Biblioteca da Enfermagem: mudanças entre as edições

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '= INTRODUÇÃO = Uma política de indexação visa definir diretrizes, padrões e procedimentos para a inclusão e organização de conteúdo em bases de dados, repositórios, catálogos ou sistemas de indexação. Esta política é geralmente adotada por instituições acadêmicas, bibliotecas, editoras ou outras entidades que gerenciam e fornecem informações. Segundo Leiva e Fujita (2012), a política de indexação é um conjunto de procedimentos, materiais, normas...')
(Sem diferença)

Edição das 18h00min de 9 de setembro de 2023

INTRODUÇÃO

Uma política de indexação visa definir diretrizes, padrões e procedimentos para a inclusão e organização de conteúdo em bases de dados, repositórios, catálogos ou sistemas de indexação. Esta política é geralmente adotada por instituições acadêmicas, bibliotecas, editoras ou outras entidades que gerenciam e fornecem informações. Segundo Leiva e Fujita (2012), a política de indexação é um conjunto de procedimentos, materiais, normas e técnicas orientadas por decisões que refletem a prática e princípios teóricos da cultura organizacional de um sistema de informação. O Sistema de Bibliotecas da UFRGS possui uma política de indexação geral para todas as trinta e três bibliotecas ligadas a instituição de ensino, porém, considerando a especificidade de cada Biblioteca nota-se a necessidade de uma política que consiga abranger as minúcias relacionadas à temática de cada instituto, visando assegurar a qualidade dos conteúdos indexados; para garantir que o conteúdo cientificamente relevante seja recuperado facilmente pelo público-alvo; priorizando a utilização de terminologias atualizadas e coerentes a partir de padronizações e normas. Portanto, surgiu uma reflexão acerca da imprescindibilidade de instituir uma política de indexação destinada à Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS. Segundo o último levantamento, realizado em setembro de 2022, o acervo da biblioteca é especializado na área de Enfermagem e Saúde Coletiva e é constituído de aproximadamente trinta e nove mil volumes, entre eles: livros, folhetos, CDs e DVDs, teses e dissertações, periódicos e acervo histórico.

Objetivos

Nesta seção, são descritos os objetivos gerais e específicos da Política de Indexação.

Objetivo geral

Padronizar o processo de indexação a fim de garantir a compatibilidade e a interoperabilidade.

Objetivos específicos

  • Qualificar a recuperação da informação para o usuário;
  • Estabelecer normas e diretrizes para a descrição dos conteúdos;
  • Estruturar e organizar as informações de forma a facilitar o acesso à informação.

Público-alvo

Destina-se a presente Política de Indexação principalmente aos profissionais bibliotecários, assim como aos usuários, sendo eles caracterizados como docentes e discentes da graduação e pós-graduação da Enfermagem e da Saúde Coletiva da UFRGS, além de pesquisadores, técnicos e profissionais. E também, aos profissionais envolvidos na criação e manutenção da plataforma de indexação do Sistema de Bibliotecas da UFRGS.

Contextualização da Instituição

A Biblioteca que leva o nome da Profª Dirce Pessoa de Brum Aragón foi fundada juntamente com a Escola de Enfermagem em 1950. A área física da Biblioteca que era de 147,63m² passou para 311,44m² em novembro de 2000, tornando-se uma biblioteca mais moderna e confortável, equipada com mídia necessária para dar aos seus usuários maior apoio para as pesquisas. Inicialmente atendia unicamente a área da enfermagem, porém em 2008, a Biblioteca ampliou o seu campo de atuação especializada, atendendo às áreas da Saúde Coletiva, Saúde Pública, Vigilância Sanitária, Gestão em Saúde entre outras áreas mais específicas. Atualmente a BIBENF é uma biblioteca de referência no Brasil na área de Enfermagem, cooperando com o Catálogo Coletivo Nacional de periódicos (CCN), do IBICT, e com o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde (SeCS), da BIREME. É um Centro Cooperante da BIREME para fornecimento de cópias de documentos através do Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD) e do Programa de Comutação Bibliográfica (Comut), do IBICT. Além disso, é responsável pela indexação de documentos produzidos no âmbito da Escola de Enfermagem nas bases de dados LILACS, BDEnf, Integralidade, Saúde Pública e Economia da Saúde. É integrante da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), do Ministério da Saúde. (BIBENF, 2020) Dentre os serviços oferecidos pela Biblioteca estão: consulta local no acervo, acesso ao acervo eletrônico disponibilizado pela UFRGS (tanto remoto, quanto nos computadores da Biblioteca), empréstimo, reserva e renovação de materiais para a comunidade da UFRGS, orientação em pesquisas acadêmicas, normalização de documentos, capacitação para pesquisa científica, salas de estudo, instruções para ferramentas de gerenciamento de referências (Mendeley e Zotero), fontes de pesquisa e catálogo online Sabi. A Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS utiliza a NLM como sistema de classificação, não possui estudo de usuários e está passando pelo processo de atualização do regimento e política de desenvolvimento de coleções. A equipe se divide na catalogação com 4 bibliotecários, uma responsável por eventos e TCCs, outra pelos artigos e livros e o outro voltado à Revista da Enfermagem. Essa distribuição de tarefas visa otimizar a eficiência e a especialização dos indexadores, garantindo um processo ágil e preciso de catalogação e recuperação de informações.

PROCESSO DE INDEXAÇÃO

A indexação de recursos bibliográficos, como artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e anais de eventos, é um processo essencial para garantir a organização e o acesso eficiente à informação em bibliotecas e sistemas de informação acadêmica. No presente contexto, discutiremos os passos envolvidos na indexação de diferentes tipos de recursos, bem como as políticas e diretrizes adotadas pela biblioteca em questão, que faz parte do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, portanto utiliza-se da política e do manual da SBUFRGS.

Manual de Indexação

Os artigos científicos, TCCs e anais de eventos geralmente já possuem descritores ou palavras-chave em seus conteúdos. Esses termos, quando presentes, são buscados nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS) conforme demonstrado na Figura 1 e, caso necessário, "traduzidos" para os termos compreendidos utilizados pela biblioteca. Se o termo não estiver presente no DECS, é realizada uma adaptação para os termos existentes, ou, se relevante, podem ser incluídos novos termos na indexação, à sugestão dos bibliotecários, eles têm a liberdade de incluir outros termos considerados pertinentes para a biblioteca, com o objetivo de enriquecer o acesso e a recuperação de informações relevantes aos usuários.