Biblioteca Pública do Estado do RS (2025/2) - Camilla Barcelos Ferreira

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

O presente documento tem por finalidade a elaboração política de indexação destinada à Biblioteca Pública do Estado (BPE).

Informações da Biblioteca

História

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul foi criada a partir da Lei n° 724/1871, entrou em atividade oficialmente em 1877. Após a finalização das obras de edificação iniciadas em 1912, passou a instalar-se em 1915 no prédio na qual está até hoje. Após ampliação de sua estrutura, sua inauguração fez parte das comemorações de 7 de setembro de 1922.

Sua construção, onde mantém sede fixa desde 1915 na rua Riachuelo, Porto Alegre/RS, teve influência do Positivismo na França, sendo sugerida por Victor Silva e projetada por Affonso Hebert e Teófilo Borges de Barros, engenheiros das Obras Públicas do Estado. O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), criado pela Lei 2.345, de 29 de janeiro de 1954, é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Sua função primordial é a guarda e a conservação da documentação histórica de origem pública, sobretudo do Poder Executivo, e privada. Sua sede abriga também o núcleo administrativo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS SEBPRS, que visa prestar orientação e assessoria para a implementação de iniciativas voltadas ao desenvolvimento das bibliotecas públicas estaduais e municipais do Rio Grande do Sul. A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul possui um acervo composto de enciclopédias, dicionários, almanaques, folhetos, revistas, jornais diários para leitura no local, livros que abrangem as várias áreas de conhecimento humano, das ciências exatas à arte e filosofia, passando pela literatura nacional, estrangeira e regional. Possui também uma coleção de obras raras e acervo de obras em Braille e livros em áudio, para pessoas com deficiência visual. A coleção de obras raras reúne títulos raros dos séculos XVI a XIX como Pharsalia, de Lucanus, La Divina Commedia, de Dante Alighieri e Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Atualmente, tem um acervo de revistas em quadrinhos, exclusivo para consulta local e, ainda, promove ações culturais como Chapéu Acústico, recitais, bate-papos sobre histórias em quadrinhos (HQs) e feiras de artesanato.

Informação Institucional

Vinculada a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Turismo, Esporte e Lazer. O Sistema Estadual de Bibliotecas começou a ser estruturado em 1977, sendo instituído pelo decreto nº 30.947, de 24 de dezembro de 1981, com objetivo de organizar, coordenar, planejar e apoiar as bibliotecas públicas gaúchas. A Instituição tem como metas coordenar as políticas do Sistema Nacional de Bibliotecas no estado, dar orientação e assessoria ao planejamento das atividades das bibliotecas estaduais e prestar assessoria às bibliotecas públicas municipais no Rio Grande do Sul. O Sistema Estadual de Bibliotecas públicas disponibiliza acervo aos municípios que tenham bibliotecas públicas cadastradas e ativas. A cada dois meses há kits disponíveis. Também oferece treinamento em softwares especializados na organização de acervos e sua gestão. As novas bibliotecas são acompanhadas de uma equipe, que orienta sobre todos os princípios e procedimentos recomendados pelas modernas técnicas e pela Unesco. E estimula ainda a elevação da capacidade técnica dessas instituições, com a contratação de profissionais bibliotecários, de forma a disponibilizar aos usuários os serviços de melhor qualidade, o acervo mais adequado, técnicas atualizadas e o estabelecimento de relações de cooperação com a comunidade e as outras instituições governamentais e não governamentais.

Missão e Visão

Missão: "É missão da Biblioteca Publica do Estado proporcionar o desenvolvimento cultural a todos os cidadãos de forma igualitária através da informação em todos os níveis, da multiplicidade de seus recursos e do estímulo à leitura como forma de inclusão, participação e transformação social, além da pesquisa, auxiliando outras instituições e a sociedade no aprimoramento de suas demandas informacionais, bem como registrar e armazenar a produção intelectual e a memória do Estado do Rio Grande do Sul, servindo como centro de referência para o resgate dos registros históricos e culturais do estado.”

Visão: "Ser referência na disseminação da informação, promoção da leitura, produção de conhecimento, preservação da memória e do patrimônio histórico do povo gaúcho."

Organograma da Instituição

Organograma da Instituição.jpg

Organograma da Biblioteca Pública

Organograma da Biblioteca Pública.jpg

Localização

Rua Riachuelo, 1190

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

Brasil - CEP 90010-273

Telefone: (51) 2298494/3225 9426

Contato

As informações são encontradas no próprio site da Biblioteca, nas redes sociais da BPE e pela mídia em geral.

