Biblioteca Infantil Pequeno Príncipe-2025/2

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar

Editando Biblioteca Infantil Pequeno Principe Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Apresentação

Este trabalho se trata do desenvolvimento de uma política de indexação criada especificamente para uma unidade do conjunto de bibliotecas (Biblioteca Infantil Pequeno Príncipe) do colégio Marista Rosário de Porto Alegre, RS. Nesta página será possível encontrar um panorama geral da Biblioteca Infantil Pequeno Príncipe, assim como informações mais específicas como sua posição na organização como um todo e os estudo necessários para a definição da política de indexação.

Informações Institucionais

O Colégio Marista Rosário é uma escola particular localizada na cidade de Porto Alegre, que integra o Marista Brasil, uma rede de 98 escolas e colégios distribuídos em 20 estados do Brasil e no Distrito Federal. Atualmente conta com mais de 3 mil estudantes, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, e com uma equipe de aproximadamente 450 funcionários. A instituição teve sua construção iniciada em 1904, com os irmãos Géraud Dethoôr e Ambrosi Michel assumindo a liderança da Escola Nossa Senhora do Rosário, com as atividades sendo desenvolvidas em duas salas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Nos anos que se seguiram a escola mudou de localização diversas vezes até se estabelecer no prédio atual em 1927, quando foi inaugurado. Nos anos que se seguiram, a escola se desenvolveu com a criação de cursos superiores (quando foi criada a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS), o grupo escoteiro Tupã-ci (que se mantém ativo até os dias de hoje), cursos profissionalizantes nos anos 1970 e recebendo diversos prêmios relacionado à qualidade de sua educação.

A estrutura física do colégio está dividida em três prédios, somando mais de 43 mil metros quadrados, com salas climatizadas e ambientes acolhedores, variando de salas que incentivam a criatividade, salas de aula comuns, salas de descanso, laboratórios e, o objeto deste projeto, as Bibliotecas.

Informações gerais

O Colégio Marista rosário conta com duas Bibliotecas: A Biblioteca Marista Rosário e a Biblioteca Infantil Pequeno Príncipe, que será o foco desta sessão. Em 2016 a biblioteca passou por uma grande reforma e reestruturação, tornando-se o principal espaço literário do Colégio _além de uma ferramenta de marketing e captação de novos alunos. A Biblioteca infantil conta com diversos elementos lúdicos e interativos, como túneis internos, palcos para contação de histórias, e o chamado "livrão" - espécie de quadro interativo analógico em formato de um livro aberto -, no qual os alunos podem criar suas próprias narrativas.

Essa divisão das bibliotecas para os públicos, assim como a formulação de seu espaço para melhor aproveitamento, permanece a mesma até os adias atuais.

Organograma institucional

100%

Informação da Biblioteca Infantil

A biblioteca Infantil Pequeno Principe, ligada a Biblioteca Central - que é subordinada a coordenação pedagógica - teve sua reinauguração em Maio de 2023, dentro da estratégia do uso das bibliotecas como elemento central do convívio dos alunos e uma ferramenta de divulgação da escola.

Ela dispõe de um acervo infantil formado por aproximadamente 11.500 exemplares e foi inserida em um espaço que antes era usado por uma loja.

Foi equipada com mobiliário moderno, seguindo o padrão da biblioteca central, mas adaptado para os seus usuários, em sua maioria dos anos iniciais.

Em resumo, a Biblioteca oferece:

  • Ambiente na biblioteca central para consulta local;
  • Boletim de divulgação de novas aquisições;
  • Projetos de incentivo à leitura, tais como Hora da Leitura (Anos Finais), Hora do Conto (Anos Iniciais), Gibizando e Flybook (voltados à comunidade escolar), Feira do livro, Prêmio leitor, Espaço da Família na Biblioteca Central – dispõe de obras indicadas às famílias, com temas sobre educação, desenvolvimento infantil e juvenil, hábitos de estudo;
  • Espaço para apresentações e exposições;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Catálogo online para consulta aos materiais do acervo através do Pergamum em https://bibliotecas.maristas.org.br/;
  • Acesso à internet e digitalização (destinado aos estudantes para pesquisa e digitação de trabalhos);
  • Memorial fotográfico;
  • Empréstimo domiciliar a toda a comunidade escolar;
  • Orientação à normalização de trabalhos escolares conforme as normas da ABNT;
  • Treinamento de usuários, entre outros.

