Biblioteca do Capitólio
AVALIAÇÂO
Muitos dos itens descrevem a definição, na política espera-se uma determinação de sua utilização, como pode exemplo a "Precisão e Revocação" que deveria explicitar qual seria a mínima recomendado pela biblioteca e como deve ser sua avaliação.
Apresentação
A Biblioteca do Capitólio, localizado no terceiro andar do prédio da Cinemateca Capitólio; na rua Demétrio Ribeiro, 1085, na cidade de Porto Alegre; reúne obras e documentos diversos relacionados ao cinema gaúcho, nacional e internacional. É uma biblioteca especializada com a função de atender diversos pesquisadores da área e demais interessados pelo tema.
Informações Institucionais
A Biblioteca do Capitólio está vinculada ao órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre. Órgão responsável pela implementação da política cultural em áreas como música, teatro, dança, artes visuais, literatura e memória cultural, a SMCEC é o maior agente cultural da cidade de Porto Alegre. O Centro de Documentação e Memória Capitólio (CDMC), onde se encontra a biblioteca, localiza-se em um prédio tombado pelo município e pelo estado e acomodou o Cine-Theatro Capitólio entre os anos de 1928 à 1994, posteriormente restaurado e inaugurado em em 27 de março de 2015 como “Cinemateca Capitólio” em dedicação à arte cinematográfica. É gerida pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre em cooperação com a Fundação Cinema RS. Possui gestão pública e equipe de trabalho composta por funcionários municipais, enquanto a orientação das ações e atividades da instituição da Cinemateca são feitas por um Conselho Consultivo. Alguns dos serviços desse órgão são: Alfabetização Audiovisual, Curso de Artes Plásticas, Visita Guiada à Biblioteca Pública Municipal, Acervos de Livros e Periódicos de Cinema, Acervo de filme de cinema e programação de cinema.
Informação da Biblioteca
A seguir será explicitado sobre os dados da biblioteca, juntamente com o organograma da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, feita pela prefeitura de Porto Alegre, como também pelo organograma do Centro de Documentação e Memória Capitólio, elaborada pela escritora com base em arquivos feito pela Fundacine em 2014.
Dados da Biblioteca
A Biblioteca do Capitólio funciona de terça a sexta, das 14h às 17h30. É composta por material bibliográfico diferenciado sobre o cinema nacional e internacional. Entre os materiais bibliográficos vamos encontrar a coleção completa do Festival de Gramado, uma coleção de material informativo, como catálogos que registram a produção cinematográfica do Rio Grande do Sul, bem como dos principais pólos produtores de cinema, Rio de Janeiro e São Paulo; biografias, crítica e interpretação, resenhas e roteiros cinematográficos completam os recursos informacionais da Biblioteca.
Organograma da SMCEC
Organograma da CDMC
Estudo de Usuários
Estudos de usuários podem ser usados como instrumentos de gestão e planejamento. São úteis para conhecer os aspectos da informação e de sua disseminação. Também possibilitam observar tendências e facilitar a tomada de decisão (CUNHA, AMARAL e DANTAS, 2015). Como a biblioteca é pequena, há poucos usuários assíduos da biblioteca. Muitos que frequentam são pessoas mais velhas e alguns cinéfilos, que vão lá para assistir filmes, estes últimos ficando surpresos com a existência do espaço. O perfil dos poucos usuários é de pesquisador, procurando conteúdo focado em cinema que não se encontra em outras bibliotecas. Muitos vão nesse espaço para utilizarem o computador com acesso à internet. Alguns dos usuários são pessoas que necessitam de apoio da comunidade, pois é nítido que eles precisam de auxilio, pois muitos são pessoas com diversos problemas e que estão lá há procura de companhia que possa ouvi-los. Um dos pontos negativos visto é que como a biblioteca se encontra no terceiro andar do prédio, muitos dos usuários que vão só para assistir ao cinema não conhecem o espaço, já que a sala de cinema se encontra no primeiro andar. Assim sendo, apesar de ser um grupo pequeno de usuário real, a biblioteca necessita de um estudo mais amplo desse público. Um estudo de usuários torna-se necessário para descrever o usuário real e potencial, sua necessidade e uso da informação para analisarmos seu perfil e comportamento.
Recursos
Recursos Financeiros
Os recurso financeiros para aquisição de livros, periódicos e materiais especiais deverão ser de fontes diferentes. No que tange aos livros será solicitado a cada ano a abertura de eventos licitatório da qual participarão as empresas que possuem registro de preços na Prefeitura de Porto Alegre e que fornecerá os livros nacionais e estrangeiros, para aquisição pelo período de um ano. Assim sendo, poderá ser destinada uma verba específica na Cinemateca. As assinaturas de periódicos e os materiais especiais, tais como DVDs e Blue-Ray não possuem orçamento específico para este fim. (SOUZA, 2022)
Recursos Materiais
De acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções do Centro de Documentação e Memória Capitólio, feita pela bibliotecária Tânia G. Oliveira de Souza (SOUZA, 2022), a aquisição dos materiais é feita através de compra, doação ou permuta.