E-mail: sebprs@gmail.com e o da Comunicação: bpe.imprensa@gmail.com

URL: www.facebook.com/SEBPRS

URL: https://sebprs.blogspot.com/

URL: http://www.bibliotecapublica.rs.gov.br/

Facebook: www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors/

Instagram: https://www.instagram.com/bpe.rs/

Fone: Empréstimo: (51) 3225-9226

Fone: Setor RS: (51) 3225-9226

E-mail: bpe-rs@sedac.rs.gov.br

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 17h

Gestão de Pessoas

Recrutamento e seleção

Para trabalhar na biblioteca, somente com concurso público, ou estagiário curricular ou extra curricular, caso exista vaga disponível.

Sistema motivacional

Liberam os funcionários para cursos ou eventos que têm relação com a área em que atuam.

Direção

Ana Maria de Souza

Responsabilidades:

  • Gerir os recursos humanos e materiais;
  • Elaborar correspondências e relatórios;
  • Solicitar serviços e materiais;
  • Elaborar, executar e realizar o acompanhamento de projetos;
  • Buscar recursos e parcerias;
  • Elaborar a programação cultural e manter atualizado o site.

Equipe

  • A equipe da biblioteca é composta por um bibliotecário;
  • Um servidor representante da Secretaria de Estado da Cultura;
  • Diretor/a da Biblioteca Pública do Estado do RS;
  • Um servidor/a da Biblioteca responsável pelo atendimento aos usuários.

Arquivo

A documentação corrente sobre a Biblioteca (ofícios, documentos, relatórios, notas de aquisição de bens permanentes) está disponível para

pesquisa no setor de arquivo, localizado também no segundo andar do prédio, junto ao setor de documentação sobre o RS.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9 ás 18 horas; sábados, das 14 às 18 horas.

Telefone: 51 3225-9619 E-mail: bpe-arquivo@sedac.rs.gov.br

Espaços

Setor do Rio Grande do Sul

O Setor de acervo sobre o Rio Grande do Sul localiza-se no segundo andar do prédio histórico da biblioteca.

Oferece ao público uma das mais valiosas coleções referentes à memória sul-rio-grandense. Reúne, divulga e preserva, criteriosamente, toda a produção bibliográfica sobre o Estado, respeitando os diferentes pontos de vista pelos quais os temas são enfocados. Procura, na busca exaustiva e na aquisição contínua deste material, manter e assegurar a tradição de pólo cultural da historiografia gaúcha.

Telefone: 51 3225-9619 E-mail: bpe-rs@sedac.rs.gov.br

História da Cultura Gaúcha

A BPE conta com uma coleção de 140 mil volumes que representam o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da Memória Sul-Rio-Grandense e de imensurável representatividade junto à Memória Nacional, pela exclusividade dos títulos de monografias, desde o Século XVI, e pelos periódicos gaúchos do Século XIX, dentre outros. A Instituição coloca-se para todo o país, e até para o mundo, como uma das referência mais importantes da Historiografia e da Cultura Gaúcha dos séculos XIX e XX. Possui um setor específico com acervo sobre tudo o que diz respeito ao Estado do RS: literatura, política, artes, personalidades, história dos municípios, folclore, geografia, história e meio ambiente.

Obras Raras

  • Aceso restrito;
  • Deve ser solicitado com antecedência;
  • Deve ter uma justificativa por escrito.

Coleção sobre o Rio Grande do Sul

O acervo contempla assuntos como História, Sociologia, Antropologia Social e Geografia, dando ênfase especialmente a assuntos relacionados aos municípios, como as imigrações, o folclore e as biografias dos vultos que fizeram nossa História, que delinearam a Cultura e projetaram-se nas Artes. A coleção Rio Grande do Sul constitui-se de livros, folhetos, periódicos, recortes, atlas, mapas, fotografias e multimeios.

Gibiteca'

A Biblioteca contempla um acervo especial em gibis, mangás e literatura geek

Acervo especial em braile'

A Biblioteca contempla um acervo especial em braile, um sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual.

Eventos Culturais

  • Bate-papos
  • Chapéu Acústico
  • Exposições
  • Feiras de artesanato
  • Feira gráfica: Gibizeira

Setor de Referência

  • Atendimento especializado ao usuário;
  • Orienta pesquisa para estudos;
  • Orienta pesquisas e consulta ao acervo.