Localização

A Biblioteca está localizada no terceiro andar do prédio B do Colégio Marista Rosário na R. Irmão José Otão, 11 - Bom Fim, Porto Alegre - RS, 90035-060

02.jpg
03.jpg
04.jpg
05.jpg
07.jpg

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta: 7h20 às 18h10, sem fechar ao meio dia.

Estudo dos usuários

Abaixo organizamos as informações acerca das necessidades, desejos e usos da informação, que no caso específico deste estudo, são livros, registrados através de conversas com as profissionais da Biblioteca.

Áreas de interesse

Livros de literatura geral e livros usados pelos programas pedagógicos; Quadrinhos de autores nacionais; Livros de interesse geral, como os que respondem perguntas sobre diversos assuntos; Livros ilustrados.

Quanto a cobertura temática 90% do acervo da biblioteca infantil é literatura que está dividida por cores que sugerem níveis de leitura conforme abaixo:

  • Roxo: materiais sem texto, apenas com ilustrações.
  • Azul: Leitura inicial. Textos em letra de forma.
  • Amarelo: Leitura inicial. Mais ilustrações e menos texto.
  • Vermelho: Leitura intermediária. Menos ilustrações e mais texto.
  • Verde: leitura avançada. Mais texto. Com ou sem ilustrações.

Os livros de literatura são divididos, principalmente, em: Contos de fadas, poesia, folclore, fábulas, Monteiro Lobato, religião, paradidáticos e gibiteca. Na literatura utilizamos o 028.5 (CDD) e mais a cor

Níveis de experiências

Os alunos das séries iniciais estão sendo introduzidos a leitura e são iniciantes na busca e procura pela informação. Eles são movidos por curiosidade ou orientados pelos professores na busca por um livro específico. Os pais, acompanhados das crianças são um público secundário, que usam a biblioteca como fonte para satisfazer a necessidade do reforço da introdução ao hábito da leitura. Os professores e a coordenação que demandam a compra, organização e atualização do segundo o plano pedagógico.

Atividades que exercem volume

As obras de referência são de consulta local. As mediações de leitura são realizadas semanalmente com as turmas de educação infantil (nos anos iniciais). Também realiza oficinas e exposições para pais e estudantes, além de encontros com autores e ilustradores.

Características das questões propostas pelos usuários.

As duas bibliotecárias atendem a dois públicos diferentes, com questões particulares: um especializado e outro iniciante. Os professores tem demandas muito específicas, que são definidas em conjunto com a coordenação, portanto já são encaminhadas com um propósito. Já o público alvo da biblioteca, os alunos, não verbalizam suas necessidades e desejos de informação, e precisam ser observados pelas bibliotecárias que os orientam na escolha das obras.

Recursos

Recursos Financeiros

A biblioteca Infantil Pequeno Principe é mantida pelo colégio e usa os vastos recursos de um dos maiores colégios da cidade. Como faz parte da estrutura da Biblioteca Central, está dentro deste centro de custos.

Recursos Materiais

A biblioteca conta com um acervo de fantasias, fantoches e acessórios para mediações de leituras; material audiovisual, globos, mapas e audiobooks. Existe também acervo de figuras e letras em magneto para utilização nos quadros e no livrão para que cada estudante possa montar a sua história.

Recursos Humanos

Recursos humanos: número de pessoas suficiente e qualificação adequada para cada serviço a ser realizado.

Uma bibliotecária na unidade com uma assistente que estão ligadas a coordenação geral das Bibliotecas, a cargo da Coordenadora Geral Juliana Hugo e sua assistente direta, Cintia Borges Greff.

Política de Indexação

Na biblioteconomia, indexação é o processo de análise do conteúdo de um documento para identificar e representar seu assunto principal através de termos-chave, com o objetivo de facilitar a recuperação da informação. Este processo é fundamental para organizar coleções e permitir que usuários encontrem documentos de seu interesse de forma rápida e eficiente, tanto em catálogos físicos quanto digitais. A política de indexação interessa a profissionais que realizam o tratamento temático de documentos, aos gestores e dirigentes de sistemas de recuperação da informação, aos usuários e aos próprios sistemas de informação: centros de documentação, bibliotecas, arquivos e serviços de informação especializados em áreas de assunto que precisam aprimorar a recuperação da informação para seus usuários.

Para quem a política é direcionada?

