Biblioteca Cirandar 2023/2

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

A Biblioteca Cirandar é uma biblioteca comunitária pertencente à Organização da Sociedade Civil (OSC) Cirandar. A Biblioteca está localizada no centro da capital gaúcha, Rua dos Andradas, 851. Funciona de terça à sexta das 10h às 19h e sábado das 14h às 18h. A Biblioteca tem foco em formação de leitores, portanto, seu acervo é composto majoritariamente por literatura (adulta e infantojuvenil).

Informações institucionais

O Cirandar é uma OSC que existe há 15 anos “com a proposta de desafiar, fortalecer e mobilizar as redes sociais em prol do saber e da cultura” (História, [s.d]). Desenvolve projetos na área da educação e leitura. O Cirandar já beneficiou mais de 90 comunidades no estado do Rio Grande do Sul; na área de Leitura já implementou em parceria mais de 20 bibliotecas ou Espaços de Leitura.

  • Propósito

Fortalecer as redes de culturas gaúchas visando o empoderamento social através da democratização do acesso à Educação e à cultura.

  • Visão

Almejamos uma sociedade que reconheça e valorize a diversidade cultural e atue em prol da justiça social.

  • Valores

Gratidão e Humildade; Transparência e Ética; Alteridade e Amorosidade; Emancipação; Autonomia e Resistência; Curiosidade; Conscientização e a Alegria.

Informações da Biblioteca

  • Produtos e serviços

O foco da Biblioteca é a formação de leitores, sendo assim, oferece serviço de empréstimo e consulta local. Realiza ainda eventos culturais, tais como mediação de leitura, saraus, encontros de clube do livro e samba de roda.

  • Ciranda de Livros

A Ciranda de Livros é um projeto de distribuição gratuita de livros.

  • Missão

Democratizar o acesso ao livro e à leitura a todo e qualquer cidadão, contemplando desde aqueles em formação leitora aos leitores mais experientes, de modo a garantir-lhes o contato tanto com obras quanto com pessoas que contribuam para ampliação de sua visão de mundo.

  • Visão

Através de suas diferentes coleções e serviços oferecidos, tornar-se um ambiente propício à troca de ideias, ao diálogo, ao desenvolvimento do conhecimento e da capacidade leitora e à desconstrução de preconceitos, de forma a conscientizar e empoderar seus interagentes para que atuem em prol do direito ao livro e à leitura e, consequentemente, da justiça social.

Estudo de comunidade

A Biblioteca recebe um público muito amplo em razão da localização. Pode-se destacar neste público: idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Em relação aos assuntos de interesse, a procura se dá preponderantemente por literatura (ficção).

Recursos

  • Recursos Financeiros

Os recursos financeiros para a manutenção dos projetos são oriundos de editais de que o Cirandar participa, emendas parlamentares e doações de pessoas físicas ou jurídicas.

  • Recursos Materiais

A Biblioteca oferece, além do acervo, espaço para leitura e salas de aula. O espaço da Biblioteca é dinâmico, podendo assim ser alterado propiciando a realização de diferentes eventos culturais.

  • Recursos Humanos

A equipe da Biblioteca é composta por uma bibliotecária, uma educadora social e cinco voluntárias. No entanto, observa-se a necessidade da contratação de um estagiário de Biblioteconomia. Atualmente a Biblioteca também está recebendo auxílio de alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através de um projeto de extensão, os alunos estão trabalhando na consistência da indexação.

Política de Indexação

Público Alvo

A Política de Indexação da Biblioteca Cirandar deve ser direcionada aos responsáveis pela indexação (bibliotecária/o; estagiários e voluntários, que devem indexar sob a supervisão da bibliotecária). A Política deve, ainda, ser publicada e disponibilizada para a equipe do Cirandar, apoiadores e interagentes.

Composição do acervo

O acervo é totalmente físico, sendo composto por livros, HQs e alguns folhetos e periódicos. Em relação às temáticas, compõem o acervo: literatura adulta (romance, história, sociologia, educação, direito) e infantojuvenil.

Capacidade de Revocação e Precisão do Sistema

  • Especificidade e Exaustividade

Menor especificidade e maior exaustividade, resultando em maior revocação e menor precisão. Não há número máximo de termos a serem atribuídos no momento da catalogação.

Formação do Indexador

O indexador deve ter formação concluída ou em andamento em biblioteconomia e participar de formações nas áreas de literatura infantil e temáticas relacionadas à negritude, causas sociais e migração, que são as principais áreas tratadas na Biblioteca.

Procedimentos relacionados à indexação

O indexador deve realizar a leitura da ficha catalográfica, sumário e resumo (se houver). Pode, também, utilizar como instrumento auxiliar as resenhas da rede social Skoob.

Manual de Indexação

O Manual de Indexação, com a descrição exata de cada etapa a ser seguida, será disponibilizado aos indexadores através do Drive da Biblioteca.

Linguagem Documentária

  • A linguagem documentária é livre (não há uso de vocabulário controlado), no entanto, deve ser condizente com a linguagem utilizada pelos usuários. Em caso de dúvidas quanto aos termos, deve-se sempre recorrer à bibliotecária responsável.
  • O Sistema de classificação utilizado é a Classificação Decimal Universal (CDU).

Consistência e Uniformidade

A revisão feita pela bibliotecária garantirá a consistência e uniformidade dos registros.

Adequação

Após a indexação, a bibliotecária responsável deverá revisar o registro e fazer alterações, se necessário.

Sistema de recuperação da informação (SRI)

O SRI utilizado é o software BibLivre que pode ser acessado através do link: bibliotecascirandar.com.br

Campos de assunto do formato MARC

Os campos MARC a serem preenchidos são:

  • Número do ISBN (020)
  • Código da língua (041)
  • Classificação Decimal Universal (080)
  • Número de chamada - Localização (090)
  • Autor - Nome pessoal (100) ou Autor - Entidade Coletiva (110) ou Autor - Evento (111)
  • Título principal (245)
  • Edição (250)
  • Publicação, edição. Etc. (260)
  • Descrição física (300)
  • Notas locais (590)
  • Assunto Tópico (650)

Os campos utilizados para assunto são o 590 (apenas para literatura infantil) e 650 (que pode ser repetido caso necessário).

Estratégias de busca

A busca pode ser realizada por título, autor ou assunto. A busca é sempre realizada pela bibliotecária ou outro membro da equipe responsável pelo atendimento.

Avaliação da Política da Indexação

A Política será avaliada por meio da observação da satisfação dos usuários em relação aos serviços que tem ligação direta com o processo de indexação, além disso, a bibliotecária deverá utilizar sua experiência para verificar inconsistências na Política.

REFERÊNCIAS

HISTÓRIA. Cirandar, [s.d.]. Disponível em: https://cirandar.org.br/historia/. Acesso em: 11 nov. 2023.