Biblioteca BRDE (Agência de Porto Alegre)
Apresentação
A Biblioteca da Agência de Porto Alegre (AGPOA) do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), está localizada na Rua Uruguai, 155/2º andar no bairro Centro Histórico da cidade de Porto Alegre/RS.
Com horário de funcionamento de segunda à sexta das 12h30 às 18h30, a Biblioteca conta com um acervo especializado/técnico e majoritariamente composto por livros e periódicos relacionados às áreas de atuação do BRDE que são: direito, economia, administração, contabilidade e agronomia.
Além do acervo físico disponível para consulta (ver lista completa no item Acervo), a Biblioteca conta com a assinatura eletrônica da Revista dos Tribunais Online (RTO) - periódico da área jurídica -, com acesso livre diretamente na Intranet (rede interna do banco) e disponível para os funcionários, estagiários e aprendizes do BRDE.
Informações Institucionais
O BRDE foi criado em 15 de junho de 1961 como instituição financeira pública para apoiar os investimentos na Região Sul do Brasil, ou seja, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Constituído como uma autarquia interestadual, o Banco conta com autonomia administrativa e personalidade jurídica próprias. Com capital partilhado igualmente entre os Estados-Membros, seu acervo integra o patrimônio desses Estados, que são subsidiariamente responsáveis por suas obrigações (FONSECA, 2000).
Suas ações se desenvolvem na Região Sul e, para tanto, possui agências nas capitais: Porto Alegre - RS (AGPOA) onde também se situa a sede da Direção Geral (DIGER); Florianópolis - SC (AGFLO) e Curitiba - PR (AGCUR). Sendo cada agência responsável pela condução dos negócios no respectivo Estado.
O BRDE completará 62 anos de atuação em 2023 e desde a sua criação, o Banco promove o desenvolvimento da Região Sul de diferentes formas como nas áreas econômica, social e ambiental. Nesse período, foi responsável por financiar um montante acumulado de R$200 bilhões de investimentos distribuídos entre os milhares de projetos apoiados (BRDE, 2021).
Nesse sentido, para o melhor desenvolvimento das atividades laborais entre funcionários, estagiários e aprendizes, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul por meio da Resolução nº 828 de 22/08/1975, e regulamentados pela Resolução nº 963 de 11/08/1977 criou em cada uma das três agências um Centro de Informação disponível para atender as necessidades informacionais dos seus profissionais.
Até então denominadas Documentação e Informática (DOCIN), em 1994, após uma alteração na estrutura do organograma do BRDE determinada pela Resolução nº 1703 de 26/05/1994, este setor passa a fazer parte da Gerência de Planejamento (GEPLA), abandonando a denominação DOCIN e passando a denominar-se genericamente Biblioteca, mantendo-se, entretanto, as mesmas atribuições (BERGTER, 2009).
Contudo, em meados de 2016, a Biblioteca da AGPOA passa a ser subordinada pela Gerência Administrativa (GERAD).
Missão
"A missão da Biblioteca da AGPOA é ser uma central no acesso, na gerência e no uso da informação especializada dentro do BRDE, revendo continuamente e melhorando cada um de seus serviços, administrando criativamente seus recursos e buscando fazer da tecnologia da informação uma forma de agilizar os serviços de acesso e processamento da informação."
Visão
"A visão dos CI - BRDE é manter-se como centros de referência informacional nas áreas de necessidade informacional da instituição e de seus colaboradores, conservando a qualidade de seu acervo e do atendimento prestado."
Organograma
Serviços e Projetos
A Biblioteca da AGPOA oferece serviços aos colaboradores como:
- Empréstimos, devoluções e renovações;
- Pesquisas bibliográficas;
- Consulta remota e local ao catálogo e base de Atos Normativos do BRDE (Resoluções, Deliberações, Ordens de Serviço, Cartas-Circulares e Instruções Normativas);
- Reservas de materiais online;
- Computador para pesquisa e uso local;
- Auxílio em normalização de trabalhos acadêmicos realizados pelos colaboradores;
- Envio por e-mail a relação dos Atos Normativos recém aprovados em Reunião de Diretoria, a todos os colaboradores das três agências para ciência e conhecimento.
