Biblioteca Fernandes Bastos (Cássia)
A INSTITUIÇÃO: BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL FERNANDES BASTOS
A Biblioteca Municipal está localizada na cidade de Osório-RS, na rua Marechal Floriano, 980. É situada em uma das principais ruas de Osório, bem no centro da cidade, próxima de pontos importantes do bairro e da cidade, como a faculdade que fica a frente, a igreja matriz, os principais comércios e locais para alimentação, a biblioteca também faz parte do Largo dos Estudantes, onde constantemente é realizado eventos pela biblioteca e de outras iniciativas por outras instituições. Esse contexto de localização que a biblioteca está inserida traz grande visibilidade dela pelo público e consequentemente, bom fluxo de usuários e utilização de serviços/espaço/obras. A biblioteca tem como missão “promover a educação e a inclusão social por meio da informação e da leitura”, está de portas abertas para atendimento de segunda à sexta durante a manhã e à tarde. A Biblioteca está subordinada à Secretaria da Educação da cidade de Osório e a equipe de colaboradores que atuam na biblioteca é composta por 2 bibliotecárias e 1 estagiário.
Organograma da Biblioteca Fernandes Bastos
(Organograma produzido pelo app Lucid)
USUÁRIOS
O público alvo da biblioteca é formado pela comunidade de moradores da cidade de Osório, com maior frequência de presença das pessoas que residem ou trabalham no bairro centro, onde por muitas das vezes aproveitam do horário de intervalo para estarem na biblioteca. As escolas de ensino fundamental e médio da cidade possibilitam e incentivam a utilização da biblioteca pública pelos alunos, sendo que, como já citado, constantemente são realizados eventos no Largo dos Estudantes e a biblioteca realiza diversas atividades como por exemplo: contação de histórias e entre outras. A biblioteca também conta com a presença de um público de meia idade. O nível de experiência dos usuários é de nível fundamental e médio, tendo em vista que o maior público vem para a Biblioteca conduzido pelas atividades escolares mas a comunidade de nível superior frequenta e utiliza os serviços prestados pela biblioteca da instituição a qual estuda. A procura e interesse de leitura e pesquisa dos usuários estão ligados aos materiais de literatura ou de informações básicas das grandes áreas, por exemplo: espiritismo; estudo da língua portuguesa; estudo da história do Rio Grande do Sul, Introdução à matemática e entre outros. Em procura de serviços, podemos citar os alunos que realizam suas atividades escolares nas bibliotecas, utilizando os materiais para pesquisa, o computador para realização do trabalho e até mesmo o auxílio de pequenas dúvidas com a equipe da biblioteca. (Está sendo realizada uma pesquisa para melhor entendimento de quem é o público da biblioteca, onde cada usuário que adentra a biblioteca deve responder questões simples do tipo: bairro que mora, escola que estuda, qual a sua frequência à biblioteca, o que espera da biblioteca)
INFRAESTRUTURA, RECURSOS FINANCEIROS PARA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DA BIBLIOTECA
Em 2023 a Biblioteca Pública completou seus 80 anos de existência, através de um excelente trabalho cultural e de zelo pela comunidade osoriense. A estrutura física da biblioteca é composta por um prédio histórico da cidade de Osório, esse possui no primeiro andar térreo a divisão em área de acervo, área de acervo infantil, área de atendimento ao público, armários guardas-volumes, sala da bibliotecária chefe, sala de processamento técnico, sala de convivência, banheiros. No segundo andar possui um mezanino com espaço lúdico onde são realizadas contações de histórias, palestras, teatros e entre outros. A principal forma de aquisição e aumento do acervo da biblioteca, se dá através de doações de livros pelos usuários e doações de livros novos escritos por autores osorienses. A forma de aquisição por compra é realizada da seguinte forma: anualmente a equipe produz uma lista desiderata com os títulos pretendidos a obter e com o orçamento das editoras já feito, então a Secretaria da Educação da cidade de Osório realiza a compra, conforme a equipe informou, quase sempre todos os ítens da lista desiderata são supridos. Atualmente, através de um projeto realizado pela equipe da biblioteca, o qual foi aprovado, a biblioteca ganhou verba para a execução de uma reforma, durante o mês de julho até outubro, ela permanecerá fechada, sem realização de seus trabalhos, por conta da manutenção e reforma.
RECURSOS MATERIAIS E FÍSICOS NECESSÁRIOS PARA O ATENDIMENTO À COMUNIDADE USUÁRIA
O acervo que atende aos usuários é composto por livros, periódicos, mapas, DVDs, multimídia, livros infantis, gibis, HQs. Os recursos estruturais físicos são compostos com espaço para leitura e estudos: com mesas, cadeiras, 2 computadores para pesquisa e realização de trabalhos escolares ou acadêmicos. A biblioteca tem o propósito de ser cada vez mais acessível fisicamente e também possuir acervo que garanta a acessibilidade para os usuários que possuem necessidades especiais; a biblioteca possui um acervo de obras em braille, como literaturas: a saga crepúsculo e entre outros, como também dicionários em braile.