O acervo deste setor é composto por enciclopédias, dicionários, almanaques, guias, anuários, folhetos e pastas de recortes, jornais diários erevistas.

Telefone: 51 3221-7245

E-mail: bpe.referencia@gmail.com

Serviços

Carta de Serviço

Empréstimos de livros em geral, acervo para consulta local(referência e gibiteca), atendimento às pesquisas, acervo em Braillee em áudio,

elaboração de ficha catalográfica, setor especializado sobre o RS, visitas guiadas, programação cultural diversificada, em diferentes áreas:

literatura, cinema, música, teatro, etc...

Política de empréstimo

Cadastro

Documentos: RG, CPF, algum comprovante de residência (conta de luz, água, telefone);

Taxa única: R$ 10,00

Empréstimo

  • Usuário geral: Cada leitor pode pegar 2 livros;
  • Usuário idoso: cada leitor pode pegar 3 livros;
  • Usuário com deficiência visual: cada leitor pode pegar 12 volumes;
  • Prazo e renovação: podem ficar com os empréstimos 2 semanas, podendo renovar 2 vezes no máximo, sendo o total de um mês e meio.

Restauro

As obras da Biblioteca Pública necessitam permanente recuperação e restauro para que tenham maior durabilidade e possam rapidamente ser disponibilizadas para os usuários. O Setor de Restauro realiza um meticuloso trabalho através de seus profissionais, contando ainda com a ajuda de parceiros. Tomam-se todos os cuidados para que os livros, revistas, álbuns e outros materiais não sejam descaracterizados com essa revitalização. Este setor oferece anualmente ao público, cursos para pequenos reparos em livros, preservação e encadernação. Não faz trabalhos externos, apenas oferece cursos e recupera o acervo da própria biblioteca.

Processamento Técnico

A equipe responsável em preparar o acervo e disponibilizá-lo ao público, conta com três bibliotecárias (01 voluntária) e dois estagiários do

curso de biblioteconomia. A biblioteca cadastra o acervo no programa ABCD, especialmente adaptado pela empresa Control, para uso da Biblioteca

Pública Estadual.

No Setor Técnico realiza-se o processamento técnico informatizado dos materiais que fazem parte do acervo da Biblioteca Pública do Estado: inclusão de dados na base, classificação, indexação e catalogação dos materiais. Telefone: 51 32265560 E-mail: bpe.tecnico@via-rs.net

Fluxograma de Processamento Técnico

Fluxograma da Instituição.jpg

Empréstimo

Empréstimo de livros em geral, acervo para consulta local (referência e gibiteca), atendimento às pesquisas, acervo em Braille e em áudio,

elaboração de ficha catalográfica, setor especializado sobre o RS, visitas guiadas, programação cultural diversificada, em diferentes áreas:

literatura, cinema, música, teatro, etc... O setor de empréstimos da Biblioteca Pública do Estado funciona no subsolo do prédio, com entrada

direta pela Rua Gal. Câmara.

Existem cerca de 50 mil títulos para empréstimo, nos mais variados assuntos: literatura, biografias, auto-ajuda e assuntos gerais.

Telefone: 51 3221-6308 - emprestimo.bibliotecars@gmail.com

E-mail: bpe-emprestimo@sedac.rs.gov.br

Orçamento

Os recursos financeiros advêm do governo estadual, assim como de eventos culturais; audioteca - acervo em Braile; acervo de obras raras; clube de leitura; associação de Amigos da BPE.

Usuários

A biblioteca disponibiliza o acesso ao acervo para a comunidade em geral, usuários/as e visitantes, estudantes, moradores do entorno, pesquisadores, historiadores e comunidade em geral, por meio de consulta, pesquisa e empréstimo, inclusive via acesso virtual.

Política de Indexação

Introdução

A política de indexação serve como um guia norteador para auxiliar o profissional indexador/catalogador na tomada de decisões que deverá ser feita durante o processo de indexação/ catalogação de assunto através da adoção de diretrizes para nortear esse processo, garantindo a personalização do catálogo da instituição e a individualização da recepção da informação pelo usuário.

Composição do Acervo

A biblioteca utiliza o software ABCD para organização e administração de seu acervo. O acervo é composto por 250.000 volumes distribuídos entre, materiais de referência; obra gerais; obras didáticas; multimeios; periódicos; acervo do Rio Grande do Sul; coleções especiais e obras raras.

