Biblioteca do Capitólio: mudanças entre as edições

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 71: Linha 71:


===Indexador===
===Indexador===
A indexação será elaborada pela Comissão Permanente de Catalogação da Rede de Bibliotecas Da PMPA, composto por 24 bibliotecários.
===Procedimento===
===Procedimento===
===Manual de Indexação===
===Manual de Indexação===

Edição das 18h19min de 2 de julho de 2023

Apresentação

A Biblioteca do Capitólio, localizado no terceiro andar do prédio da Cinemateca Capitólio; na rua Demétrio Ribeiro, 1085, na cidade de Porto Alegre; reúne obras e documentos diversos relacionados ao cinema gaúcho, nacional e internacional. É uma biblioteca especializada com a função de atender diversos pesquisadores da área e demais interessados pelo tema.

Informações Institucionais

A Biblioteca do Capitólio está vinculada ao órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre. Órgão responsável pela implementação da política cultural em áreas como música, teatro, dança, artes visuais, literatura e memória cultural, a SMCEC é o maior agente cultural da cidade de Porto Alegre. O Centro de Documentação e Memória Capitólio (CDMC), onde se encontra a biblioteca, localiza-se em um prédio tombado pelo município e pelo estado e acomodou o Cine-Theatro Capitólio entre os anos de 1928 à 1994, posteriormente restaurado e inaugurado em em 27 de março de 2015 como “Cinemateca Capitólio” em dedicação à arte cinematográfica. É gerida pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre em cooperação com a Fundação Cinema RS. Possui gestão pública e equipe de trabalho composta por funcionários municipais, enquanto a orientação das ações e atividades da instituição da Cinemateca são feitas por um Conselho Consultivo. Alguns dos serviços desse órgão são: Alfabetização Audiovisual, Curso de Artes Plásticas, Visita Guiada à Biblioteca Pública Municipal, Acervos de Livros e Periódicos de Cinema, Acervo de filme de cinema e programação de cinema.

Informação da Biblioteca

A seguir será explicitado sobre os dados da biblioteca, juntamente com o organograma da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, feita pela prefeitura de Porto Alegre, como também pelo organograma do Centro de Documentação e Memória Capitólio, elaborada pela escritora com base em arquivos feito pela Fundacine em 2014.

Dados da Biblioteca

A Biblioteca do Capitólio funciona de terça a sexta, das 14h às 17h30. É composta por material bibliográfico diferenciado sobre o cinema nacional e internacional. Entre os materiais bibliográficos vamos encontrar a coleção completa do Festival de Gramado, uma coleção de material informativo, como catálogos que registram a produção cinematográfica do Rio Grande do Sul, bem como dos principais pólos produtores de cinema, Rio de Janeiro e São Paulo; biografias, crítica e interpretação, resenhas e roteiros cinematográficos completam os recursos informacionais da Biblioteca.

Organograma da SMCEC

Imagem Organograma.jpg

Organograma da CDMC

Imagem Organograma Biblioteca.jpg

Estudo de Usuários

Estudos de usuários podem ser usados como instrumentos de gestão e planejamento. São úteis para conhecer os aspectos da informação e de sua disseminação. Também possibilitam observar tendências e facilitar a tomada de decisão (CUNHA, 2015). Como a biblioteca é pequena, há poucos usuários assíduos da biblioteca. Muitos que frequentam são pessoas mais velhas e alguns cinéfilos, que vão lá para assistir filmes, estes últimos ficando surpresos com a existência do espaço. O perfil dos poucos usuários é de pesquisador, procurando conteúdo focado em cinema que não se encontra em outras bibliotecas. Muitos vão nesse espaço para utilizarem o computador com acesso à internet. Alguns dos usuários são pessoas que necessitam de apoio da comunidade, pois é nítido que eles precisam de auxilio, pois muitos são pessoas com diversos problemas e que estão lá há procura de companhia que possa ouvi-los. Um dos pontos negativos visto é que como a biblioteca se encontra no terceiro andar do prédio, muitos dos usuários que vão só para assistir ao cinema não conhecem o espaço, já que a sala de cinema se encontra no primeiro andar. Assim sendo, apesar de ser um grupo pequeno de usuário real, a biblioteca necessita de um estudo mais amplo desse público. Um estudo de usuários torna-se necessário para descrever o usuário real e potencial, sua necessidade e uso da informação para analisarmos seu perfil e comportamento.

Recursos

Recursos Financeiros

Os recurso financeiros para aquisição de livros, periódicos e materiais especiais deverão ser de fontes diferentes. No que tange aos livros será solicitado a cada ano a abertura de eventos licitatório da qual participarão as empresas que possuem registro de preços na Prefeitura de Porto Alegre e que fornecerá os livros nacionais e estrangeiros, para aquisição pelo período de um ano. Assim sendo, poderá ser destinada uma verba específica na Cinemateca. As assinaturas de periódicos e os materiais especiais, tais como DVDs e Blue-Ray não possuem orçamento específico para este fim. (SOUZA, 2022)

Recursos Materiais

De acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções do Centro de Documentação e Memória Capitólio, feita pela bibliotecária Tânia G. Oliveira de Souza (SOUZA, 2022), a aquisição dos materiais é feita através de compra, doação ou permuta.

Recursos Humanos

A CDMC conta com um quadro de uma bibliotecária e uma estagiária. Por ser uma biblioteca pequena em espaço menor, vê-se necessário essa quantidade pequena de funcionários, considerando que a sala é dividada com funcionários de biblioteconomia e arquivologia, este último cuidando da parte arquivista da Cinemateca.