GESTÃO DE PESSOAS
O atendimento ao público que concerne os serviços de devolução, empréstimos, renovação, auxílio para encontrar livros nas estantes, guarda de livros, organização do acervo, colagem de etiquetas de lombada e código de barras de livros, a carimbagem, a contação de histórias são de responsabilidade dos colaboradores Auxiliares de Biblioteca. A produção da lista desiderata juntamente com os orçamentos, o tratamento do material desde o momento que ele chega, a catalogação e indexação, a produção de etiquetas e códigos de barras, o descarte de materiais, o serviço de referência, a contação de histórias, o auxílio para utilização das normas da ABNT é de responsabilidade da Bibliotecária chefe. A partir de novas contratações, o cargo de auxiliar de biblioteca será extinto no município de Osório, tornando a vaga disponível apenas para Técnicos em Biblioteconomia, então esse será o novo nível de experiência exigido.
POLÍTICA DE INDEXAÇÃO
A política de indexação que será realizada é direcionada à bibliotecária responsável pelo processamento técnico e que realiza a catalogação e indexação de materiais, consequentemente, também é direcionada a outros profissionais bibliotecários que possam vir a ser responsáveis por realizarem a indexação e catalogação de materiais na Biblioteca Municipal Fernandes Bastos. A política de indexação deve ser anexada pela prefeitura de Osório no próprio documento decreto de regimento da Biblioteca. O limite da aplicação da política será de no máximo cinco anos, será necessário que a política de indexação passe por avaliação a cada três anos, para atualizações, alterações, valorização da padronização e melhoria da recuperação da informação. Essas pequenas ou grandes alterações devem ser registradas gerando um histórico de alterações.
Cobertura Temática
Direito, Psicologia, Zoologia, Enciclopédias, História (Brasil, outros países, Rio Grande do Sul, Cidades do RS), Geografia, Odontologia, Saúde, Biografias, Guerras, Literatura brasileira e outros países, Administração, Fotografia, Música, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa, Química, Agronomia, Educação, Leis, filosofia, Política, Ciências Políticas, Jornalismo, Religião, Biblioteconomia.
Composição do Acervo
Livros, periódicos, mapas, DVDs, multimídia, livros infantis, gibis, HQs.
Cobertura de Assuntos
Cobertura de assuntos dos materiais infantis: música, humor, crianças famosas, dinossauros, boas maneiras, ecologia, histórias bíblicas, gibis da Turma da Monica, histórias em inglês, histórias em espanhol. (Os materiais infantis são organizados e classificados por letras do alfabeto em cor colorida, as letras representadas são as iniciais do sobrenome do autor). Cobertura de assunto dos livros de literatura: literatura brasileira, literatura alemã, literatura francesa, literatura dinamarquesa, literatura italiana, literatura mexicana, literatura inglesa, literatura chilena, literatura cubana, literatura argentina, literatura espanhola e entre outros.
Produtos e Serviços
Empréstimo/devolução e renovação de livros, espaço para leitura e estudos, dois computadores para realização de pesquisas e trabalhos escolares, contação de histórias, roda de conversa sobre determinado livro ou autor, teatros, acessibilidade para cegos com materiais em braille.
INDEXAÇÃO
O resultado de uma indexação realizada com eficácia ou não pode trazer resultados do tipo: revocação, precisão, especificidade, exaustividade, veremos as características de cada resultado de busca:
Revocação e precisão
Na busca por termos ou temática em sistemas de bibliotecas que obtêm a precisão, são recuperados documentos precisos, apenas o que é útil para aquele tema, evita-se documentos inúteis. Já na busca que se obtém resultados com revocação, é recuperado tudo que possa ser útil e assim abrange documentos inúteis ao pesquisador.
Especificidade e exaustividade
A especificidade e exaustividade condiz com a quantidade de termos que o indexador utilizará no momento da indexação de assuntos. Por exemplo, ao fazer a leitura técnica de um livro, escolhe-se 3 assuntos e termos para utilizar na indexação, é uma indexação com especificidade. Quando é escolhido mais de cinco assuntos e termos para a indexação, torna-se uma indexação com exaustividade.
Formação do Indexação
O profissional bibliotecário, o técnico em biblioteconomia ou aluno da área da biblioteconomia que possam vir a atuar no quadro de funcionários da biblioteca tem a permissão para realizarem a catalogação e indexação, tendo em vista que o técnico e o aluno precisam serem orientados antes de passar a realizar a atividade sozinhos, também será feito uma correção e avaliação da atividade quando necessário. O indexador precisa estar consciente das diretrizes que constam na política de indexação e no Manual de Catalogação.
