Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo - 2025/1

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo é vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento da UFCSPA, e caracterizada como uma biblioteca universitária e especializada na área da saúde.

Foi criada em 1962 na então Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre - FMC, atendendo apenas ao curso de Medicina.

O público-alvo são alunos da UFCSPA.

Os serviços prestados são empréstimo e devolução de livros, serviço de referência, acesso a computadores, auxílio para uso do portal CAPES e Biblioteca virtual Pearson, entre outros.

Informações da Biblioteca

História

Informações institucionais

A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, Vinculada à UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, que tem como objetivo contribuir com programas de pesquisa, extensão e ensino, proporcionando aos seus usuários acesso a recursos informacionais impressos e digitais, e espaços de estudo tanto para grupos, como individuais.

Missão, visão e valores

Missão: Participar efetivamente das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, através da prestação dos serviços de informação científica na área de Ciências da Saúde, necessários para o desenvolvimento dos seus programas acadêmicos.

Visão: Atingir um grau de excelência nos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca, além de proporcionar ambiente e espaço físico adequados para pesquisa e estudo.

Valores: Ética, responsabilidade, qualidade dos produtos e serviços, comprometimento com o usuário, compromisso de disponibilizar acesso à informação.

Organograma

A Biblioteca não possui organograma próprio, mas esta representada no da intuição à qual pertence.

Segue abaixo o link para acesso ao organograma da UFCSPA, instituição à qual esta submetida a Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo.

https://ufcspa.edu.br/documentos/institucional/organograma-2025-03.pdf

Localização

Endereço: Rua Sarmento Leite, 245 Prédio 1, 1° Andar - Centro Histórico, Porto Alegre - RS

Contato: Telefones: (51) 3214-8000 Santa Casa de Misericórdia, (51) 33038700 (UFCSPA), (51) 3303-8735 (Biblioteca PLA).

Site: www.ufcspa.edu.br E-mail: biblioteca@ufcspa.edu.br Facebook: www.facebook.com/UFCSPA/ Instagram: www.instagram.com/ufcspaoficial/

Horário de Atendimento

Segundas à sextas, das 8:00 às 21:00 horas;

Sábados das 8:00 às 14:00 horas.

Serviços

Empréstimo: A Biblioteca é aberta ao público em geral para consulta local ao acervo impresso e utilização de recursos eletrônicos. Para a realização do empréstimo domiciliar, é necessário apresentar o crachá institucional (professores e servidores) ou crachá de estudante (alunos). Na falta deles, é necessário documento de identificação com foto válido.

Apresentação dos recursos e serviços da Biblioteca aos usuários: Mediante agendamento prévio pelo professor, a Biblioteca oferece o serviço de apresentação de seus recursos e serviços.

Visitas programadas: Mediante agendamento prévio, grupos de visitantes são recebidos para obterem informações sobre normas, recursos e serviços oferecidos pela biblioteca.

Orientação personalizada às Bases de Dados: A Biblioteca da UFCSPA mantém o serviço de atendimento personalizado de forma online, mediante solicitação prévia através do e-mail: biblioteca@ufcspa.edu.br. A solicitação deve ser enviada através do seu e-mail institucional (xxxxx@ufcspa.edu.br)

Levantamento bibliográfico (Portal da Capes, PubMed e outras): Mediante solicitação por e-mail aos Bibliotecários, pelo e-mail biblioteca@ufcspa.edu.br.

Solicitação de registros de ISBN: A Biblioteca solicita ISBN - International Standard Book para publicações da UFCSPA através da Câmara Brasileira do Livro (CBL) que passou a ser oficialmente a Agência Brasileira do ISBN.

Capacitação de usuários: A Biblioteca desenvolve ações de capacitações mediante agendamento prévio pelo professor, onde são apresentadas formas de acesso e uso da informação científica em saúde.

Orientação para normatização: A Biblioteca oferece serviço de orientação para uso de normas em trabalhos acadêmicos (ABNT e Vancouver). Você pode consultar, também, o Manual de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da UFCSPA, desenvolvido por nossos bibliotecários para esclarecer possíveis dúvidas sobre o uso dessas normas.

Equipe

No ano de 2025 a Biblioteca está sendo coordenada pela bibliotecária Elisete Sales de Souza e o bibliotecário documentalista é Edson Ariju Belmonte. O quadro de bibliotecários ainda conta com as documentaristas Anne Krummenauer e Mariana Fraga dos Santos.

Os assistentes em administração são Ana Elisa Brum de Oliveira, Leonardo da Costa Sapata, Luciano Cadó Flores e Patrícia Santos de Souza.

E o quadro atual de estagiários conta com Bruna Ribeiro Pires, Mônica Sonemann e Vitória Mueller.

Espaço

A Biblioteca Paulo Lacerda de Oliveira, localizada no primeiro andar do prédio 1 (um) da UFCSPA, é composto por acervo físico, sendo ele integrado por audiovisual (CDs e DVDs), periódicos e livros; e acervo digital composto de acesso à base de dados, tanto de artigos e periódicos como de livros digitais, e repositório institucional.

