Biblioteca da ULBRA/Guaíba

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho apresenta uma Política de Indexação para a Biblioteca Martinho Lutero da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na cidade de Guaíba, Rio grande do Sul (RS). Esse documento é de auxílio para bibliotecário que realizam o serviço de indexação dentro da Unidade de Informação. Acreditamos que a política de indexação deva servir como subsídio para a organização do conhecimento no catálogo, atuando como guia para o bibliotecário no momento da determinação dos assuntos dos documentos descritos nesses registros (Leiva; Fujita, 2012, p. 171). Portanto, está presente informações da biblioteca, e aspectos que deverão ser incrementados nesta política, para a projeção deste trabalho.

SOBRE A BIBLIOTECA

Abaixo apresenta-se os conceitos estratégicos e mantidos pela Biblioteca Martinho Lutero:

Missão

Ser um local de cultura e estudos, acolhedor e igualitário, onde todos possam aprender, criar, compartilhar e se expressar. Uma biblioteca referência em suporte informacional, pesquisa, extensão e gestão da informação, atrelada às atividades e projetos, dentro e fora do campus, englobando assim todas as comunidades.

Visão

Ser um local de cultura e estudos, acolhedor e igualitário, onde todos possam aprender, criar, compartilhar e se expressar. Uma biblioteca referência em suporte informacional, pesquisa, extensão e gestão da informação, atrelada às atividades e projetos, dentro e fora do campus, englobando assim todas as comunidades.

Valores

Respeito à diversidade; Inclusão social; Inclusão cultural; Acessibilidade; Gestão democrática; Responsabilidade socioinformacional; Sustentabilidade ambiental.

INFORMAÇÕES DA BIBLIOTECA

Nesta seção, apresenta-se o atendimento, serviços organograma a qual a biblioteca está vinculada, e informações do acervo.

Atendimento

Localização: Ulbra Guaíba - Rua da Balança, 482 - Bairro Altos da Alegria - CEP 92 725-100 E-mail: biblioguaiba@ulbra.br Período Letivo Segunda a Sexta-feira: 13h às 22h Sábado: 9h às 14h

Ramal: 339

Serviços

Liber: Catálogo Online das Bibliotecas da Ulbra (pesquisa, renovação, reserva, débitos); Empréstimo Domiciliar; Empréstimo Entre-Bibliotecas; Renovação; Reserva; Acesso a Bases de Dados, Internet e Publicações Eletrônicas; Pesquisa Bibliográfica; Comutação Bibliográfica; Apoio à Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Científicos; Catalogação na Publicação; Visita Orientada; Salas de Estudo em Grupo; Espaços para Estudo Individual; Atendimento.

Organograma

Abaixo o organograma da Biblioteca vinculada a instituição.

                  Imagem-bml.jpg

Fonte: ULBRA Guaíba

Acervo

A Ulbra dispõe de biblioteca com acervo físico, que está situada no andar térreo junto à entrada do prédio principal do Campus Guaíba. O acervo da Biblioteca Martinho Lutero está organizado com a Classificação Decimal de Dewey (CDU) e é composto por livros, teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de cursos, normas técnicas, folhetos, periódicos, fitas de vídeo, diapositivos, CD-ROM, mapas, obras raras e históricas e outros materiais especiais. A biblioteca está interligada na rede de bibliotecas da Ulbra. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações disponibiliza as dissertações e teses dos programas de mestrado e doutorado da Universidade. O acesso é oferecido através do LIBER - Catálogo On-line das Bibliotecas da Ulbra. Também estão disponíveis as monografias de estudantes de cursos de especialização através da Biblioteca Digital de Monografias de Especialização. Disponibiliza também aos seus estudantes de ensino superior o acesso online a mais de 6.000 títulos de livros de todas as áreas do conhecimento da Biblioteca Virtual Pearson. E mais de 8.500 títulos da Minha Biblioteca.

USUÁRIOS

A biblioteca atende toda comunidade universitária vinculada à instituição. Alunos de graduação. pós-graduação, pesquisa e extensão. Também atende a comunidade externa para consultas e informações.

