Biblioteca Comunitária do Arvoredo

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

O documento tem como objetivo definir uma proposta de política de indexação para a (Biblioteca Comunitária do Arvoredo), considerando o seu cenário, território e especificidades da instituição, seus interagentes, recursos financeiros e de gestão de pessoal disponíveis.


Quem Somos

A Biblioteca Comunitária do Arvoredo é uma biblioteca de tipologia comunitária localizada na Vila Mapa, bairro Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre/RS. Fundada em 2015, integra o coletivo Beabah! - Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul, a rede Periferia Brasileira de Letras e a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC). Atende de forma gratuita a comunidade do entorno, além de realizar parcerias estratégicas com instituições sociais, de ensino, assistência e culturais do território. Através do enraizamento comunitário, promove ações de cultura, educação não-formal, economia criativa e literatura em seu espaço.

O que nos move

A Biblioteca Comunitária do Arvoredo tem como atividade principal a promoção e realização de atividades culturais para a comunidade, com enfoque na cultura periférica e afirmativa. São balizadores desta atividade os seguintes conceitos:

Missão: "Descentralizar e democratizar o acesso ao livro, leitura, literatura, educação e cultura através de ações literárias na periferia da Lomba do Pinheiro."
Visão: "Ser referência local na tranformação social através do livro, educação e da cultura."
Valores: "Ética, Acolhimento e Respeito à diversidade."

Localização

A Arvoredo está localizada na rua Santo Dias da Silva, 727 - bairro Lomba do Pinheiro - Porto Alegre/RS, Brasil.

Funcionamento

A Biblioteca tem seu horário de funcionamento: Segundas e quintas, das 9 às 17h; Sábados das 9 às 15h..

O que fazemos

São práticas da Biblioteca Comunitária do Arvoredo as seguintes ações/atividades:

  1. Empréstimo de livros;
  2. Consulta local;
  3. Mediação de leitura;
  4. Contação de história;
  5. Ações culturais;
  6. Oficinas para a comunidade;
  7. Produção de eventos culturais externos;
  8. Promoção de debates e encontros literários;
  9. Visita à Biblioteca;


Institucional

No escopo institucional, a Biblioteca Comunitária do Arvoredo está vinculada ao Departamento Social e Cultural da Sociedade Espírita Beneficente Amor e Caridade (SEBAC), instituição que tem como compromisso social o apoio à comunidade da Lomba do Pinheiro, território onde está situada a biblioteca e a Sucursal da instituição, e o bairro Santana, onde está localizada a sua sede.

Quem atendemos

Por estar localizada em uma região periférica e, consequentemente, que carece de equipamentos culturais e de educação no seu entorno, os usuários da Biblioteca Comunitária do Arvoredo são diversos, seja em sua faixa etária, gênero ou formação. Entretanto, observa-se a maior incidência de crianças e jovens, além de mulheres chefes de família. Para além do público do território, tem sido demandada também o interesse de pesquisadores das diversas áreas de ensino e pesquisa, buscando assim o entrelaçamento entre a Universidade e o fazer comunitário encontrado na Arvoredo. Portanto, para além da fruição literária, é identificado o interesse pelo conhecimento difundido na prática popular e horizontal de gestão da Biblioteca.

Nosso acervo e temática

A Biblioteca Comunitária do Arvoredo conta em seu acervo com livros literários e, tem como principal temática, o apoio e promoção da diversidade social, racial, orientação sexual e de gênero. Em seu acervo, a literatura afirmativa, ou seja, toda literatura que aborda a diversidade de maneira afirmativa e sem reprodução de estereótipos, é priorizada nos processos de aquisição e recebimento de doações. Entretanto, é encontrado também no acervo literatura clássica, seja ela nacional ou estrangeira. Para além do acervo literário, a Arvoredo conta com um acervo técnico de apoio aos pesquisadores, equipe técnica da Biblioteca (mediadoras de leitura, bibliotecária e estagiárias). Atualmente, a Biblioteca conta com um acervo composto por 3.500 exemplares de livros de literatura infantil, juvenil e adulta, além de periódicos e o acervo técnico..


Recursos

Neste tópico, são apresentados os recursos referentes à estrutura financeira, física e pertinentes à gestão de pessoas. O objetivo desta seção é verificar as condições e promover o acesso à literatura e cultura aos moradores da comunidade, do território e demais pessoas vinculadas à cultura periférica e local.

Estrutura Financeira

A Arvoredo, por estar vinculada à SEBAC, conta com apoio financeiro referente às contas e despesas básicas, como água, luz e telefone. Para gastos referentes à gestão de pessoas, a Biblioteca conta com o apoio e subsídio da Beabah! - Bibliotecas Comunitárias do RS, que garante a permanência de uma mediadora de leitura remunerada para a realização das atividades.

Infraestrutura

A Biblioteca conta com recursos materiais próprios, tais como: galpão para realização das atividades e disposição dos mobiliários; mobiliários (estantes e prateleiras) para acervo; acervo físico, entre livros e periódicos; equipamentos de tecnologia para acesso à internet e processamento técnico; acervo lúdico e interativo.

Gestão de Pessoas

A equipe da Biblioteca é composta por 2 mediadoras de leitura, 1 produtor cultural, 1 articuladora política e 2 estagiárias. Além destas, cito a presença de 1 bibliotecária de referência que assessora a Arvoredo através da parceria com a Beabah! e a participação de 3 voluntárias sociais que atuam de maneira esporádica. Dos cargos acima relacionados, apenas 1 é remunerado através do financiamento e parceria com a rede Beabah! e a Fundação Itaú (antigo Itaú Social). O restante da equipe é voluntária.