Esta política é direcionada para a coordenação pedagógica e a equipe docente dos anos iniciais do Colégio Marista Rosário de Porto Alegre, assim como para a equipe de bibliotecárias da Biblioteca Infantil Pequeno Príncipe.

Como funcionará a revisão do acervo?

A revisão do acervo será feita Anualmente antes do início do período letivo.

Deverá ser verificada:

  • Faixa etária (bebês, crianças em fase de alfabetização, pré-adolescentes);
  • Qualidade literária (narrativa, ilustrações, linguagem);
  • Estado de conservação - Verificação física: Separar livros danificados (rasgados, manchados, com páginas soltas).
  • Diversidade e inclusão (representatividade étnica, de gênero, cultural, pessoas com deficiência);
  • Atualidade (conteúdos desatualizados ou com informações incorretas);
  • Descartar livros irreparáveis ou obsoletos;
  • Substituir edições antigas por versões atualizadas (se necessário).

Quais os limites de sua aplicação?

Esta política de indexação foi criada especificamente para a Biblioteca Pequeno Príncipe mesmo fazendo parte de uma política de indexação geral da biblioteca central. O limite desta política foi definido a partir da análise do público alvo primário, as crianças, e restringe a sua aplicação aos objetivos de letramento e alfabetização.

Onde a política deveria ser publicada?

Ela deve fazer parte da política de indexação central das bibliotecas do colégio Marista Rosário como uma subárea e vai ser publicada no sistema interno de gestão de documentos da escola, com acesso previsto para toda a estrutura abaixo da direção do colégio.

Deve-se manter o histórico da política?

Sim, através do uso do sistema de gestão de documentos, a política de histórico fica garantida.

Proposta para uma implantação de política

A política de indexação deva servir como subsídio para a organização do conhecimento no catálogo, atuando como guia para o bibliotecário no momento da determinação dos assuntos dos documentos descritos nesses registros.

Adequação do sistema

Este aspecto está relacionado à habilidade do bibliotecário catalogador em determinar o assunto do documento e traduzi-lo adequadamente para o vocabulário controlado. Deve haver um esforço do bibliotecário no que diz respeito à representação adequada do conteúdo do documento. Esse processo exige análise criteriosa pelo indexador, que deve interpretar o assunto principal do documento, elementos textuais.

Campos e sub/campos do formato MARC

  • 001 Número de controle
  • 003 Código MARC da última atualização
  • 005 Data e hora da última atualização
  • 008 Tamanho fixo
  • 021 IBSN
  • 022 ISSN
  • 035 Número de controle de sistema
  • 040 Fonte catalogação
  • 080 Classificação CDU
  • 090 Número de chamada
  • 100 Ponto de acesso principal para autor
  • 245 Título principal
  • 250 Edição
  • 260 Local de publicação
  • 300 Descrição física dimensões
  • 490 Indicação de série
  • 500 Nota geral
  • 650 Assunto tópico
  • 700 Entrada secundária para autores ou colaboradores
  • 800 Entrada secundária para série- Entrada pessoal
  • 830 Entrada secundária de série- Título Uniforme

Capacidade de consulta a esmo

Este aspecto diz respeito à interface de busca dos sistemas utilizados para a recuperação da informação, principalmente sobre a estrutura temática que os organiza. A capacidade de consulta pode ser de duas formas: busca no software Pergamum online e busca presencial na biblioteca, o acervo é destinado a crianças em fase de alfabetização, a busca deve ser feita por adultos.

Capacidade de revocação e precisão do sistema

Este aspecto diz respeito à recuperação da informação na base de dados, no âmbito da exaustividade, revocação e precisão. A revocação é a capacidade de recuperar documentos úteis, refere-se aos documentos relevantes recuperados divididos pelo documentos recuperados. A precisão é a capacidade de evitar documentos inúteis, o número de documentos relevantes recuperados divididos entre o total de documentos recuperados. A decisão política a respeito da capacidade de revocação e precisão do sistema de recuperação da informação está fortemente ligada a questões de especificidade e exaustividade.

Cobertura de assuntos

A cobertura temática dos documentos deve corresponder às áreas do conhecimento em que a biblioteca atua e de abrangência do sistema de recuperação da informação. O cenário da coleção é voltada para crianças em fase de alfabetização, nesse contexto os assuntos de interesse são os livros pedagógicos, Contos de fadas, poesia, folclore, fábulas, Monteiro Lobato, religião, paradidáticos e gibiteca, a literatura se divide em níveis de mais ou menos textos e ilustrações.