O acervo físico, as salas e mesas de estudo, bem como os computadores disponíveis, são distribuídos ao longo do primeiro andar e mezanino da Biblioteca. A Administração esta localizada no primeiro andar.

Recursos Financeiros

Os recursos orçamentários para aquisição de livros, periódicos e materiais especiais deverão ser solicitados e retirados da mesma fonte. Todos os pedidos devem ser feitos a direção da universidade, que tem uma verba destinada exclusivamente para essas demandas da biblioteca, assim a direção realiza a compra dos materiais solicitados. Interessante ressaltar que todo o orçamento da universidade vem da secretaria da educação.

Usuários

Os usuários em sua maioria são estudantes e funcionários da UFCSPA. Os alunos utilizam a biblioteca para encontrar materiais de estudo, necessários para complemento de suas aulas, além de utilizar o aparato tecnológico oferecido pela biblioteca, para realizar seus trabalhos acadêmicos, prática muito comum, já que muitos passam a maior parte do seu dia na universidade. Os funcionários fazem uso do acervo literário da biblioteca e também do aparato tecnológico para os mais diferentes fins.

Política de Indexação

Introdução

A política de indexação é o guia que delimita como os profissionais indexadores e catalogadores deverão fazer a indexação e catalogação de assunto, garantindo uma política exclusiva para a biblioteca. Essa política deve ser desenvolvida através da observação das necessidades informacionais dos usuários da biblioteca, visando facilitar a recuperação da informação desses usuários. Importante ressaltar que essa política deve ser revisitada periodicamente pelos profissionais responsaveis, com o intuito de garantir que a política continue coerente às necessidades da biblioteca.

Composição do acervo

A composição do acervo da biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo contempla materiais bibliográficos e especiais, contendo obras de referência, livros, periódicos, CDs, DVDs, jogos, materiais produzidos pela instituição, entre outros. A biblioteca utiliza o sistema PHL, com sua classificação sendo feita dentro da Classificação Decimal de Dewey (CDD).

Cobertura temática e de Assuntos

O acervo da biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo é focado na area da saúde, com ênfase nos assuntos dos 16 cursos de graduação da UFCSPA. Os cursos ofertados são Biomedicina Diurno, Biomedicina Noturno, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão em Saúde, Informática Biomédica, Medicina, Nutrição, Psicologia, Química Medicinal, além de três cursos de Tecnologia: Gastronomia, Alimentos e Toxicologia Analitica. Assim, em sua maioria, os assuntos que abrangem o acervo estão voltados para esses cursos, contando também com materiais de literatura.

Capacidade de revocação e precisão do sistema

A capacidade de revogação, trata do número de documentos recuperados e sua relevância em uma pesquisa em comparação a totalidade de documentos sobre determinado tema disponíveis no acervo. A precisão do sistema, trata da capacidade de evitar documentos que não sejam relevantes ou úteis. Quando relacionados, levando em consideração a exaustividade da indexação dos documentos, maior será a revogação na busca e inversamente, a precisão será menor. Deve-se cadastrar a maior quantidade possível de termos, para contemplar de maneira mais fiel o conteúdo temático do documento. Deve ser incluído o termo geral, permitindo o pareamento entre a especificidade e a exaustividade na recuperação dos materiais. O número de descritores será determinado de acordo com a quantidade de diferentes assuntos abordados no item e limitado a: No mínimo 1 e no máximo 12 para todo tipo de documento.

Especificidade

O nível de especificidade trata da profundidade de tratamento da catalogação do bibliotecário catalogador quanto um assunto específico, do acervo da biblioteca. O nível de especificidade é a medida que trata com precisão do sistema. A precisão do sistema é garantido pela especificidade dos assuntos e pela baixa exaustividade da indexação.

Exaustividade

O nível de exaustividade trata da quantidade de termos indexados referentes a um documento e está relacionado à capacidade de revocação do sistema. Assim, se torna necessário que o bibliotecário determine a quantidade de termos utilizados para a indexação, padronizando assim o número de descritores utilizados no documento.

Manual de indexação

O manual de indexação está diretamente ligado à política de indexação, onde pode ser usado como guia padronizado que delimita o tratamento temático da informação e suas diretrizes, ajudando o bibliotecário durante o trabalho. o manual deve ser disponibilizado para toda a equipe de trabalho da biblioteca, pode ser usado para treinamento de novos funcionários.

Leitura Documentária

A leitura documentária é parte crucial da política de indexação, que trabalha o processo de análise de conteúdo através da metodologia para catalogação. Utilizando a análise de conteúdo, o bibliotecário faz uma leitura técnica da obra, atento as partes mais significativas, para absorver conteúdo, temas e tópicos principais. Após realizar a leitura técnica, o bibliotecário identifica as informações necessárias, incluindo a análise do título, subtítulo, sumário, introdução, conclusões, índices, entre outros pontos importantes.