Área de interesse

A universidade possui uma quantidade maior de estudantes do Curso de Direito, tendo em especial um acervo específico do Curso. Utilizam recursos como: Biblioteca Virtual Pearson, e Biblioteca Virtual Minha Biblioteca.

Acervo específico

Os Planos de Aprendizagem do Curso de Direito da Ulbra estabelecem o número de 3 (três) referências bibliográficas Básicas e 5 (cinco) referências bibliográficas Complementares, e, desde o contexto da reestruturação pedagógica realizada na esteira no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, por deliberação institucional envolvendo o Colegiado de Coordenadores de Cursos de Direito, e deliberação do Núcleo Docente Estruturante e do Conselho do Curso de Direito do Campus Guaíba, todas as obras constantes nos Planos de Aprendizagem Modelos e executados devem utilizar referências bibliográficas digitais que estejam disponíveis com acesso livre ou que constem nos acervos digitais das Bibliotecas Virtuais disponibilizadas pela IES, quais sejam, Biblioteca Virtual Pearson e Biblioteca Virtual Minha Biblioteca.

RECURSOS

Todos os recursos para a compra de materiais utilizados na estrutura do espaço físico da unidade de informação e a compra de materiais/bens móveis são adquiridos através do requerimento propriamente estabelecido pela universidade, e autorizado pelo diretor da instituição. Também é possível adquirir doações através de empresas ao redor da região. O espaço físico da biblioteca possui cinco mesas com dez cadeiras cada para estudos coletivos ou grupos. Três salas de espaços individuais com três mesas e duas cadeiras cada, e uma sala privada com acesso a computadores. A universidade possui lista de patrimônio à qual é vistoriada uma vez ao ano, para atualização da lista por um comitê de vistoria formado pela própria ULBRA. Atualmente a biblioteca é formada por apenas dois funcionários, sendo divididas todas as funções e departamentos que antes havia como: Preservação, catalogação, atendimento, entre outros.

DESENVOLVIMENTO

A política de indexação é um meio informacional para os bibliotecários. Compartilhando das duas visões entendo que a política de indexação é um conjunto de procedimentos, materiais, normas e técnicas orientadas por decisões que refletem a prática e princípios teóricos da cultura organizacional de um sistema de informação (Leiva; Fujita, 2012, p.22). A partir disso, veremos como a biblioteca comtempla a indexação e a informação.

INDEXAÇÃO

Esta seção apresenta aspectos para a política de indexação da Biblioteca Martinho Lutero, tais como: a capacidade de revocação e precisão de sistemas, os níveis de especificidade e exaustividade, a formação do indexador, procedimentos relacionados à indexação e o manual de indexação. Para esta elaboração foram recebidas informações relevantes do bibliotecário André Vargas da Biblioteca ULBRA para a criação deste documento.

Cobertura de assunto

A ULBRA também disponibiliza aos estudantes uma lista de bases de dados, bibliotecas virtuais, associações, entre outras fontes de pesquisas para pesquisa bibliográfica, disponíveis no site da Universidade.

Listas por Área de Conhecimento

  • Saúde e Bem-Estar Social
    • Estética e Cosmética
    • Farmácia
    • Fisioterapia
    • Fonoaudiologia
    • Medicina
    • Medicina Veterinária
    • Odontologia
    • Radiologia
    • Psicologia
  • Educação, Ciências e Artes
    • Ciências - Biologia
    • Educação Física
    • Física
    • Geografia
    • História
    • Letras - Línguas Estrangeiras
    • Letras - Língua Portuguesa
    • Ciências - Matemática
    • Pedagogia
    • Ciências - Química
  • Tecnologia e Computação
    • Agronomia - Engenharia Agrícola
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Aquicultura
    • Ciências Exatas - Automação Comercial
    • Computação
    • Engenharias
  • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Administração - Economia - Contábeis
    • Sociologia - Cultura e Política
    • Comunicação: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas
    • Direito
    • Fotografia
    • Gestão de Turismo
    • Serviço Social
    • Teologia

Capacidade de revocação e precisão

Tanto a revocação, como a precisão, são duas capacidades de análise para a recuperação da informação. Após a busca de informação, a análise dos resultados obtidos podem ser separadas nesses dois quesitos. O primeiro é precisão: É o resultado de uma busca, a qual o usuário irá filtrar a quantidade de informações que são relevantes para sua busca. O segundo sendo a revocação: Se trata da quantidade do resultado da busca que são relevantes para o usuário.