Procedimentos relacionados à indexação
Para a realização da leitura técnica do material a ser indexado e catalogado, são necessárias três etapas. A primeira: análise conceitual, onde precisa ser consultada a ficha catalográfica do livro, sumário, resumo, introdução, palavras-chaves, ilustrações, gráficos. Nessa primeira etapa é possível obter informações de - título, subtítulo, autor, tradutor, ilustrador, título original, editora e entre outras informações. A segunda etapa: identificação dos conceitos, é o momento de fazer a coleta de informações sobre os termos e tema abrangente no tal documento a ser indexado, observando a qual grande área pertence, qual a limitação do tema. A terceira etapa: tradução, é onde torna-se acessível os termos e assuntos de acordo com os usuários e públicos que temos.
Manual de indexação
Será disponibilizado no link: https://docs.google.com/document/d/1Xk4mrfkeSM7j2Yi4ivVt_EqABUMan9Dnpg7wamAAFzk/edit
LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA
A Biblioteca Fernandes Bastos utiliza a CDU (Catalogação Decimal Universal), não faz utilização de tesauro ou linguagem controlada, por se tratar de uma biblioteca pública que abrange um resumo das grandes áreas do conhecimento, sem tratar de uma área em específico.
Escolha da linguagem, Consistência e Uniformidade
Como já citado, a Biblioteca não utiliza uma linguagem padrão específica, não possui tesauro próprio. Com a leitura técnica do material a ser catalogado é possível identificar alguns assuntos tratados no material, o termo é adicionado no Campo Marc destinado a tal notação, também leva-se em conta a qual grande área do conhecimento pertence o material, que pode ser um termo para recuperação do material posteriormente. Utiliza-se a tabela Cutter para autor. E por último, não menos importante, é feita a conferência nos catálogos da Biblioteca Nacional e da Biblioteca do Congresso.
Adequação
A adequação diz respeito aos diferentes tipos de materiais e quais são os critérios para a indexação de cada tipo de material que compõem o acervo da Biblioteca. Mas o passo a passo padrão se estende a todos os livros, livros infantis e periódicos. Os mapas, DVDs e Multimídias atualmente com pouca frequência são adquiridos, pois não existe tanta procura desses materiais pelos usuários. No momento da indexação esses materiais entram por título e responsável pela produção.
SISTEMA DE BUSCA E RECUPERAÇÃO POR ASSUNTO
O sistema utilizado para o catálogo da Biblioteca Fernandes Bastos é o Pergamum. De forma simples, sozinho ou com ajuda de um funcionário da Biblioteca, o usuário pode buscar no sistema por Autor, Título, Número de Classificação (lombada), Número de ISBN, Ano de publicação, Nome da Coleção, Assunto, Nome da Editora e entre outros.
Avaliação do sistema
O Sistema Pergamum produz alguns relatórios como: Estatísticas de Consulta de Materiais, Quais materiais estão reservados e entre outras informações que é possível consultar no próprio sistema. A avaliação da qualidade do sistema é discutida em pauta de reunião toda vez que a comunidade de usuários necessitam realizar uma grande pesquisa para trabalho escolar, trabalho acadêmico ou outra demanda. Então a equipe se reúne com os resultados e avaliam se o Sistema e forma de indexação está trazendo o retorno requerido e esperado.
Campos de assunto do formato MARC
Os campos Marc que a Biblioteca utiliza para a notação de assuntos é o 653 (assunto não controlado) e 690 (assunto livre) para algum assunto menos citado ou assunto novo no acervo.
Capacidade de consulta a esmo (browsing)
O catálogo do Sistema Pergamum permite buscas e entrega resultados diretos, como retorno a um autor específico, assunto ou título. Mas em contrapartida a Biblioteca faz uso de seu Blog (https://pmobiblioteca.wordpress.com/) para exposição de novas aquisições e novas obras que foram incorporadas ao acervo. Também o acervo fisicamente é disponibilizado com espaço para que os usuários possam caminhar entre as estantes e assim fazer suas escolhas de leitura.
Estratégia de busca
A estratégia de busca já foi citada e detalhada no item 9.
Forma de saída dos dados
Como resultado da busca feita pelo usuário (por exemplo, uma busca por nome de autor), o Sistema Pergamum expõe os materiais daquela autoria, com a quantidade de exemplares de cada título, contém as informações: ano de publicação, número da edição, nome da editora e local de edição, número de ISBN e número de chamada (pelo qual o usuário consegue localizar na estante).
AVALIAÇÃO
Como já citado no item 6, a cada três anos a Política de Indexação passará por alterações e revisões, sendo levado em consideração a discussão em pautas de reuniões com equipe da Biblioteca e com algum membro da comunidade que voluntariamente tenha o desejo de participar.
REFERÊNCIAS
Prefeitura de Osório. Decreto nº 173/2013. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a1/rs/o/osorio/decreto/2013/18/173/decreto-n-173- 2013-regimento-da-biblioteca-publica-fernandes-bastos?q=173. Acesso em: 07 jun. 2023.
Site do aplicativo utilizado para a produção do Organograma: https://lucid.app/lucidchart/d5b0588e-001c-4549-8c97-8b738e9986e1/edit?invitationId=inv_c7151453-e94c-49bb-b72a-7ac7a74367bf&page=0_0#
Fontes consultadas: Blog: https://pmobiblioteca.wordpress.com/