Biblioteca Raul Bopp
Apresentação
A Biblioteca da Aclimação na cidade de São Paulo foi inaugurada em 1961, tendo seu nome alterado para Raul Bopp em 2005 em homenagem ao poeta modernista. Em 30 de maio de 2009, tornou-se temática em meio ambiente, disponibilizando rico acervo sobre o tema, com curadoria do ambientalista Fábio Feldmann.
Informações Institucionais e Contexto da Biblioteca
A Secretaria Municipal de Cultura dando continuidade ao projeto de Bibliotecas Temáticas, no dia 30 de maio de 2009 a Biblioteca Raul Boop torna-se Biblioteca Temática em Meio Ambiente. Localizada dentro do Parque da Aclimação, tombado em 1986 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico), a Biblioteca faz a ponte entre os temas meio ambiente e cultura. Para reforçar essa ligação, será realizada uma intensa programação, também espalhada pelo parque, que contará com debates, apresentações, oficinas, exposições e exibição de documentários, retratando temas como o aquecimento global, sustentabilidade, consumo consciente e desmatamento. A ideia principal é trazer para a vida e o cotidiano das pessoas um pouco mais sobre esses debates, que a cada dia se tornam mais relevantes. A Biblioteca Raul Boop é uma biblioteca pública está vinculada à Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, possui um acervo especializado em meio ambiente, que foi constituído com a curadoria do ambientalista Fábio Feldmann. Sua composição engloba livros, publicações e estudos, abordando assuntos como aquecimento global, desenvolvimento sustentável, Amazônia e preservação ambiental entre outros. A Biblioteca conta com uma coleção de aproximadamente 52 mil exemplares que é constituído por livros, revistas, folhetos, atlas, mapas, almanaques, glossários e dicionários ambientais. A grande maioria do acervo temático está em língua portuguesa; há também algumas edições bilíngues e edições de arte de alta qualidade.
Missão
Potencializar o espaço da Biblioteca Pública como instrumento de inclusão sociocultural da comunidade em que atua, e assegurar a toda sociedade o livre acesso à informação sobre o meio ambiente.
Visão
Consolidar e proporcionar um referencial que faz a ponte entre os temas meio ambiente e cultura e sociedade.
Valores
a) Acessibilidade e facilidade na aproximação e na obtenção de informações sobre o meio ambiente; b) Inclusão, reconhecem o direito de todas (os) de circularem em seus espaços e usufruírem de seus acervos, serviços e programação cultural, de forma autônoma, inclusiva e gratuita; c) Respeito Humano, tratamento com urbanidade, disponibilidade de atenção e igualdade; d) Ética, consciência e prática institucional dos princípios que fundamentam a conduta íntegra; e) Inovação, apoio aos movimentos e estudos que se relacionam com a melhoria da preservação ambiental através da adoção e da gestão de novas tecnologias; f) Transparência, clareza e publicidade das informações institucionais; g) Eficiência e eficácia no atendimento ao público
Endereço, Contatos e Horários de Funcionamento
A Biblioteca Raul Bopp está localizada na Rua Muniz de Sousa, 1155 - Aclimação, São Paulo - SP, 01534-001 - Email Público: bcsp.rbopp@prefeitura.sp.gov.br - Telefone Público: (11) 3208-1895
Horários de funcionamento: 2ª feira: 10:00 às 19:00 3ª feira: 10:00 às 19:00 4ª feira: 10:00 às 19:00 5ª feira: 10:00 às 19:00 6ª feira: 10:00 às 19:00 Sábado: 09:00 às 16:00 Domingo: 10:00 às 16:00
Produtos e serviços
a) Empréstimos b) Serviço de Referência e Informação c) Capacitação de Usuários d) Capacitação dos funcionários que fazem atendimento ao público e) Catálogo on-line f) Programação Cultural (feiras e exposições) g) Tecnologias Assistivas h) Salas de Leitura i) Comutação bibliográfica j) Educação de usuários
Usuários
A Biblioteca Raul Bopp atende o público em geral além de estudantes universitários e pesquisadores da área ambiental e afins.
Infraestrutura, Recursos Materiais/Tecnológicos e Humanos
Em 2018, a Secretaria Municipal de Cultura adquiriu para as bibliotecas cinquenta e cinco óculos que possuem acoplados uma pequena câmera inteligente, que escaneia e lê os mais variados tipos de textos, códigos de barras, cores e cédulas de dinheiro. Com o dispositivo,o acervo das bibliotecas tornou-se completamente acessível, garantindo autonomia e liberdade à pessoa com deficiência ao possibilitar acesso ao conteúdo dos diferentes tipos documentais nos acervos, tais como livros, revistas, folhetos, etc. Para receber o acervo e a programação, a biblioteca passou por um processo de ambientação, criado pela arquiteta Márcia Rossi, que incluiu renovação de mobiliário, aplicações de elementos artísticos em parede e pinturas na sala temática e na fachada, criadas pelo artista Vincent Guilmoto. No ano de 2024 a Biblioteca Raul Bopp conta com a seguinte equipe:
(1) Bibliotecário, (1) Técnico em Biblioteconomia, (1) Técnico em administração e (2) Estagiários.
