Biblioteca do Delfos
Apresentação
Este trabalho apresenta uma proposta de política de indexação para a biblioteca do Delfos - Espaço de Documentação e memória cultural, que visa servir como guia para os responsáveis pelo acervo.
Informações da Biblioteca
História
O Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS recebeu o nome Delfos por abrigar diversos tesouros. No Delfos é possível encontrar documentos referentes às áreas de Letras, Artes, Jornalismo, Cinema, História e Arquitetura. O Espaço abriga raridades, como originais de livros, correspondências de autores escritas de próprio punho, fotografias, documentos pessoais, como óculos e vestimentas, livros com anotações particulares, plantas de arquitetura, jornais antigos, documentos a respeito da imigração alemã no Rio Grande do Sul, quadros, entre outros.
Informações Institucionais
O Delfos encontra-se dentro de uma universidade privada, mas sem fins lucrativos. A administração da Universidade é realizada por órgãos deliberativos e executivos, ocorrendo em dois níveis – de administração superior e de unidades acadêmicas. A Administração Superior da Universidade conta com a Reitoria como órgão executivo e que tem entre suas funções a administração e a coordenação das atividades da Universidade. Para isso dispõe de sub-reitorias, mais conhecidas como Pró-Reitorias e, dentre elas, está a Pró-Reitoria de Identidade Institucional, ao qual o Instituto de Cultura da PUCRS, que administra o Delfos — Espaço de Documentação e Memória Cultural, está inserido.
Localização
A biblioteca do Delfos está localizada no sétimo andar do prédio da Biblioteca, prédio 16, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), endereço Av. Ipiranga, nº 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90619-900.
Horário de Atendimento
O Delfos funciona de segunda à sexta, das 10:30 às 19:00
Contato
- e-mail: delfos@pucrs.br
- telefone: (51) 3353-8386
- site: https://www.pucrs.br/delfos/
- @pucrscultura
Organograma
Acervo
O Delfos possuí mais de 40 acervos de personalidades do Rio Grande do sul, como poetas, médicos, artistas plásticos, arquitetos, escritores, entre outros, dentre estes, três acervos estão totalmente digitalizados e prontos para serem disponibilizados para pesquisa, estes acervos são do Caio Fernando Abreu, Lara de Lemos e Moacyr Scliar. Os documentos do acervo são cartas, manuscritos, originais, realia, projetos arquitetônicos, fotografias, audiovisuais, bibliotecas pessoais, periódicos entre outros materiais.
Recursos
Financeiros
A União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA), uma instituição filantrópica da Rede Marista e mantenedora da PUCRS, institui todos os recursos financeiros da biblioteca do Delfos anualmente.
Físicos
- Salão climatizado e iluminado com mesas e cadeiras para atendimento aos pesquisadores e para apoio de material do acervo.
- Acesso livre aos banheiros e tomadas para carregamento de aparelhos eletrônicos pessoais.
Materiais
- Luvas e máscaras descartáveis, canetas e papéis para que os pesquisadores possam fazer anotações e apreciar os documentos.
Eletrônicos
- Computadores, notebooks, câmeras fotográficas, mesas digitalizadoras e impressoras de apoio para os estudantes e pesquisadores.
Serviços
Os serviços do Delfos são diversos, dentre eles estão:
- Atendimento aos pesquisadores
- Espaço para aulas
- Espaço para oficinas
- Espaço para lançamento de livros
- Atendimento ao público interno e externo
- Serviços de referência para pesquisadores, alunos e professores
Usuários
Os usuários variam entre professores e alunos da PUCRS, também como pesquisadores de diversas localidades, e alunos e professores de outras instituições.
Equipe
Atualmente, a equipe do Delfos conta com uma bibliotecária, uma auxiliar, e uma estagiária.
Política de Indexação
A política de indexação para a Biblioteca do DELFOS visa facilitar a recuperação de informações de maneira eficiente para os bibliotecários e/ou responsáveis pelo acervo.
Composição do Acervo
O acervo da biblioteca do Delfos é composto pelos livros das bibliotecas pessoais das personalidades, sendo livros autorais, ou de temas diversos, doados pelas famílias para a PUC.