Política de Indexação

A seguir serão apresentados as etapas preliminares da política de indexação.

Introdução

A política de Indexação se destina a guiar o corpo de bibliotecárias da Prefeitura de Porto Alegre, ela é estruturada em colaboração com todo o conselho de biblioteconomia da prefeitura. Para tanto, cada uma de seus bibliotecários possui a política e mantém o histórico da mesma para conferir as mudanças já feitas. Apesar de a biblioteca do capitólio seguir essa política que envolve todo o Sistema de bibliotecas da prefeitura, iremos focar mais especificamente nesta biblioteca, no que a política existente pode ser reutilizada e no que pode ser melhorada. Analisando no âmbito profissional, acreditando que, para guiar o usuário, a política deveria ser mantida atualizada em meio eletrônico de fácil acesso, mesmo entendendo que a mesma serve mais como um guia para os bibliotecários.

Público Alvo

O público alvo da biblioteca são pesquisadores interessados na área de cinema.

Cobertura Temática

O acervo do Centro de Documentação e Memória Capitólio é composto por materiais, seja bibliográficos ou de cunho arquivista, relacionados ao cinema, focando especificamente no cinema gaúcho. Há também na biblioteca materiais sobre o cinema nacional e internacional por conta da alta procura desses materiais. Para tanto, iremos focar no acervo bibliográfico da biblioteca, deixando de lado o enfoque sobre os materiais arquivistas.

Composição do acervo

A biblioteca possui também uma política de desenvolvimento de coleções, desenvolvida pela bibliotecário do Capitólio e diferentemente da política de indexação, utilizada especificamente para esse espaço. Nele se encontram diretrizes sobre a formação do acervo, sua seleção, aquisição, doações, reposição de documentos, conservação, preservação e avaliação da coleção. Seu acervo é composto por: livros nacionais, importados, coleção de referência, periódicos, multimeios, repositórios de trabalhos acadêmicos e catálogos de eventos. Tudo isso constado na política de coleções.

Cobertura de assuntos

A biblioteca cobre assuntos sobre cinema. Segundo um exame minucioso, observando as classificações nela existente, a biblioteca possui tanto obras de referência e cinema em geral. Seus assuntos específicos são tanto estética do cinema, história do cinema, cinema mudo, sociedade e cinema, cinema focando em algum determinado país, cinema gaúcho, o cinema como indústria, produção: aspectos estéticos, diretores, roteiro, educação e cinema, cinema e música, atores e atrizes, teatro no Brasil e no Rio Grande do Sul, literatura e biografias.

Produtos e Serviços

Seus serviços são atendimento à pesquisa: levantamentos bibliográficos e arquivísticos para pesquisas; desenvolvimento de pesquisas históricas (históricos e cronologias); desenvolvimento de exposições históricas e / ou temáticas sobre o cinema; disponibilização da informação em banco de dados e imagens.

Indexação

Precisão e Revocação

Precisão é a capacidade de evitar documentos inúteis, ou seja, serão recuperados documentos relevantes. Precisão é uma métrica que avalia a qualidade dos resultados relevantes por um sistema em relação à ao total de documentos recuperados. Ela mede a proporção de documentos relevantes entre os documentos considerados como relevantes pelo sistema.(RUBI, 2010). Revocação é a capacidade de recuperar documentos úteis, ou seja, o que se obtém de uma busca, ou seja, TUDO, no entanto… nem tudo que é recuperado é relevante. Revocação uma métrica que avalia a capacidade de um sistema em recuperar todos os documentos relevantes em uma coleção de documentos, recuperados pelo sistema de busca, e o número total de documentos sobre o tema, existentes nos registros do mesmo sistema (RUBI, 2010). Assim sendo, a importância da Precisão e Revocação torna-se necessário na tarefa do indexador. Pois, com essa atividade, analisarmos a quantidade de itens necessários por um sistema de busca, mostrará quão eficaz está sendo a base de dados.

Especificidade

Esta é fase de tradução do conceito para o vocabulário controlado, diz respeito ao nível hierárquico da representação do assunto. O cabeçalho designa um único assunto. Segundo o manual de indexação da rede de bibliotecas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), seus termos sempre seguirá a Biblioteca Nacional (BN), exceto nos casos em que a BN for omissa. Neste caso, ficará ao encargo do indexador incluir o termo no manual, de maneira a padronizar a indexação. Logo, analisando o manual de indexação da prefeitura, mostrou-se com menor especificidade, por se tratar de uma indexação de toda a prefeitura, ela abrange diversos termos.

Exaustividade

Refere-se à indexação de todos os assuntos contemplados no documento, ou seja, diz respeito ao número de termos representados no registro bibliográfico. Assim sendo, possui maior exaustividade, pois o Manual possui diversos assuntos por se tratar de uma indexação de todo o sistema de bibliotecas da Prefeitura de Porto Alegre.

Indexador

A indexação será elaborada pela Comissão Permanente de Catalogação da Rede de Bibliotecas Da PMPA, composto por 24 bibliotecários.

Procedimento

Manual de Indexação

Linguagem Documentária

Escolha da Linguagem

Consistência/Uniformidade

Adequação

Sistema de busca e recuperação por assunto

Avaliação

Campos de assunto do formato MARC

Browsing

Estratégia de Busca

Forma de Saída dos Dados

Avaliação