Organograma
A Biblioteca está subordinada à Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. Não foi possível obter o organograma da biblioteca.
Política de Indexação
Segundo Fujita (2016, p. 15) a política de indexação pode ser determinada por diversos fatores em uma unidade de informação, desde a seleção de tipos de documentos a serem indexados, procedimentos de análise e representação de assuntos, aspectos qualitativos da indexação como precisão, especificidade, exaustividade e revocação, instrumentos de controle de vocabulário, tais como linguagens documentárias ou opção por trabalhar com linguagem natural, além da avaliação da indexação pela consistência e pela recuperação. Ou seja, a política de indexação é o guia padronizado que define como os bibliotecários deverão fazer a indexação de assunto, garantindo uma política exclusiva a biblioteca de acordo com sua tipologia e público que atende.
Composição do acervo
O acervo é composto por livros, revistas, folhetos, atlas, mapas, almanaques, glossários e dicionários ambientais.
Cobertura de assuntos
No acervo da Biblioteca Raul Bopp são encontrados assuntos como:
Agroecologia, Aquecimento Global, Áreas Protegidas, Biodiversidade, Biologia, Biogeografia, Biomas, Botânica, Climatologia, Conservação Ambiental, Degradação Ambiental, Desastres Naturais, Desenvolvimento Sustentável, Direito Ambiental, Educação Ambiental, Ecologia, Ecologia Política, Ética Ambiental, Florestas, Gestão Ambiental, Governança Climática, Hidrologia, Impactos Ambientais, Justiça Ambiental, Litigância Ambiental, Meio Ambiente, Movimento Ambientalista, Mudanças Climáticas, Política Ambiental, Preservação ambiental, Química Ambiental, Recursos Naturais, Relação Sociedade Natureza, Sociologia Ambiental.
Sistema de Classificação da Biblioteca
O Sistema de Classificação da Biblioteca usado pela Biblioteca Raul Bopp é a Classificação Decimal Universal (CDU)
Revocação e Precisão do Sistema
Em um sistema de recuperação de informação, é preciso que haja tanto alta precisão quanto alta capacidade de revocação, porém, ao utilizar ambos, aumentando um pode-se diminuir o outro. A capacidade de revocação do sistema é encontrar todos os documentos relevantes, ou seja, a proporção de documentos relevantes que foram recuperados em relação ao total de documentos disponíveis no catálogo. Um recall alto significa que o sistema conseguiu recuperar a maioria dos documentos relevantes. A Precisão, refere-se à proporção de documentos recuperados que são realmente relevantes em relação ao total de documentos recuperados, ou seja, uma precisão alta significa que a maioria dos documentos recuperados pelo sistema são relevantes.
Especificidade
A especificidade significa que o sistema é eficaz em evitar a recuperação de documentos irrelevantes, ajudando a melhorar a precisão. Ou seja, O nível de especificidade é a medida que condiz com a precisão do sistema.
Exaustividade
A exaustividade corresponde à quantidade de termos de indexação atribuídos a um documento e está diretamente relacionado com a capacidade de revocação dos sistemas de recuperação da informação. Ou seja, a exaustividade mensura até que ponto o sistema conseguiu recuperar todos os documentos relevantes, garantindo que os usuários tenham acesso a todos os recursos pertinentes.
Formação do indexador
O Bibliotecário que trabalhará com a indexação de obras e recursos informacionais deve ter conhecimento amplo da área de abrangência da biblioteca e capacitação para usar corretamente o tesauro, ou outras formas de linguagens documentárias visando a identificação dos termos que representam determinados assuntos além de saber identificar as necessidades informacionais dos usuários para uma melhor revocação do sistema de recuperação da informação. Dessa forma, o bibliotecário indexador pode participar de cursos de capacitação, atualizando e complementando sua formação através da educação continuada.
Procedimentos Relacionados à Indexação
As etapas de indexação em unidades de informação são as seguintes:
a) Análise conceitual
b) Identificação dos conceitos
c) Tradução e linguagem documentária
Análise Conceitual
Análise conceitual é a identificação do sentido do texto em proposições de ideias-chave, esse processo visa representar o conteúdo dos documentos, dessa forma, o bibliotecário efetua a leitura técnica dos documentos para identificar quais assuntos serão utilizados na indexação. A partir disso, após a análise dos documentos, são escolhidos os conceitos a serem utilizados:
a) Título e subtítulo;
b) Sumário;
c) Introdução;
d) Ilustrações, diagramas, gráficos, tabelas e seus títulos explicativos;
e) Palavras ou frases em destaque;
f) Notas explicativas;
g) Referências.