Recursos Humanos
A CDMC conta com um quadro de uma bibliotecária e uma estagiária. Por ser uma biblioteca pequena em espaço menor, vê-se necessário essa quantidade pequena de funcionários, considerando que a sala é dividada com funcionários de biblioteconomia e arquivologia, este último cuidando da parte arquivista da Cinemateca.
Política de Indexação
A seguir serão apresentados as etapas preliminares da política de indexação.
Introdução
A política de Indexação se destina a guiar o corpo de bibliotecárias da Prefeitura de Porto Alegre, ela é estruturada em colaboração com todo o conselho de biblioteconomia da prefeitura. Para tanto, cada uma de seus bibliotecários possui a política e mantém o histórico da mesma para conferir as mudanças já feitas. Apesar de a biblioteca do capitólio seguir essa política que envolve todo o Sistema de bibliotecas da prefeitura, iremos focar mais especificamente nesta biblioteca, no que a política existente pode ser reutilizada e no que pode ser melhorada. Analisando no âmbito profissional, acreditando que, para guiar o usuário, a política deveria ser mantida atualizada em meio eletrônico de fácil acesso, mesmo entendendo que a mesma serve mais como um guia para os bibliotecários.
Público Alvo
O público alvo da biblioteca são pesquisadores interessados na área de cinema.
Sistema de Recuperação da Informação (SRI)
O Pergamum é o software utilizado pelo Sistema de Recuperação da Informação da biblioteca.
Cobertura Temática
O acervo do Centro de Documentação e Memória Capitólio é composto por materiais, seja bibliográficos ou de cunho arquivista, relacionados ao cinema, focando especificamente no cinema gaúcho. Há também na biblioteca materiais sobre o cinema nacional e internacional por conta da alta procura desses materiais. Para tanto, iremos focar no acervo bibliográfico da biblioteca, deixando de lado o enfoque sobre os materiais arquivistas.
Composição do acervo
A biblioteca possui também uma política de desenvolvimento de coleções, desenvolvida pela bibliotecário do Capitólio e diferentemente da política de indexação, utilizada especificamente para esse espaço. Nele se encontram diretrizes sobre a formação do acervo, sua seleção, aquisição, doações, reposição de documentos, conservação, preservação e avaliação da coleção. Seu acervo é composto por: livros nacionais, importados, coleção de referência, periódicos, multimeios, repositórios de trabalhos acadêmicos e catálogos de eventos. Tudo isso constado na política de coleções.
Cobertura de assuntos
A biblioteca cobre assuntos sobre cinema. Segundo um exame minucioso, observando as classificações nela existente, a biblioteca possui tanto obras de referência e cinema em geral. Seus assuntos específicos são tanto estética do cinema, história do cinema, cinema mudo, sociedade e cinema, cinema focando em algum determinado país, cinema gaúcho, o cinema como indústria, produção: aspectos estéticos, diretores, roteiro, educação e cinema, cinema e música, atores e atrizes, teatro no Brasil e no Rio Grande do Sul, literatura e biografias.
Produtos e Serviços
Seus serviços são atendimento à pesquisa: levantamentos bibliográficos e arquivísticos para pesquisas; desenvolvimento de pesquisas históricas (históricos e cronologias); desenvolvimento de exposições históricas e / ou temáticas sobre o cinema; disponibilização da informação em banco de dados e imagens.
Indexação
A seguir serão listados e explicados os aspectos de indexação a serem constados na política de indexação da Biblioteca do Capitólio. Serão abordados temas como capacidade de precisão e revocação do sistema; especificidade e exaustividade; formação do indexador e procedimentos da política. Para isso, foi consultado o manual de indexação do Sistema de Bibliotecas da Prefeitura de Porto Alegre (PMPA), composto pela comissão de bibliotecárias da mesma. Tendo em vista que essa política se trata apenas da Biblioteca, visando apenas consultar o manual se necessário, vê-se imprescindível descrever os aspectos importantes da política.