Indexação

Nessa seção, são descritos os aspectos da indexação da Biblioteca, como os níveis de especificidade, a formação do indexador, os procedimentos relacionados à indexação e o manual de indexação. Para a Biblioteca Comunitária do Arvoredo, foi adaptada à sua realidade devido ao leve grau de complexidade e da necessidade de um processamento técnico mais simplificado e acessível, seja para sua comunidade ou para a equipe atuante no espaço. Considera-se também a formação da equipe técnica que atua na Biblioteca. Muitas das pessoas integrantes não têm formação em Biblioteconomia, tendo suas atuações muito mais voltadas à afinidade pelo trabalho social ou muitas vezes vindas da educação popular. Por isso, a política tem a intencionalidade de aproximar de forma simplificada e garantir uma linguagem acessível para a equipe e que dialogue com o fazer da Biblioteca.

Especificidade e exaustividade

Por se tratar de uma tipologia que atua apenas com literatura literária e não técnica, o grau de especificidade é baixo, necessitando assim de uma indexação simples mas que contemple no mínimo 3 assuntos sobre a obra. Desta forma, entende-se que o interagente conseguirá identificar a temática que o livro aborda de forma satisfatória e, consequentemente, conseguirá ter sua demanda atendida.

Como compartilha o sistema FIND com as demais bibliotecas integrantes da Beabah!, a indexação não é exclusivamente realizada pela equipe da Arvoredo. Portanto, há a possibilidade de migração de dados devendo sempre a mediadora de leitura ou bibliotecária revisar as informações previamente preenchidas por outra biblioteca. Desta forma, garante-se a qualidade na indexação e, principalmente, a otimização das informações nela contidas.

O que importa para a indexação na Biblioteca é a amplitude no alcance dos assuntos, ou seja, uma maior cobertura que permita o entendimento do leitor e da equipe. Portanto, prioriza-se pela qualidade da indexação e o olhar atento do indexador e não para a quantidade de temáticas e assuntos indexados.

Análise de conteúdo

Para analisar os assuntos e temáticas do livro, utilizam-se técnicas de extração dessas informações de forma simples e objetiva. Visando a maior recuperação possível, recomenda-se utilizar a seguinte ordem de leitura:

 a) título e subtítulo;
 b) resumo;
 c) sumário;
 d) conteúdo dos capítulos;
 e) ilustrações (se houver);

Para a leitura e delimitação dos temas, é utilizado como documento balizador o vocabulário controlado da Beabah! - Bibliotecas Comunitárias do RS. O Tesauro (ver na pasta compartilhada) foi construído em 2021 pelo Grupo de Trabalho de Apoio à Biblioteconomia (GTBiblio) da rede.

Manual de indexação

O manual de indexação foi criado em 2023 e está disponível de forma individualizada no Drive da Biblioteca, no formato digital. Em formato físico, encontra-se disponível para acesso no balcão de atendimento. O documento, criado para sistematizar a prática de indexação de mediadoras e bibliotecárias, tem como periodicidade de revisão o prazo de 2 anos ou quando houver atualização do FIND.


Avaliação do sistema

A avaliação do sistema FIND se dá através da detecção de possíveis inconsistências ou sugestões de leitores e/ou equipes técnicas voltadas ao aprimoramento do sistema. Para isso, reuniões técnicas e formativas são práticas constantes na biblioteca e na Beabah!, favorecendo assim a avaliação de forma coletiva e participativa entre todos.

Política de indexação

Cobertura temática

O acervo da Arvoredo busca cobrir as temáticas relacionadas aos gêneros literários, regionalidade da autoria e as classificações quanto à literatura afirmativa. Por isso, prevê-se a utilização dos temas para a indexação e também para a classificação cromática. Através desta cobertura, idealiza-se a autonomia do leitor para a busca e recuperação da informação, seja no sistema ou nas estantes da Biblioteca, de forma simplificada e efetiva.

Composição do acervo

O acervo da Biblioteca Comunitária do Arvoredo é composto por aproximadamente 2.700 obras literárias, todas em formato físico. A Biblioteca conta com exemplares em braille e também audiolivros para ações que promovam acessibilidade para leitores que destes formatos necessitem. Para além de livros, é presente no acervo obras como periódicos (gibis, revistas e histórias em quadrinhos) e o acervo técnico na área do livro, leitura, literatura e educação.

Cobertura de assuntos

O acervo da Biblioteca Comunitária do Arvoredo cobre diversos gêneros literários, sendo em sua predominância os contos, poesias, crônicas e romances, abrangendo produções literárias locais, regionais, nacionais e estrangeiras. Quanto à temporalidade, o acervo contempla literaturas clássicas e também contemporâneas, permitindo assim uma pluralidade de narrativas. Há ainda o cuidado com a presença de literaturas afirmativas, como dito anteriormente, portanto a atenção na promoção da diversidade é uma prática fundamental na cobertura de assuntos do acervo.

Revisão

Esta Política tem como orientação de revisão: periodicidade definida de 02 (dois) anos ou está sujeito a reavaliação baseadas em mudanças institucionais ou de estratégias do processamento técnico.