Identificação dos Conceitos
Após a identificação dos conceitos para a representação descritiva, o bibliotecário extrai o os conceitos relevantes do documento. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (1992, p. 2), aponta questões que servem como diretrizes para auxiliar nesta operação, as quais são:
a) Qual o assunto de que trata o documento? b) Como se define o assunto em termos de teorias, hipóteses, etc.? c) O assunto contém uma ação, uma operação, um processo? d) O documento trata do agente dessa ação, operação, processo, etc.? e) O documento se refere a métodos, técnicas e instrumentos especiais? f) Esses aspectos foram considerados no contexto de um local ou ambiente especial? g) Foram identificadas variáveis dependentes ou independentes? h) O assunto foi considerado sob um ponto de vista interdisciplinar?
Tradução
A tradução é a etapa final da indexação, em que se realizará a representação ou síntese e a transposição das ideias-chave, numa linguagem aceita pelo Sistema de Recuperação da Informação (SRI) onde o bibliotecário extrai os termos dos documentos e traduz para a linguagem documentária utilizada, no caso o tesauro do meio ambiente do IBAMA usado como um instrumento para organização da informação. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (1992, p. 3) indica as seguintes práticas:
a) Usar descritores já existentes na linguagem de indexação utilizada (Tesauro do IBAMA);
b) Para termos que representam novos conceitos, deve-se verificar sua admissibilidade em instrumentos de referência como dicionários, glossários especializados, enciclopédias de autoridade, tesauros e tabelas de classificação.
Política de Indexação na Biblioteca Raul Bopp
A política de indexação da Biblioteca Raul Bopp visa facilitar a recuperação da informação ambiental por parte dos usuários. Para isso, os termos utilizados no processo de indexação são extraídos dos materiais (livros, revistas, folhetos…) e traduzidos de acordo com o Tesauro do IBAMA (uma ferramenta terminológica capaz de representar e padronizar termos e conceitos científicos usados na temática gestão do meio ambiente) para que os usuários pesquisem o assunto no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas. No ato da indexação o campo 650 do marc21 será preenchido com até 5 termos que representam o assunto e suas especificações no subcampo X a fim de garantir uma maior precisão na recuperação da informação.
Linguagem documentária
Para os termos utilizados no campo 650 do marc21 será utilizado tesauro do meio ambiente do IBAMA com o objetivo de utilizar uma linguagem controlada afim, de evitar erros que reverberem na baixa revocação e precisão dos documentos recuperados. Exemplo: Os termos Conservação Ambiental e Preservação Ambiental são conceitos diferentes embora muitas vezes usados como sinônimos na linguagem natural.
Sistema de Recuperação da Informação (SRI)
A Biblioteca Raul Bopp utiliza como sistema de recuperação da informação o sistema Aleph.
Estratégias de Busca
Estratégias de busca são as estratégias empregadas pelos usuários e/ou bibliotecários para recuperar informações no acervo. No catálogo da Biblioteca Raul Bopp, é possível digitar uma ou mais palavras e pesquisá-la selecionando todos os campos ou pesquisar por título, autor, assunto, ou código de barras do documento. É possível também aplicar filtros de idioma (português, inglês, espanhol) e ano de publicação para delimitar a busca, garantindo assim uma maior relevância e pertinência dos documentos recuperados. As estratégias de busca são métodos que os usuários e os bibliotecários utilizam para filtrar e recuperar as informações pesquisadas e desejadas na base de dados. No sistema Aleph utilizado pela biblioteca Raul Bopp, a busca avançada utiliza operadores booleanos “OR”, “AND” e “NOT”.
Avaliação
A avaliação da Política de Indexação da Biblioteca Raul Bopp deverá ser de responsabilidade do bibliotecário chefe tendo o objetivo de prover ajustes e melhorias nos procedimentos de indexação dos materiais no acervo. Tal avaliação poderá ser feita através de questionários dirigidos aos usuários que vão avaliar os resultados da revocação e precisão de suas consultas. É importante ressaltar que a avaliação deve sofrer ajustes de acordo com as opiniões dos usuários.
Referências
ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas. NBR 12676: métodos para análise de documentos: determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação: procedimento. Rio de Janeiro, 1992. Disponível em: https://www.semas.pa.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/NBR-12676-INDEXACAO.pdf Acesso em: 16 de outubro de 2024.
BIBLIOTECA Pública Raul Bopp. Disponível em: http://bibliotecas.cultura.gov.br/espaco/202157/ Acesso em: 16 de outubro de 2024.
FUJITA, M. S. L. (org.). Política de indexação para bibliotecas: avaliação, elaboração e implementação. Marília: Cultura acadêmica, 2016. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/politicas-de-indexacao-para-bibliotecas_ebook.pdf Acesso em: 16 de outubro de 2024.
RUBI, M. P. Proposta de implantação de política de indexação em bibliotecas. In: LEIVA, I. G.; FUJITA, M. S. L. (ed.). Política de indexação. Marília: Cultura Acadêmica, 2012. pp. 171-186.