Precisão e Revocação
Precisão é a capacidade de evitar documentos inúteis, ou seja, serão recuperados documentos relevantes. Precisão é uma métrica que avalia a qualidade dos resultados relevantes por um sistema em relação à ao total de documentos recuperados. Ela mede a proporção de documentos relevantes entre os documentos considerados como relevantes pelo sistema.(RUBI, 2010). Revocação é a capacidade de recuperar documentos úteis, ou seja, o que se obtém de uma busca, ou seja, TUDO, no entanto… nem tudo que é recuperado é relevante. Revocação uma métrica que avalia a capacidade de um sistema em recuperar todos os documentos relevantes em uma coleção de documentos, recuperados pelo sistema de busca, e o número total de documentos sobre o tema, existentes nos registros do mesmo sistema (RUBI, 2010). Assim sendo, a importância da Precisão e Revocação torna-se necessário na tarefa do indexador. Pois, com essa atividade, analisarmos a quantidade de itens necessários por um sistema de busca, mostrará quão eficaz está sendo a base de dados.
Especificidade
Esta é fase de tradução do conceito para o vocabulário controlado, diz respeito ao nível hierárquico da representação do assunto. O cabeçalho designa um único assunto. Segundo o manual de indexação da rede de bibliotecas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), seus termos sempre seguirá a Biblioteca Nacional (BN), exceto nos casos em que a BN for omissa. Neste caso, ficará ao encargo do indexador incluir o termo no manual, de maneira a padronizar a indexação. Logo, analisando o manual de indexação da prefeitura, mostrou-se com menor especificidade, por se tratar de uma indexação de toda a prefeitura, ela abrange diversos termos.
Exaustividade
Refere-se à indexação de todos os assuntos contemplados no documento, ou seja, diz respeito ao número de termos representados no registro bibliográfico. Assim sendo, possui maior exaustividade, pois o Manual possui diversos assuntos por se tratar de uma indexação de todo o sistema de bibliotecas da Prefeitura de Porto Alegre.
Indexador
A indexação será elaborada pela Comissão Permanente de Catalogação da Rede de Bibliotecas Da PMPA, composto por 24 bibliotecários.
Procedimento
Referem-se aos procedimentos utilizados durante a leitura documentária para fins de indexação. Ou seja, analisar os documentos, esclarecendo os principais tópicos encontrados no Campo MARC. Analisando a parte conceitual da obra e seus determinados assuntos. O indexador então, vê-se necessário utilizar-se um guia sobre indexação de assuntos como:
a) Título (se realmente necessário)
b) Resumo (se houver)
c) Sumário
d) Parte dos capítulos
e) Referências
Além desses tópicos, é necessário também uma leitura técnica, identificando os conceitos, levando sempre em conta se os mesmos estão autorizados na Biblioteca Nacional (BN) ou na Library of Congress. No que tange à tradução dos documentos, é preciso haver remissivas que remetem à tradução mais usual da mesma.
Manual de Indexação
O manual de indexação estará disponível em um documento separado, visando contribuir como um guia para a indexação dos documentos. Para tanto, há dois manuais, um elaborado pelas bibliotecárias da Prefeitura de Porto Alegre, este terá como função elencar as etapas da representação descritiva e temática por meio do preenchimento dos campos MARC, seguindo sempre a Biblioteca Nacional (BN). E o segundo utilizado como um guia prático simplificado de como fazer a catalogação.
Linguagem Documentária
Esta seção se trata da escolha da linguagem documentária, sua consistência, uniformidade e adequação.
Escolha da Linguagem
A importância de escolhermos uma linguagem adequada à análise documentária visa um conhecimento prévio dos assuntos abordados. Tesauros, glossários são um exemplo forte de consultas para utilizarmos a linguagem mais adequada. Exemplificando, a rede de bibliotecas da PMPA utiliza-se uma linguagem de fácil acesso, com cada bibliotecária de bibliotecas especializadas auxiliando na escolha de termos para a indexação.
Consistência/Uniformidade
Segundo o Manual de Indexação da PMPA, a biblioteca segue as diretrizes propostas pela comissão. Por se tratar de um sistema que abrange toda a Prefeitura, cabe ao bibliotecário de cada unidade aderir e acrescentar os termos do manual, uniformizando os descritores e possuindo consistência para a sua recuperação da informação.
Adequação
A adequação é associado a capacidade do indexador determinar o assunto de um documento, assim facilitando a recuperação do mesmo. Assim sendo, o sistema de bibliotecas da PMPA é constituído por uma comissão de bibliotecários responsáveis pela indexação. Nele, discussões referentes a adequação da linguagem documentária e novidades da área encontradas na BN é discutidas e analisadas por essa comissão em reuniões mensais.
Sistema de Classificação
O sistema de classificação utilizado pela biblioteca é Classificação Decimal Universal (CDU). As atividades de gerenciamento de autoridades, catalogação, classificação e indexação de materiais são executados no Sistema Pergamum, seguindo o padrão MARC (Machine-Readable Cataloging) e o código internacional de catalogação, RDA.