Especificidade

Para descrever a especificidade dentro de uma política de indexação, é preciso levar em consideração o público a quem à biblioteca oferece seus serviços. Por isso, a especificidade e a exaustividade, como medidas estabelecidas pelo sistema na política de indexação, dependem do nível de compreensão do indexador para a tarefa de indexação...(Leivas; Fujita, 2012, p. 24). A escolha dos termos deve ser realizada para que os usuários possam ter facilidade no entendimento na procura da informação.

Exaustividade

A exaustividade se refere a maior revocação e menor precisão. Com relação à exaustividade, a seleção de termos impõe um número mais restrito de termos e o ideal seria que o nível de representação do conteúdo do documento por termos identificados (Leiva; Fujita, 2012, p. 25). A representação dos termos indexados se refere a quantidade termos decidido propriamente pelo bibliotecário, considerando que devem ser indexados em concordância com a grade curricular dos respectivos cursos da ULBRA.

Formação do indexador

A indexação do acervo pode ser realizada por estagiários da Biblioteca cursando biblioteconomia ou técnico em biblioteconomia sob a supervisão do bibliotecário(a) formado.

Procedimentos relacionados

Quanto aos procedimentos realizados à indexação na Biblioteca Martinho Lutero:

1. Listagem dos livros recebidos na biblioteca;

2. Separação dos livros por compra ou doação;

  a) Compra: 
     -> Verificação dos exemplares no acervo;
     -> Indexação e Catalogação;
     -> Impressão das Etiquetas;  
  b) Doação: 
     -> Análise dos professores dos respectivos cursos;
     -> Verificação dos exemplares no acervo;
     -> Indexação e Catalogação;
     -> Impressão das Etiquetas;

3. Disponibilização no acervo.

Manual de indexação

Para este documento, foi desenvolvido o manual de indexação com instruções de uso separado, a fim de representar a descrição e manuseio de um dos processos operacionais utilizados para a política de indexação.

Público alvo

A presente política de indexação tem como público alvo usuários estudantes vinculados a biblioteca, servidores e funcionários da instituição, que utilizam os serviços prestados na Biblioteca Martinho Lutero.

LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA

Para Fujita (2016, p. 4) Nesse contexto, a linguagem documentária é o instrumento que faz a diferença na mediação com a linguagem do usuário durante as estratégias de buscas em catálogos online. A compreensão dos resultados na busca realizada pelos usuários é uma das formas de compreender a necessidade da linguagem dentro da biblioteca.

Escolha da linguagem

Segundo Leivas e Fujita (2012, p. 26) Esta etapa de seleção dos termos mais específico e mais exaustivo poderá ser decidida pelo indexador com o auxílio de uma linguagem de indexação que demonstre os níveis hierárquicos entre os termos identificados no conteúdo. Portanto, a escolha de linguagem será determinada pelo bibliotecário indexador responsável da biblioteca. A linguagem de indexação, será conforme os termos serão selecionados e representados a partir dos materiais dispostos no acervo.

Consistência/Uniformidade

Este tópico trata da forma como um mesmo assunto deve ser analisado conceitualmente e traduzido da mesma maneira, sendo o tamanho do vocabulário utilizado e o número de conceitos representados fatores que afetam a consistência e a uniformidade (Leiva; Fujita, 2012, p.180). A utilização de termos descritores foi estipulado na biblioteca, para que tenha uma mesma uniformidade na indexação pelo bibliotecário.

Adequação

Segundo Leiva e Fujita (2012, p. 180), a adequação está relacionada à habilidade do bibliotecário em determinar o assunto do documento e traduzi-lo adequadamente para o vocabulário controlado. Portanto, a habilidade do indexador se relaciona ao conhecimento que tem sobre os termos a serem indexados e ao usuário na recuperação da informação posteriormente.

SISTEMA DE BUSCA E RECUPERAÇÃO POR ASSUNTO

A Divisão do Sistema de Bibliotecas da Ulbra, sediada na Biblioteca Martinho Lutero do campus Canoas, tem como objetivo criar condições para o funcionamento sistêmico das Bibliotecas da Ulbra, viabilizar os meios bibliográficos e traçar políticas de compartilhamento de recursos, normatização de procedimentos e racionalização de processos, de forma a oferecer suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.

