Biblioteca do Capitólio 2023/2

De SC4
Revisão de 20h18min de 14 de novembro de 2023 por Gabriela (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

Segundo Ruby (2012, p. 171), “a política de indexação deve servir como subsídio para a organização do conhecimento no catálogo, atuando como guia para o bibliotecário no momento da determinação dos assuntos dos documentos descritos nesses registros.” Logo, este trabalho é uma proposta de política de indexação para a Biblioteca do Capitólio, com a finalidade servir como um guia norteador de tomada de decisões ao profissional bibliotecário, levando em consideração as individualidades e características da instituição, seus serviços oferecidos, usuários e necessidades.

Informações da Biblioteca

História

A Cinemateca Capitólio é um centro cultural dedicado à conteúdo audiovisual, com a missão de conservar, guardar e promover a história do audiovisual e do cinema no estado do Rio Grande do Sul, possuindo materiais relacionados à cinematografia nacional e gaúcha. O espaço localiza-se em um prédio tombado pelo município e pelo Estado que acomodou o Cine-Theatro Capitólio entre os anos de 1928 e 1994, posteriormente restaurado. Em 27 de março de 2015 foi inaugurado como “Cinemateca Capitólio” em dedicação à arte cinematográfica.

Informações institucionais

A Cinemateca Capitólio é uma Instituição Pública, vinculada à Secretária Municipal de Cultura de Porto Alegre (SMC) em cooperação com a Fundação Cinema RS. A responsabilidade legal da administração fica a cargo da Fundação Cinema RS (FUNDACINE), enquanto a Prefeitura se compromete em garantir um número mínimo de profissionais e custos para o funcionamento da Cinemateca. A Cinemateca possui administração independente, subordinada ao seu estatuto e ao seu conselho gestor, com a orientação das ações e contribuições do setor da instituição feitas por um Conselho Consultivo.

Organograma da SMCEC

Organograma da SMCEC.jpg

Organograma do CDMC

Organograma do CDMC.jpg