Biblioteca Josue Guimaraes

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar

Biblioteca Municipal Josué Guimarães

Apresentação

A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães é uma instituição que surgiu como Biblioteca de Porto Alegre, anteriormente no Edifício Intendente Montaury, e, depois, foi transferida para o Edifício do IPASE.

Após a criação do Centro Municipal de Cultura em 9 de novembro de 1978, o acervo foi transferido e a biblioteca passou a fazer parte desse novo complexo cultural.

Mas, apenas em 1989, com o Decreto n°. 8778 que ganhou seu tão famoso nome, homenageando o escritor e jornalista Josué Guimarães.

No local, são oferecidos seminários, oficinas e exposições para o seu público.

Horário de Atendimento

Segunda à sexta-feira das 9h às 17h.

Localização

A Biblioteca Municipal Josué Guimarães está localizada no Centro Municipal de Cultura, Av. Érico Veríssimo, n° 307 - Menino Deus, Porto Alegre / RS, 90160-181.

Contato

Telefone: (51) 3289-8078

E-mail 1: bpmjguimaraes@gmail.com

E-mail 2: bibliotecaramal1@smc.prefpoa.com.br

Redes Sociais

YouTube: bibliotecajosueguimaraes-b484

Blog: Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Missão

Ainda não possui.

Visão

Ainda não possui.

Serviços

A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães oferece uma série de serviços, sendo eles:

Acervo digital e físico disponíveis ao público;

Com mais de 40.000 obras em seu acervo, é possível acessar e ler tais documentos no ambiente da biblioteca ou no ambiente digital, no Pergamum.

Empréstimo de obras;

Em poucos minutos, é possível se tornar sócio da biblioteca.

Este serviço é, obviamente, restrito aos sócios, que podem retirar até 5 materiais, entre livros, revistas, filmes e CDs.

O tempo dado para o uso e devolução dos materiais é:

Livros - 15 dias (renováveis por mais 3 vezes (de 15 dias) totalizando 60 dias, exceto os livros da lista de leituras obrigatórias da UFRGS);

Revistas - 8 dias (renováveis por mais 8 dias;

Filmes - 7 dias (renováveis por mais 7 dias);

CDs - 7 dias (renováveis por mais 7 dias).

Seminários, cursos, oficinas e palestras;

São ofertados, no ambiente da biblioteca, capacitações variadas, com o objetivo de informar e tornar o público mais capacitado ou até de entreter, como com os teatros ofertados às crianças.

Auxílio e orientação para pesquisas;

Feira da troca de livros;

Doação de livros e materiais pertinentes.

Acervo

Mais de 40.000 itens, um pouco desorganizados e contendo um pouco de tudo, mas principalmente livros de literatura (literatura estrangeira, brasileira e sul rio grandense), esses compondo cerca de 50% do acervo.

O Acervo da Biblioteca é dividido em:

    • Obras de Referência: compreende enciclopédias e dicionários. Estão disponíveis apenas para consulta;
    • Obras Gerais: é formado por livros de literatura e outros de interesse geral;
    • Setor de Periódicos: constituído por jornais disponíveis para consulta local e por revistas e outras publicações;
    • DVDs: possui filmes ficcionais e documentários;
    • CDs: pequeno acervo de CDs de diversos gêneros musicais;
    • Setor infanto-juvenil: constituído por livros de literatura voltados para crianças e adolescentes.

Grande parte do acervo consta no Pergamum, ou seja, mais de 40.000 exemplares.

Recursos

Como as outras instituições, a Josué Guimarães contém um a série de recursos.

Tais como:

Físicos

A Biblioteca Josué Guimarães conta com quatro áreas de acesso aos usuários: o hall de entrada, a área para crianças, o segundo piso (com mesas e estantes) e o subsolo. O subsolo já foi inundado algumas vezes.

Financeiros

Os recursos financeiros da BPMJG vêm do repasse municipal e do incentivo da secretaria de educação. Porém, esses recursos, às vezes, não são o suficiente.

Equipe

A biblioteca da Josué, antes das enchentes, era composta por 3 bibliotecárias, estagiários e dois assistentes administrativos, sendo uma equipe pequena e não fixa, pois os estagiários vem e vão.

Bibliotecárias:

  • Bel. Jacqueline de Oliveira Mative;
  • Bel. Renata de Souza Borges;
  • Bel. Flavia Helena da Silva Monte.

Assistentes Administrativos:

  • Daniel Modena da Silva;
  • Amanda Medeiros Oliveira.

Estagiários:

  • Não informados.

Política de Indexação

Apenas funcionários tem acesso aos documentos.