Consistência/Uniformidade

O tópico trata da forma como um mesmo assunto deve ser analisado conceitualmente e traduzido da mesma maneira, sendo o tamanho do vocabulário utilizado e o número de conceitos representados fatores que afetam a consistência e a uniformidade. Fatores influenciam a consistência da indexação : o bibliotecário indexador (metodologia da leitura), o documento (complexidade do conteúdo e características), o contexto( política da instituição), e carga horário de trabalho.

Detalhamento dos procedimentos relacionados à leitura documentária

A leitura documentária deve ser realizada a partir do exame de partes do documento que possibilitará a identificação e seleção dos assuntos, de acordo com os seguintes passos:

  • Título, subtítulo, resumo e palavras-chave: verificados na fase inicial da leitura, não deve influenciar de imediato o indexador, pois, por muitas vezes, eles não refletem com veracidade o conteúdo do documento;
  • Introdução: centrar principalmente nos objetivos do texto;
  • No capítulo de Metodologia (Material e Métodos) a atenção maior deverá ser dada para as técnicas,

instrumentos, procedimentos adotados na realização da pesquisa, bem como o local e ambiente em que esta se passa;

  • Prestar atenção nos títulos dos capítulos, parágrafos, gráficos, tabelas, diferenciação tipográfica etc;
  • ler também a conclusão: verificar com detalhes, sendo importante para a comprovação dos objetivos propostos;

Economia

Para (Vílchez Pardo, 2002, apud Fujita; Gil Leiva, 2012, p.114) Economia: não determinar vários cabeçalhos de assunto a um único documento. Em caso de biblioteca pública, determinar um assunto mais geral. O processo de indexação em relação a economia de um documento pode ser aplicada:

  • Economia no uso de recurso humano e nos procedimentos, como redução do esforço intelectual;
  • o espaço físico em relação ao termo, evitando redundância ou excesso;
  • Equilibrar abrangência e precisão, escolhendo termos específicos para facilitar a recuperação

Escolha da linguagem

De acordo com Carneiro (1985, p 231, apud Fujita; Gil Leiva, 2012, p.119) Escolha da linguagem: a linguagem documentária afeta o desempenho de um sistema de recuperação de informação tanto na estratégia de busca (estabelece a precisão com que o técnico de busca pode descrever os interesses do usuário) quanto na indexação (estabelece a precisão com que o indexador pode descrever o assunto do documento). Portanto, a partir de estudos do sistema, deve-se optar entre linguagem livre ou linguagem controlada e linguagem pré-coordenada ou pós-coordenada;

Especificidade

Este item refere-se ao nível de especificidade que tanto a linguagem documentária quanto a unidade de informação permitem ao bibliotecário catalogador ser específico na determinação de um assunto de um documento. A tendência geral entre as bibliotecas é representar o assunto dos documentos no nível mais geral, fazendo com que haja uma alta revocação, ou seja, a recuperação de um grande número de documentos. Nesse caso, a precisão não será contemplada, exigindo do usuário um esforço maior de seleção do material recuperado que atenda diretamente suas intenções de busca.

Exaustividade

Este aspecto refere-se à medida de extensão em que todos os assuntos presentes em um documento são identificados e selecionados durante a leitura documentária e traduzidos na linguagem utilizada. Pode ser definida em dois aspectos: quantitativo(número de remos) e a extensão da representação do conteúdo coberta pelo termo(cada termo tenha pertinência e relevância para o conteúdo )

Estratégia de busca

Este tópico deve ser pensado, dentro de uma forma a definir se a busca no sistema será feita pelo bibliotecário ou pelo próprio usuário. A forma como o usuário fará a busca, se ele mesmo ou um bibliotecário, está muito relacionada com a forma de organização das informações no sistema de recuperação da informação. Uma forma de auxiliar o usuário no momento da recuperação da informação, é a disponibilização da linguagem para que o usuário faça a consulta, verifique as opções do sistema de recuperação da informação e decida pelo termo que melhor represente sua necessidade de busca. A busca feita presencialmente na biblioteca com o auxílio, o bibliotecário orientará o usuário em sua estratégia. No uso do catálogo online pergamum, na busca autônoma o usuário pode optar por elaborar sua própria estratégia.