Serviços específicos para setores do Banco como Gerência Jurídica (GEJUR) e Assessoria de Comunicação (ASCOM), a Biblioteca oferece respectivamente:
- Controle dos editais de falência e recuperação judicial de empresas publicados no Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN);
- Relação dos balanços de empresas publicados no Diário Oficial da Indústria e Comércio (DIC);
- Controle das publicações de licitações do Banco no Diário Oficial do Estado (DOE).
Ainda como serviço, a Biblioteca possui o Pegue e Leve e 3 projetos em vigência: Projeto Memória, Espaço Literário e Mostra Literária.
Projeto Memória
O Projeto Memória é composto por um acervo fotográfico com um quantitativo aproximado de 3.000 fotos que funcionários do Banco ao longo dos anos foram reunindo. Algumas das fotos são de parcerias antigas, de funcionários e alguns já aposentados, obras financiadas pelo Banco, confraternizações, assinaturas de contratos e das instalações das agências do BRDE.
O projeto também foi criado para manter na memória institucional do Banco grandes parcerias como o apoio para a construção do Polo Petroquímico de Triunfo - RS.
Espaço Literário
"Pegue-leia-devolva-traga outros livros"
O Espaço Literário é um projeto que foi criado com o objetivo de atender as necessidades do corpo funcional que possuía interesse por livros de literatura, não incluindo os livros técnicos disponíveis no acervo. Para tanto, por conta do pouco espaço na Biblioteca, não era possível aumentar o acervo e incluir a área de literatura.
Para início, o projeto contou com o apoio do Banco de Livros da FIERGS que doou para a Biblioteca cerca de 750 livros de literatura para que fossem colocados à disposição dos leitores. Para isso, a equipe da Biblioteca idealizou para o projeto um espaço no hall de entrada do prédio - visto que não havia espaço na Biblioteca - e, nele colocado uma estante onde são inseridos diariamente 10 livros de literatura em geral. Nesse sentido, além do corpo funcional do BRDE, clientes do banco, terceirizados e funcionários de outras instituições localizadas no prédio, também poderiam usufruir da iniciativa.
Para tanto, foi elaborado uma planilha com todos os títulos e exemplares adquiridos para o projeto, e nela há o controle dos livros que estão circulando e os que ainda não foram para a estante expositora. Além disso, cada livro novo doado é carimbado com o logo do projeto e inserido na planilha.
Ademais, não há prazo de devolução dos livros e nem controle de quem os retira, mas é recomendado que sejam devolvidos e se possível, que haja também a doação de outros títulos para a circulação, disseminação da leitura e permanência do projeto.
Mostra Literária
Em meados de 2014, a Mostra Literária surgiu com o objetivo de reunir produções autorais e artísticas realizadas pelos colaboradores do banco e posteriormente, organizar em formato de exposição para a visitação e apreciação dos trabalhos.
Já foram expostos trabalhos como: fotografias, livros de ficção juvenil, poemas, poesias, quadros pintados e desenhos. No ano de 2020, por conta da pandemia do Covid-19, a Mostra Literária passou a ser virtual.
Assim, foi criada uma página no Sharepoint (ferramenta da Microsoft), gerando um link vinculado à página da Biblioteca e disponibilizado na Intranet, afim de colocar em exposição as produções no modelo digital. Essa nova modalidade possibilitou a exposição de produções como músicas.
A Mostra Literária ocorre anualmente nos mesmos dias da feira do livro em Porto Alegre, entre o final do mês de outubro e meio de novembro. Alguns dias antes do início da Mostra, a Biblioteca envia um e-mail para todo o corpo funcional a fim de avisar sobre a iniciativa e estimular a participação. O interessado em participar, envia a sua produção para o e-mail da Biblioteca e a equipe faz o upload na página do Sharepoint para a exposição.
