Estado. O BRDE completará 62 anos de atuação em 2023 e desde a sua criação, o Banco promove o desenvolvimento da Região Sul de diferentes formas como nas áreas econômica, social e ambiental. Nesse período, foi responsável por financiar um montante acumulado de R$200 bilhões de investimentos distribuídos entre os milhares de projetos apoiados (BRDE, 2021). Nesse sentido, para o melhor desenvolvimento das atividades laborais entre funcionários, estagiários e aprendizes, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul por meio da Resolução nº 828 de 22/08/1975, e regulamentados pela Resolução nº 963 de 11/08/1977 criou em cada uma das três agências um Centro de Informação disponível para atender as necessidades informacionais dos seus profissionais. Até então denominadas Documentação e Informática (DOCIN), em 1994, após uma alteração na estrutura do organograma do BRDE determinada pela Resolução nº 1703 de 26/05/1994, este setor passa a fazer parte da Gerência de Planejamento (GEPLA), abandonando a denominação DOCIN e passando a denominar-se genericamente Biblioteca, mantendo-se, entretanto, as mesmas atribuições (BERGTER, 2009).
Missão
"A missão da Biblioteca da AGPOA é ser uma central no acesso, na gerência e no uso da informação especializada dentro do BRDE, revendo continuamente e melhorando cada um de seus serviços, administrando criativamente seus recursos e buscando fazer da tecnologia da informação uma forma de agilizar os serviços de acesso e processamento da informação."
Visão
"A visão dos CI - BRDE é manter-se como centros de referência informacional nas áreas de necessidade informacional da instituição e de seus colaboradores, conservando a qualidade de seu acervo e do atendimento prestado."
Organograma
Serviços e Projetos
Projeto Memória
Espaço Literário
Mostra Literária
Pegue e leve
Estudo de Usuários
Estudo de Usuário é o campo da Ciência da Informação que se dedica à investigação da satisfação do usuário, a fim de sanar possíveis necessidades não contempladas em bibliotecas e unidades de informação (museus, arquivos, centros de informações). Segundo Figueiredo (1994), em decorrência destes estudos, torna-se possível verificar por que, como, e para quais fins os indivíduos usam a informação, e quais são os fatores que afetam tal uso.
Recursos
Recursos Financeiros
Recursos Materiais
Recursos Humanos
Política de Indexação
Acervo
Público alvo
Os serviços da Biblioteca são disponibilizados à todos os funcionários, estagiários e aprendizes, de níveis de escolaridade entre o ensino médio e pós graduação.