Cobertura Temática
Por serem livros de bibliotecas pessoais, o acervo abrange uma grande diversidade de temas. Alguns exemplos:
- Psicologia
- Literatura
- Poesias
- Guias de viagens
- Livros de misticismo
- Livros de medicina
- Livros religiosos
Capacidade de revocação e precisão do sistema
O sistema de Catalogação utilizado no Delfos é o Aleph. Ele é eficaz na recuperação de informações e documentos, e sua revocação é quase equivalente a sua precisão.
Exaustividade e Especificidade do sistema
A quantidade de descritores por documento sugerida pela Política de indexação do Espaço de Documentação e Memória Cultural - Delfos, elaborado para este trabalho vai de 2 a 5 termos, a depender do tipo de documento.
Formação do indexador
Embora a indexação possa ser realizada por um estagiário estudante de Biblioteconomia, que tenha familiaridade com os princípios e as técnicas da indexação, esse trabalho deve ser revisado e corrigido por um bibliotecário formado, podendo ser auxiliado por um assistente.
Procedimentos relacionados à indexação
Esses procedimentos estão relacionados à leitura documentária necessária para que seja feita a indexação de um documento. Primeiramente é feita a análise conceitual, onde é realizada a leitura técnica do documento, posteriormente a fase da indicação de conceitos, onde o indexador define os elementos essenciais para descrever o assunto da obra, e por fim, a tradução, onde o indexador irá traduzir os conceitos obtidos em termos de linguagem descritiva.
Manual de indexação
Para esta Política de Indexação, foi criado um Manual de Indexação que serve como um guia prático e padronizado, com o objetivo de guiar o indexador durante seu serviço. O Manual pode ser uma ferramenta de treinamento para funcionários e estagiários responsabilizados com a tarefa de indexação, e deve estar disponível para toda a equipe.
Linguagem documentária
A Linguagem documentária é usada para controlar e padronizar os termos que, organizados e definidos previamente, garantem maior precisão e eficácia dos documentos e da recuperação das informações.
Sistema de busca e recuperação por assunto
O sistema de busca e recuperação utilizado no site do Delfos é o sistema VERUM.
Avaliação do Sistema
Uma avaliação do sistema de busca pode ser feita através de um estudo de usuários, uma análise realizada pelo próprio bibliotecário responsável pelo acervo que serve para determinar o nível de satisfação dos usuários durante o uso do sistema.
Capacidade de consulta a esmo (browsing)
Os usuários podem através de agendamento prévio via e-mail, realizar uma visita mediada devidamente acompanhados por um dos responsáveis pelo acervo. Além disso, é possível solicitar que materiais sejam separados para pesquisa, também através do e-mail. Além disso, é possível pesquisar sobre os materiais disponíveis no acervo através do site oficial do Delfos, que oferece uma oportunidade de consulta a esmo (browsing).
Forma de saída de dados
No sistema de busca, disponível na página inicial do site do Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural, o pesquisador pode selecionar em qual acervo quer pesquisar, e pode fazer a pesquisa por termo. O resultado da pesquisa de um livro vai oferecer as informações de número de registro, título, autor, data, tipo de mídia, número de exemplares disponíveis para pesquisa no acervo, e acesso eletrônico, caso o documento em questão tenha disponibilidade para acesso digital.
Avaliação
A presente Política de Indexação deverá ser analisada pela equipe do Delfos, afim de ser modificada e complementada conforme as necessidades da equipe de Indexação.
Referências
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Delfos: Espaço de Documentação e Memória Cultural. Disponível em: <https://www.pucrs.br/delfos/>. Acesso em: 07 dez. 2024.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 12676: métodos para análise de documentos: determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação: procedimento. Rio de Janeiro, 1992. ESTABEL, Lizandra; MORO, Eliane (organizadoras). Biblioteca: Conhecimentos e práticas. Porto Alegre:Penso,2014. FUJITA, Mariangela Spotti Lopes (organizadora). Política de indexação para bibliotecas : elaboração, avaliação e implantação. Marília : Oficina Universitária ; São Paulo: Cultura Acadêmica,2016. RUBI, Milena Polsinelli. Proposta para implantação de política de indexação em bibliotecas. In: GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Política de indexação. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012. p. 171-186.