Capacidade de revocação e precisão do sistema

Conforme Fujita (2012, p. 210) a capacidade de revocação e precisão do sistema, podem ser avaliadas por entrevista quando são feitas buscas usando combinação de termos para verificar a partir das características de exaustividade e especificidade, o número de documentos que são recuperados. De acordo com Fujita (2012, p. 226) aborda o equilíbrio entre exaustividade e especificidade na indexação, para se ter equidade entre revocação e precisão do sistema, na recuperação da informação.

Especificidade

Não definirá a quantidade de termos, mas o indexador deverá buscar as características do documento e especificar o tema para usar um descritor que representa com exatidão o termo escolhido para uma maior recuperação da informação.

Exaustividade

Na exaustividade o nível é variável dependendo do assunto individual de cada documento. Não será especificada a quantidade de termos utilizados para representar um assunto. Quanto mais exaustivamente um sistema de informação indexa seus documentos com variados número de termos, o usuário obterá na sua busca uma maior quantidade de documentos recuperados (revocação), consequentemente a precisão será menor.

Estratégias de Busca

Uso dos operadores booleanos no sistema da biblioteca e seleção por: autor, assunto, ano e tipo de obra

Formação do indexador

A indexação poderá ser realizada pelo(a) estagiário(a), sob a supervisão do bibliotecário(a). A revisão feita pela bibliotecária garantirá a consistência e uniformidade dos registros.

Procedimentos relacionados à indexação

Este aspecto diz respeito à descrição de como deve ser realizada a leitura documentária com fins à indexação, como por exemplo, recomendações sobre quais as partes do documento que devem ser lidas e quais aquelas que devem ser evitadas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (1992) estabelece 3 etapas:

* Exame do documento e estabelecimento do assunto de seu conteúdo;

* Identificação dos conceitos presentes no assunto;

* Tradução desses conceitos nos termos de uma linguagem documentária.

Manual de indexação (elaboração/utilização)

O Manual de Indexação, com a descrição exata de cada etapa a ser seguida, será disponibilizado aos indexadores através do Drive da Biblioteca.

Linguagem documentária

Poderá ser utilizado um vocabulário controlado para Bibliotecas Públicas ou lista de assuntos.

Sistemas de classificação

Este manual tem como objetivo definir os processos para padronizar o trabalho de catalogação e inclusão de dados no Pergamum e servir de instrumento de padronização dos registros bibliográficos e históricos para a Biblioteca Pública do Estado.

Avaliação do Sistema

É necessário elaborar um modelo para avaliação da política de indexação proposta e já implantada a fim de medir o quanto está sendo eficiente e o nível de qualidade das diretrizes propostas na política existente da biblioteca. Esse modelo de avaliação de política de indexação será discutido pela equipe da biblioteca para indicação de ajustes e melhorias e também para completar a proposta de diretrizes. A avaliação da política de indexação da Biblioteca deve ser feita primeira e especificamente pela bibliotecária da Biblioteca.

Campos de assunto do formato MARC

Os campos MARC a serem preenchidos são os campos de assuntos autorizados que incluem: n⁰ do ISBN (020), Código da língua (041), CDU (080), n⁰ de chamada- Localização (090), Autor - nome pessoal (100) ou, Autor - Entidade Coletiva (110) ou Autor- Evento (111), Título principal (245), Edição (250), Publicação, edição, Etc. (260), Descrição física (300), Notas locais (590), Assunto tópico (650).

É a parte da descrição do documento que identifica o nome das pessoas responsáveis pelo conteúdo intelectual ou artístico, das entidades das quais emana o conteúdo ou das pessoas ou entidades responsáveis pela execução do conteúdo do documento.

Referência

https://cultura.rs.gov.br/biblioteca-publica-do-estado

https://www.bibliotecapublica.rs.gov.br/acervo/

https://www.bibliotecapublica.rs.gov.br/aabpe/

https://cultura.rs.gov.br/arquivo-historico-do-rio-grande-do-sul

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Política de Indexação: Elaboração e avaliação da política de indexação na formação inicial do indexador. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. cap. 08, p. 210. ISBN 978-85-7983-199-7.

Home - Biblioteca pública. Disponível em: <https://www.bibliotecapublica.rs.gov.br/>. Acesso em: 25 jul. 2024.