Mas, segundo Fujita, 2016, "a política de indexação pode ser determinada por diversos fatores em uma unidade de informação, desde a seleção de tipos de documentos a serem indexados, procedimentos de análise e representação de assuntos, aspectos qualitativos da indexação como precisão, especificidade, exaustividade e revocação, instrumentos de controle de vocabulário tais como linguagens documentárias ou opção por trabalhar com linguagem natural, além da avaliação da indexação pela consistência e pela recuperação."

E, ainda segundo Fujita, a política de indexação sendo aplicada em bibliotecas é algo novo.

Público-alvo

O público alvo da biblioteca são estudantes, pesquisadores, tradutores, escritores, moradores do bairro, trabalhadores e idosos aposentados.

Já o público-alvo da política de indexação é composto por: bibliotecários ou estagiários responsáveis pela indexação na Josué.

Capacidade de Revocação e Precisão do Sistema

A capacidade de revocação e precisão funciona assim: quanto mais precisa a indexação, menos documentos recuperados, devido à especificidade.

Exaustividade e Especificidade do Sistema

A exaustividade é definida como a abrangência que o sistema permite indexar um documento (GUIMARÃES, José Augusto Chaves. EVANGELISTA, Isadora Victorino, 2015) ou obra. Já a especificidade é uma estratégia de organização e representação do conhecimento por meio da análise e seleção, para que a categorização seja possível.

Procedimentos Relacionados à Indexação

Os procedimentos relacionados à indexação são:

Análise conceitual

Análise conceitual é a identificação dos assuntos estudados ou representados num documento, como, por exemplo, de que trata o documento, por qual motivo foi incorporado ao acervo e quais de seus aspectos serão de interesse para os usuários.

Identificação dos conceitos

Abordar uma lógica para selecionar os termos que expressem o conteúdo do documento. Uso de categorias da cobertura do documento: o fenômeno, o processo, as propriedades, as operações, o material, o equipamento, entre outros. Após a identificação, é feita a seleção.

Tradução

A tradução e a conversão da análise conceitual de um documento num determinado conjunto de termos de indexação.

Manual de Indexação

O usuário não possui acesso, somente disponibilizado para funcionários.

Linguagem Documentária

É um meio de controlar e padronizar termos já anteriormente definidos e organizados e que são utilizados dentro de um sistema, para garantir a qualidade do registro e da recuperação.

Escolha de linguagem, consistência e uniformidade

A política de indexação da Josué não está disponível para os usuários, mas a biblioteca faz uso do formato MARC, como, por exemplo, para o assunto (campo 150), autor (100), ISBN (020), entre outros.

Sistema de Busca e Recuperação

O sistema usado é o Pergamum, amplamente adotado por bibliotecas atualmente.

Avaliação do sistema

Uma alternativa de avaliação do sistema é a realização de um estudo de usuários com os da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.

Browsing

O acervo pode ser acessado tanto fisicamente quanto digitalmente, através do Pergamum. A interface de pesquisa é simples, possuindo vários filtros para uma busca mais especificada.

Estratégia de busca

São estratégias utilizadas pelos usuários ou funcionários da Josué Guimarães para buscar e recuperar informações no acervo. No Pergamum, é possível pesquisar por título, autor, tipo de obra, idioma, coleção, ano, tipo de obra, entre outras opções.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, 2009. Acesso em: 19 de ago. de 2024.

FUJITA, M. S. Política de indexação para bibliotecas: funções e finalidades. In: FUJITA, M. S. L., ed. Política de indexação para bibliotecas: elaboração, avaliação e implantação [online]. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, pp. 15-19. ISBN: 978-85-7983-817-0. Acesso em: 19 de ago. de 2024.

FUJITA, M. S. A indexação de livros a partir da percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias: um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2009. Acesso em: 19 de ago. de 2024.

GUIMARÃES, J. A. C., EVANGELISTA, I. V. Exaustividade e especificidade na indexação: uma análise de conteúdo como perspectiva de investigação sobre o tema. XII Congresso ISKO Espanha e II Congresso ISKO Espanha-Portugal, 19-20 de novembro, 2015, Organización del conocimiento para sistemas de información abiertos. Murcia: Universidad de Murcia. Acesso em: 20 de ago. de 2024.

Lancaster, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. Acesso em: 20 de ago. de 2024.

SOUZA, B. P., FUJITA, M. S. ANÁLISE DE ASSUNTO NO PROCESSO DE INDEXAÇÃO: um percurso entre teoria e norma. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.24, n.1, p. 19-34, jan./abr. 2014. Acesso em: 21 de ago. de 2024.