Pegue e Leve
O Pegue e leve é uma modalidade de desbastamento. Livros recém doados, que não são pertinentes para a inclusão no acervo e exposição do Espaço Literário, são colocados em uma mesa no Pegue e Leve. Após observado a permanência do material na mesa, o mesmo é encaixotado para ser enviado ao Banco de Livros da FIERGS onde será destinado a outras bibliotecas ou reciclagem.
Recursos
A seguir, serão descritos os recursos financeiros, materiais e humanos da Biblioteca da AGPOA do BRDE.
Recursos Financeiros
Os recursos financeiros são advindos da Gerência Administrativa (GERAD) a qual a Biblioteca é subordinada e através de um caixa onde é disponibilizado um valor para utilização.
Recursos Materiais
A Biblioteca da AGPOA dispõe de alguns recursos materiais que podem ser utilizados durante a permanência no local como:
- 2 mesas redondas com 4 cadeiras estofadas cada;
- 2 aparelhos de ar-condicionado;
- 1 estação de consulta com acesso à internet e acesso sem fio.
Recursos Humanos
A equipe da Biblioteca é composta por uma bibliotecária e um(a) estagiário(a) de nível superior graduando em Biblioteconomia.
Indexação
A seguir, serão descritos os tópicos relativos ao processo de indexação como: Indexador, Acervo, Modo de Aquisição, Cobertura Temática e de Assuntos, Público-alvo e Manual de Indexação.
Indexador
A indexação poderá ser realizada pelo(a) estagiário(a), sob a supervisão do bibliotecário(a).
Acervo
O acervo é composto por mais de 17 mil exemplares classificados de acordo com a Classificação Decima Universal (CDU) e como complemento, utilizado o Sistema Cutter e a Classificação Cromática.
A Biblioteca conta com um acervo especializado/técnico e majoritariamente composto por livros e periódicos relacionados às áreas de atuação do BRDE que são: direito, economia, administração, contabilidade e agronomia.
O acervo em menor proporção, conta com materiais em forma de:
- E-books;
- Artigos de periódicos;
- Analíticas;
- CDs;
- DVDs;
- Fitas VHS;
- Normas da ABNT;
- TCCs;
- Teses;
- Folhetos;
- Relatórios;
- Mapas.
Fitas VHS antigamente eram muito utilizadas para treinamento dos funcionários. Enquanto o acervo de CDs e DVDs, a grande maioria são filmes que obtiveram o patrocínio do BRDE.
Além do acervo físico disponível para consulta, a Biblioteca conta com a assinatura eletrônica da Revista dos Tribunais Online (RTO) - periódico da área jurídica -, com acesso livre diretamente na Intranet e disponível para os funcionários, estagiários e aprendizes do Banco.
Modo de Aquisição
O modo de aquisição dos materiais de informação da Biblioteca da AGPOA são feitos através de compra, doação e permuta.
Cobertura Temática e de Assuntos
A cobertura temática da Biblioteca concentra-se em materiais técnicos e especializados das grandes áreas do direito, economia, administração, contabilidade e agronomia.
A cobertura de assuntos concentra-se em assuntos específicos e correlatos às grandes áreas citadas anteriormente. A exemplo da área do direito que corresponde cerca de 70% do acervo, este abrange as seguintes especificidades:
- Direito do Trabalho
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito das Coisas
- Direito Ambiental
- Direito Imobiliário
- Direito Constitucional
- Direito Previdenciário
- Direito Tributário
- Direito do Consumidor
Dentro de cada especificidade acima, havendo outros níveis de especificidades.
Público-alvo
Por se tratar de um centro de informação vinculado a uma instituição financeira pública, os serviços da Biblioteca são de uso apenas dos funcionários, estagiários e aprendizes, sendo restrito ao público externo. O público alvo concentra-se em usuários servidores públicos e estudantes de graduação com níveis de conhecimento técnico médio a avançado.