Adequação

Este aspecto está relacionado à habilidade do catalogador em determinar o assunto do documento e traduzi-lo adequadamente para o vocabulário controlado. Deve haver um esforço do catalogador no que diz respeito à representação adequada do conteúdo do documento. Devem ser realizados revisões e controle de qualidade das indexações, apontando melhorias e corrigindo falhas, garantindo consistência e uniformidade.

Formas de saída dos resultados

Este item diz respeito ao formato de apresentação dos resultados de busca aos usuários e qual a influência disso quanto à precisão dos resultados. Os resultados no catálogo online (Pergamum) da BIPP, são de forma textual em lista simples: titulo, autor, data.

Formação do indexador

Este item diz respeito ao tipo de formação inicial e continuada que se espera do profissional que vai fazer a indexação na biblioteca. O profissional precisa ter uma formação voltada para área, preferencialmente formado em Biblioteconomia, estar familiarizado com as técnicas da indexação, atualizando-se regularmente.

Manual de indexação

Segundo Fujita e Gil leiva (2012, p. 174) "O manual de indexação deve integrar o rol de documentação oficial de uma biblioteca, estar descrito em ordem lógica de etapas a serem seguidas para a análise de assuntos, fornecer as regras, diretrizes e procedimentos para o trabalho do indexador e, principalmente, conter os elementos constituintes da política de indexação adotada por um sistema de informação". Ele deve ser uma composição de três tipos de manuais:

  • Manual de operações ou procedimentos: descreve a atividade de indexação de modo geral.
  • Manual de política: aponta diretrizes sobre as políticas a serem seguidas pelos indexadores no momento da indexação.
  • Manual de organização: deve servir como um repositório das experiências acumuladas dos indexadores mais antigos, para facilitar a aprendizagem pelos mais novos.

Seleção e aquisição do documento-fonte

Para Carneiro (1985, p 231, apud Fujita; Gil Leiva, 2012, p.109) documentos-fonte: extensão da cobertura do sistema em áreas de assunto de seu interesse e a qualidade dos documentos, nessas áreas de assunto, incluídos no sistema. O critério de seleção deve estar de acordo com a política de desenvolvimento de coleção da BIPP. A seleção e aquisição deve estar de acordo com a necessidade do usuário.

Síntese

Segundo Vílchez Pardo (2002, apud Fujita; Gil Leiva, 2012, p.114) é o conteúdo expresso com maior simplicidade possível. O indexador deve definir o assunto central da obra simples e em poucas palavras: palavra-chave.

Uso

Segundo Vílchez Pardo (2002, apud Fujita; Gil Leiva, 2012, p.114) O uso se refere a não perder de vista o usuário, a coleção etc.


Referências

FUJITA, M. S. L.; GIL LEIVA, I. Política de Indexação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. ISBN 9788579831997. Disponível em : https//www.marilia.unesp.br//Home/Publicacoes/politica-de-indexacao_ebook.pdf. Acesso em: 15 out. 2025

MARC21. Machine Readable Cataloging. Tradução: Catalogação Legível por Computador. Disponível em: https://marc.febab.org/ Acesso em: 11 out. 2025.

Colégio Marista Rosário. Biblioteca Infantil Pequeno Príncipe. Disponível em: https://colegiosmaristas.com.br/rosario/ Acesso em: 10 out. 2025


Resumo da edição: Marcar como edição menor Vigiar esta página Por favor, note que todas as suas contribuições em SC4 são consideradas como lançadas nos termos da licença Creative Commons - Atribuição – Compartilhamento pela mesma Licença (veja SC4:Direitos de autor para detalhes). Se não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado e redistribuído de tal forma, não o envie. Você está, ao mesmo tempo, garantindo-nos que isto é algo escrito por você mesmo ou algo copiado de uma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre. NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS AUTORAIS SEM A DEVIDA PERMISSÃO!

   Ajuda de edição (abre numa nova janela)

Menu de navegação Moonnie Discussão Preferências Páginas vigiadas Contribuições Sair PáginaDiscussão LerEditarVer históricoVigiar

Mais Pesquisa Pesquisar em SC4 Página principal Mudanças recentes Página aleatória Ajuda do MediaWiki Ferramentas Páginas afluentes Mudanças relacionadas Enviar arquivo Páginas especiais Informações da página Política de privacidadeSobre SC4Termo de responsabilidade Creative Commons - Atribuição – Compartilhamento pela mesma LicençaPowered by MediaWiki