Biblioteca CEVS

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar

Política de Indexação

A organização

O Centro de Informação e Documentação (CID) foi criado em 2003 e está vinculado ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul. O CID possui um acervo especializado em Vigilância em Saúde, abrangendo áreas como vigilância epidemiológica, sanitária, saúde do trabalhador e ambiental. Além de funcionar como uma biblioteca especializada, o CID é responsável pela preservação da memória institucional do CEVS, armazenando e disponibilizando materiais técnico-científicos produzidos pelos profissionais da instituição. Organograma Estado do RS Secretaria da Saúde Vigilância sanitária Administrativo CID

Identificação dos usuários

Servidores públicos com graduação, mestrado, doutorado/residente: Consulta local, solicitação de ISBN, ficha catalográfica, sala de estudos, computadores, formatação de portarias da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, auxílio com currículo lattes, auxílio com a formatação de artigos/boletim epidemiológico, assistência com o uso de BIREME/BVS, acervo técnico e literário. Terceirizados: Acervo técnico e literário. Estagiários: Acervo literário. Público externo: Consulta de acervo.

Infraestrutura: Recursos financeiros para criação e manutenção da biblioteca em todo seu funcionamento

Dinheiro público e por meio de solicitações.

Recursos materiais e físicos necessários para o atendimento à comunidade usuária

Livros,mapas,CDs,DVDs,computadores, impressora. ==Recursos humanos== Uma bibliotecária e duas estagiárias. Qual o sistema de Classificação da Biblioteca== Classificação da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine classification) ===Definir o uso de instrumentos para organização da informação=== Vocabulário controlado BIREME/BVS.

Definir o processo da leitura documental, extração dos assuntos, tradução, quantidade de termos por tipologia

Se faz uma leitura técnica utilizando a ficha catalográfica, a folha de rosto, o conteúdo e o portal da Biblioteca Nacional.

Definir quais os campos MARC que serão utilizados para registros dos assuntos

1,3,5,8,20,40,90,100,245,260,300,650,700,856,930.

Definir a forma de entrada dos registros de assunto, pré-coordenada, pós-coordenada.=

Pós-coordenada