Avaliação do Sistema

A Biblioteca não possui nenhuma avaliação de usuários para os recursos informacionais disponíveis da ULBRA. O intuito de oferecer um serviço de qualidade no meio virtual é fazer com que os usuários fiquem satisfeitos e sintam-se cada vez mais atraídos a utilizá-lo (Damian, 2017, p. 223). A avaliação de satisfação dos usuários é relativo para esta política, por isso recomenda-se um estudo de usuários para medir como as necessidades informacionais dos usuário estão sendo alcançadas.

Campos de assunto do formato MARC

A Biblioteca utilizada termos descritores que está presente no manual de processamento técnico para o campo 690 - ASSUNTO. Os termos devem estar em consonância com a linguagem documentária definida pelo bibliotecário.

Capacidade de consulta esmo (browsing)

A Biblioteca possui bases de dados multidisciplinares, com acesso livre através da rede de computadores da Ulbra ou remoto através de senha de acesso, liberada somente para a comunidade universitária. Além disso, a Ulbra disponibiliza aos estudantes e professores do curso de Direito o acesso a duas bibliotecas virtuais: a Biblioteca Virtual Pearson e a Minha Biblioteca. O acervo virtual possui contrato que garante a consulta ininterrupta a milhares de livros na íntegra por meio da própria plataforma da instituição, o Ambiente Aula. O acervo de periódicos especializados, de forma virtual e impressa, está atualizado e distribuído entre as principais áreas do curso.

Estratégia de busca

O Catálogo Online de Bibliotecas da Rede Ulbra, permite que o usuário realize Busca Simples, selecionando os campos de autor, título, assunto, série, nota tese/diss/monog, e código de barras. Busca Orientada, selecionando os campos de assunto, autor, título, ano, e editora. Busca CCL informa expressão CCL - Linguagem de Comum de Comandos. Todas as buscas no catálogo é possível utilizar os Filtros por material, idioma, intervalo de ano de: e até. Os campos podem ser preenchidos com palavras ou frases em ordem direta ou indireta, podem ser usados os operadores booleanos AND, OR ou NOT. Pode ser usado o caracter ? para truncagem ou substituição de caracteres, no entanto o sistema não é sensível à utilização de acentos, letras maiúsculas ou minúsculas nas expressões de pesquisa e palavras com hífen devem ser pesquisadas sem o hífen, substituindo o hífen por um espaço.

Forma de saída dos dados

O resultado de busca, deve-se dar a precisão os resultados da pesquisa. No catálogo online de bibliotecas da ULBRA, os resultados se apresentam de forma alfabética para autores, conforme os termos pesquisados na busca. A partir do termo pesquisado, o sistema realiza a busca nos títulos, o ano de publicação de cada material encontrado, e em quais bibliotecas se encontra o exemplar. O sistema também possibilita ao usuário saber a quantidade de exemplares disponíveis na biblioteca, possibilita a reserva, se o item está disponível e informação do número de chamada do exemplar, status de dias para empréstimo, e outras informações do material.

AVALIAÇÃO

Para avaliar as experiências, e futuras atualizações, é necessário que a política seja regularmente avaliada, conforme o bibliotecário definir. A recuperação da informação no contexto da Biblioteca Martinho Lutero está em adotar métodos de avaliação nos processos de indexação.

REFERÊNCIAS

DAMIAN, Ieda Pelógia Martins. Análise do serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias. TransInformação, Campinas, 29(3):221-232, set./dez., 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-08892017000300001. Acesso em: 07 dez. 2023.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A linguagem documentária na negociação de uma política de indexação para bibliotecas universitárias: procedimentos e estratégias da pesquisa-ação integral. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan/jun. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/3555/. Acesso em: 09 dez. 2023.

LEIVA, Isidoro Gil; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Política de indexação. Editora UNESP, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Ulbra Guaíba. Disponível em: https://www.ulbra.br/guaiba/infraestrutura-e-servicos/biblioteca. Acesso em: 13 nov. 2023.