Manual de Indexação
O Manual de Indexação foi elaborado com o objetivo de servir como uma ferramenta norteadora para o processo de indexação, processo este que antecede a catalogação. O Manual é um documento anexo à esta Política de Indexação.
Linguagem Documentária
A seguir, serão descritos os tópicos como: Escolha da Linguagem, Consistência e Uniformidade e Adequação.
Escolha da Linguagem
A escolha da linguagem documentária será feita pelo bibliotecário(a), havendo a necessidade de readequação do modo de recuperação da informação ao público que utiliza a biblioteca.
Consistência e Uniformidade
Os termos descritores serão indexados de acordo com um nível maior de especificidade e menor exaustividade, atentando-se sempre pelo sucesso na recuperação da informação por parte do público-alvo e indexador.
Adequação
Deve-se corresponder ao material e tipo de assunto a ser catalogado. Havendo a necessidade, este critério deve ser revisado pelo bibliotecário.
Sistema de Recuperação da Informação (SRI)
O Pergamum é o Sistema de Recuperação da Informação que a Biblioteca utiliza, também conhecido como software de automação de bibliotecas.
Modo de Acesso e Estratégias para Recuperação da Informação
Para a recuperação da informação no catálogo, é utilizada a aba de "Pesquisa Geral", disponível na página da Biblioteca e localizada na Intranet. A ferramenta recupera todos os materiais de informação que estão indexados no Pergamum.
Além do catálogo do acervo disponível para consulta online, a Biblioteca também possui a aba de "Pesquisa de Normativos", base onde são indexados os Atos Normativos do BRDE (Resoluções, Deliberações, Ordens de Serviço, Cartas-Circulares e Instruções Normativas).
Para tanto, em ambas as ferramentas Pesquisa Geral e Pesquisa de Normativos, podem ser utilizadas como estratégias de busca a utilização dos operadores booleanos "AND, OR e NOT" para os tipos de pesquisa como: pesquisa livre, por assunto, por autoridade e por tipo de obra ou normativo.
Revocação e Precisão do Sistema
Revocação e a precisão são conceitos associados à capacidade de recuperação da informação em um sistema. Ou seja, a revocação é a definição para a capacidade do sistema em recuperar tudo, incluindo as informações pertinentes e impertinentes, enquanto a precisão se define pela capacidade do sistema em evitar as informações impertinentes.
Especificidade
Visto que a Biblioteca da AGPOA é uma biblioteca especializada/técnica das áreas de atuação do BRDE, estabeleceu-se que para melhor recuperação da informação no sistema, seria mais adequado possuir um nível de especificidade maior. Assim, relacionando-se com a precisão do sistema.
Exaustividade
Menor utilização de termos descritores na catalogação, configurando uma menor exaustividade na recuperação da informação. Assim, relacionando-se com a capacidade de revocação do sistema.
Campos de Assunto MARC
Para fins de Indexação e posteriormente recuperação dos documentos, a Biblioteca utiliza o campo 650 (assunto controlado). O número de termos descritores indexados para a recuperação da informação depende do tipo de material a ser catalogado, mas geralmente são utilizados entre 5 e 8.
Referências
BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL.Relatório de administração e socioambiental. Porto Alegre: BRDE, 2021.
BERGTER, C. O marketing dando visibilidade aos serviços dos Centros de Informação do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
FIGUEIREDO, N. M. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
FONSECA, P. C. D. Faculdade De Ciências Econômicas e BRDE: duas histórias entrelaçadas. In: CARRION, O. B. K.; et al. O ensino de Economia na UFRGS. Porto Alegre, 2000. Disponível em: https://professor.ufrgs.br/pedrofonseca/files/faculdade_de_ciencias_economicas _e_brde_duas_historias_entrelacadas.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023.
