Biblioteca da UCERGS

De SC4
Revisão de 12h41min de 15 de abril de 2024 por Carla (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

Este trabalho é uma proposta de política de indexação para a Biblioteca da União dos Cegos do Rio Grande do Sul (UCERGS), com a finalidade de servir como um guia para os administradores levando em consideração as individualidades e características da instituição que é voltada para pessoas com deficiência visual, seus serviços oferecidos e necessidades especiais.

Informações da Biblioteca

História

A Biblioteca da UCERGS é uma Biblioteca Especializada que possui acervo em Braille, Fonte Ampliada, audiolivros e livros táteis e tem a missão de proporcionar às pessoas com deficiência visual do estado do Rio Grande do Sul a possibilidade de acessar materiais acessíveis para leitura.


Informações institucionais

A UCERGS é uma Entidade sem fins econômicos, fundada em 16 de dezembro de 1984, por um grupo de pessoas com deficiência visual preocupados com a educação, habilitação, reabilitação e inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão do nosso estado. A UCERGS vem buscando cumprir com seus objetivos, lançando mão das colaborações espontâneas e fundamentalmente projetos aprovados e convênios com o setor público, possui 02 (dois) Termos de Colaboração com a Assistência Social, ambos com a Prefeitura de Porto Alegre. Além de habilitar e reabilitar pessoas com deficiência visual e dar assessoria e suporte às respectivas famílias, a UCERGS proporciona a convivência de pessoas com e sem deficiência, mostrando o caminho trilhado por pessoas com a mesma deficiência e que tiveram alcançada sua inclusão social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Biblioteca está sendo reabilitada numa parceria da FABICO-UFRGS e do CAPAGIIC- Saúde 4.0, através do Projeto de Extensão 50402 - UNIÃO DOS CEGOS DO RIO GRANDE DO SUL: UMA BIBLIOTECA INCLUSIVA.

Missão, visão e valores

  • Visão: a Biblioteca pretende ser percebida como referência na inclusão, leitura e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual.
  • Missão: promover a biblioteca como um espaço de difusão da literatura no Sistema Braille.
  • Valores: compromisso com estímulo à leitura; valorização do Braille; defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual; compromisso com a inclusão; dar acesso através das tecnologias assistivas; valorização das pessoas com deficiência visual.

Organograma da Biblioteca da UCERGS

Localização

A Biblioteca localiza-se no térreo da UCERGS, situada na prédio cedido pela Prefeitura de Porto Alegre situado na Rua Frei Henrique Golland Trindade 425 – Boa Vista, Porto Alegre RS – 90480-140.

Horário de Atendimento

A Biblioteca da UCERGS funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Serviços

Dentre os serviços e atividades desenvolvidas no local, estão:

  • Consulta on-line;
  • Sala de pesquisa;
  • Aulas de Braille
  • Exposições e palestras para professores.

As aulas de Braille ocorrerão nas segundas e quintas feiras das 8h às 17h, mediante agendamento.

Equipe

Atualmente, na vigência do Projeto de Extensão da UFRGS, está comporta por uma Bibliotecária e duas Bolsistas.

Espaço

A biblioteca utiliza o software PHL Elysio e possui acervo de 1024 audiolivros; 1474 exemplares em Braille que correspondem a 4964 volumes; Mapas em Braille; Livros táteis. Também utiliza todo o acervo de audiolivros do Instituto Benjamim Constant que compartilha o acervo online de 434 audiolivros. O acervo é composto por literatura e livros didáticos.

Recursos Financeiros

Os livros em Braille foram adquiridos mediante doação do Instituto Santa Luzia através do acervo da Biblioteca Iria Rebolças. Doações de livros da Fundação Dorina Nowill para Cegos, do Instituto Benjamim Constant e do Banco de Livros de Porto Alegre. Os Livros táteis foram doados pelo Projeto Multi (UFRGS) que tem objetivo de desenvolver uma literatura para todos por meio de livros acessíveis em multiformato.

Usuários

Os usuários em sua maioria são alunos cegos do ensino fundamental, moradores da região metropolitana e da grande Porto Alegre e adultos que perderam a visão por doenças crônicas e/ou acidente.


Política de Indexação