Sistema de busca e recuperação por assunto
O sistema de busca e recuperação por assunto é o software Pergamum, utilizado por toda rede da PMPA. Mas, para quando alguém quiser consultar apenas o acervo do setor do Capitólio, pode utilizar o site criado para o seu aceervo.
Avaliação
O sistema do Pergamum, apesar de ser abrangente, é complexo por abranger toda a rede da prefeitura, tendo em cada unidade seu grupo de bibliotecários responsáveis pela catalogação. Além disso, ser um software pago pela prefeitura e a mesma ter que cuidar das suas manutenções leva tempo e recursos escassos.
Campos de assunto do formato MARC
Os campos de assunto no formato MARC utilizados estão representados nos campos 650 (assunto controlado), 653 (assunto não controlado) e 690 (assunto livre). Para o preenchimento de campos de assunto como entrada principal, consultar o manual de indexação elaborado pelas bibliotecárias da rede PMPA.
Para os fins de indexação de documentos, no campo 650 deverão ser utilizados os termos descritores incluídos no catálogo de autoridades para a representação dos assuntos. O número de descritores utilizados deverá variar de acordo com o tipo de documento indexado, por exemplo, para livros de literatura usar no mínimo três descritores; as literaturas infantojuvenis deverão apresentar descritor $a Literatura infantojuvenil e descritor com sua nacionalidade.
Subdivisões de assunto: A fonte de consulta principal é a BN.
$x - Subdivisão geral (R): contém uma subdivisão de assunto que não é apropriada ao subcampo $v (subdivisão de forma), $y (subdivisão cronológica) ou $z (subdivisão geográfica). Este subcampo é apropriado somente quando uma subdivisão de assunto acompanhar o termo principal. Deve ser registrado no campo 180.
$y - Subdivisão cronológica (R): contém uma subdivisão de assunto representando um período cronológico, quando esta acompanhar o termo principal. Deve ser registrado no campo 182.
$z - Subdivisão geográfica (R): contém uma subdivisão de assunto representando uma área geográfica, utilizado quando acompanhar o termo principal. Deve ser registrado no campo 181.
Para podermos utilizá-las no bibliográfico, as subdivisões de assunto devem estar cadastradas nas autoridades, impreterivelmente. O $v, cadastrado no campo 185, não será utilizado.
Será necessário preenchimento de um novo campo no registro para cada assunto incluído. No campo 653, o preenchimento deverá priorizar os descritores incluídos no documento. Segue-se necessário o preenchimento de um novo campo para a inclusão de cada assunto.
Browsing
A base de dados que se encontra o acervo do Capitólio é um sistema de busca e recuperação por assunto. Nele o usuário pode fazer uma busca direta ou filtrar pelos tópicos: acervo bibliográfico, acervo de filmes em película, acervo de filmes em disco laser, acervo de filmes em multimeios, acervo fotográfico, acervo museológico, acervo pessoal, acervo sonoro, acervo textual cinemateca Capitólio, coleção de cartazes, fundos e coleções. Por se tratar de um Centro de Documentação, sua base de dados é compartilhada com seu acervo arquivístico. A bibliotecária é responsável por gerenciar apenas o acervo bibliográfico, enquanto a arquivista cuida de todo o resto. Ao fazer a busca direta, o usuário tem que cuidar o tipo de documento em que ele quer buscar, pois a pesquisa o direcionará para todo o site. O melhor é ele filtrar a busca pelo tipo de documento, por exemplo, se ele quiser emprestado um DVD, ele tem que filtrar a busca para acervo de filmes em multimeios para não buscar o título do filme em documentos diversos.
Estratégia de Busca
A estratégia de busca no Pergamum se dá tanto pelo título da obra quanto pela autoridade. Já no banco de dados utilizado apenas pela biblioteca do Capitólio, a busca é feita basicamente pelo título da obra, podendo o seu usuário filtrar a busca dependendo do tipo do material que este procura.
Forma de Saída dos Dados
O usuário pode utilizar-se tanto do banco de dados do Capitólio quanto do site do Pergamum da PMPA, a busca no banco de dados mostra um resumo das descrições do Pergamum. O assunto desta biblioteca é cinema, mostrando várias facetas do cinema, exemplificado na classificação das estantes.
Avaliação
No que tange a avaliação, vale ressaltar a importância de um estudo de usuários, aplicando um questionário que possa nortear as decisões do bibliotecário. A política de indexação, toda vez que o sistema for atualizado, necessita ser revisada regularmente, mantendo seu histórico para possíveis consultas.
Referências
CUNHA, M. B.; AMARAL, S. A.; DANTAS, E. B. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo, SP: Atlas, 2015. 448p.
RUBI, M. P.; FUJITA, M. S. L. Política de indexação na catalogação de assunto em bibliotecas universitárias: a visão sociocognitiva da atuação profissional com protocolo verbal. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 2, 2010.

