Biblioteca Infantil Pequeno Principe

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

Este trabalho é uma primeira versão de uma política de indexação criada especificamente para a nova unidade do conjunto de bibliotecas do colégio Marista Rosário de Porto Alegre, RS. Nele você vai encontrar um panorama geral da Biblioteca Pequeno Príncipe, sua posição na organização como um todo e os estudos necessários para a definição da política de indexação.

Informações Institucionais

O colégio Marista Rosário é um dos mais tradicionais da cidade de Porto Alegre, com cerca de 450 educadores envolvidos nas mais diferentes atividades educacionais e pedagógicas. São mais de 3 mil estudantes e da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A estrutura física do colégio está dividida em três prédios, somando mais de 43 mil metros quadrados.

Informações gerais

A biblioteca passou por uma grande reforma e reestruturação em 2016, e se tornou o principal espaço literário do Colégio, além de uma ferramenta de marketing na captação de novos alunos.

Esse uso estratégico das outras unidades da biblioteca espalhadas pelo colégio permanece até os dias atuais.

Organograma institucional

100%

Informação da Biblioteca

A biblioteca Infantil Pequeno Principe, que está ligada a Biblioteca Central, que está subordinada a coordenação pedagógica, foi reinaugurada em Maio de 2023, dentro da estratégia do uso das bibliotecas como elemento central do convivio dos alunos e uma ferramenta de divulgação da escola.

Ela dispõe de um acervo infantil formado por aproximadamente 11.500 exemplares e foi inserida em um espaço que antes era usado por uma loja.

Foi equipada com mobiliário moderno, seguindo o padrão da biblioteca central, mas adaptado para os seus usuários, em sua maioria dos anos iniciais.

Em resumo, a Biblioteca oferece:

  • Ambiente na biblioteca central para consulta local;
  • Boletim de divulgação de novas aquisições;
  • Projetos de incentivo à leitura, tais como Hora do Conto (Anos Iniciais), Gibizando e Flybook (voltados à comunidade escolar), Feira do livro, Prêmio leitor;
  • Espaço para apresentações e exposições;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Catálogo online para consulta aos materiais do acervo através do Pergamum em https://bibliotecas.maristas.org.br/.

Localização

A Biblioteca está localizada no terceiro andar do prédio B do Colégio Marista Rosário na R. Irmão José Otão, 11 - Bom Fim, Porto Alegre - RS, 90035-060

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta: 7h20 às 18h10, sem fechar ao meio dia.

Estudo dos usuários

Abaixo organizamos as informações acerca das necessidades, desejos e usos da informação, que no caso específico deste estudo, são livros, registrados através de conversas com as profissionais da Biblioteca.

Áreas de interesse

Livros de literatura geral e livros usados pelos programas pedagógicos; Quadrinhos de autores nacionais; Livros de interesse geral, como os que respondem perguntas sobre diversos assuntos; Livros ilustrados.

Quanto a cobertura temática 90% do acervo da biblioteca infantil é literatura que está dividida por cores que sugerem níveis de leitura conforme abaixo:

  • Roxo: materiais sem texto, apenas com ilustrações.
  • Azul: Leitura inicial. Textos em letra de forma.
  • Amarelo: Leitura inicial. Mais ilustrações e menos texto.
  • Vermelho: Leitura intermediária. Menos ilustrações e mais texto.
  • Verde: leitura avançada. Mais texto. Com ou sem ilustrações.

Os livros de literatura são divididos, principalmente, em: Contos de fadas, poesia, folclore, fábulas, Monteiro Lobato, religião, paradidáticos e gibiteca. Na literatura utilizamos o 028.5 (CDD) e mais a cor

Níveis de experiências

Os alunos das séries iniciais estão sendo introduzidos a leitura e são iniciantes na busca e procura pela informação. Eles são movidos por curiosidade ou orientados pelos professores na busca por um livro específico. Os pais, acompanhados das crianças são um público secundário, que usam a biblioteca como fonte para satisfazer a necessidade do reforço da introdução ao hábito da leitura. Os professores e a coordenação que demandam a compra, organização e atualização do segundo o plano pedagógico.

Atividades que exercem volume

As obras de referência são de consulta local. As mediações de leitura são realizadas semanalmente com as turmas de educação infantil (nos anos iniciais). Também realiza oficinas e exposições para pais e estudantes, além de encontros com autores e ilustradores.

Características das questões propostas pelos usuários.

As duas bibliotecárias atendem a dois públicos diferentes, com questões particulares: um especializado e outro iniciante. Os professores tem demandas muito específicas, que são definidas em conjunto com a coordenação, portanto já são encaminhadas com um propósito. Já o público alvo da biblioteca, os alunos, não verbalizam suas necessidades e desejos de informação, e precisam ser observados pelas bibliotecárias que os orientam na escolha das obras.

Recursos

Recursos Financeiros

A biblioteca Infantil Pequeno Principe é mantida pelo colégio e usa os vastos recursos de um dos maiores colégios da cidade. Como faz parte da estrutura da Biblioteca Central, está dentro deste centro de custos.

Recursos Materiais

A biblioteca conta com um acervo de fantasias, fantoches e acessórios para mediações de leituras; material audiovisual, globos, mapas e audiobooks. Existe também acervo de figuras e letras em magneto para utilização nos quadros e no livrão para que cada estudante possa montar a sua história.

07.jpg
02.jpg
03.jpg
04.jpg
05.jpg
06.jpg
07.jpg

Recursos Humanos

Recursos humanos: número de pessoas suficiente e qualificação adequada para cada serviço a ser realizado.

Uma bibliotecária na unidade com uma assistente que estão ligadas a coordenação geral das Bibliotecas, a cargo da Coordenadora Geral Juliana Hugo e sua assistente direta, Cintia Borges Greff.

Política de Indexação

Para quem a política é direcionada?

Para a coordenação pedagógica e os professores dos anos iniciais do Colégio Marista Rosário de Porto Alegre, e a equipe de bibliotecárias da Biblioteca Pequeno Príncipe.

Quais os limites de sua aplicação?

Esta política de indexação foi criada especificamente para a Biblioteca Pequeno Príncipe mesmo fazendo parte de uma política de indexação geral da biblioteca central. O limite desta política foi definido a partir da análise do público alvo primário, as crianças, e restringe a sua aplicação aos objetivos de letramento e alfabetização.

Onde a política deveria ser publicada?

Ela deve fazer parte da política de indexação central das bibliotecas do colégio Marista Rosário como uma subárea e vai ser publicada no sistema interno de gestão de documentos da escola, com acesso previsto para toda a estrutura abaixo da direção do colégio.

Deve-se mante o histórico da política?

Sim, através do uso do sistema de gestão de documentos, a política de histórico fica garantida.