Biblioteca Pública Municipal Luis Fernando Verissimo
1. APRESENTAÇÃO.
A Biblioteca Pública Municipal Luis Fernando Veríssimo, situada em Alvorada- RS, conta com um acervo de aproximadamente 20 mil exemplares, entre eles literatura infanto-juvenil, gibis e obras de referência. Sua equipe é formada por uma bibliotecária - Bruna Loregian-, uma professora da prefeitura e um estagiário de nível médio. Em 1969 é aprovada a lei Municipal da criação de uma biblioteca municipal em Alvorada, a partir de então começou-se a juntar fundos para tornar a biblioteca uma realidade. Empenhadas nessa missão as professoras Maria Bastos Oliveira, Aira Pereira Jimenez e Marilene Fernandes conseguem a ajuda de 32 moradores da cidade que fazem uma doação de 100 cruzeiros cada para a construção da biblioteca. A Biblioteca surgiu em 1970, quando Alvorada faz um convênio com o Instituto Nacional do Livro para a manutenção de uma biblioteca pública no município. No dia 21 de abril de 1972, em Alvorada, inaugurou-se a Biblioteca Pública Municipal localizada na praça central de Alvorada. Sua inauguração foi fruto da mobilização da professora Maria Bastos Oliveira e de 32 moradores que fizeram uma doação de cem cruzeiros cada, tornando-se então sócio-fundadores. Maria Bastos Oliveira tornou-se uma das primeiras coordenadoras da biblioteca. Em 2003, através do voto popular, a biblioteca recebe o nome “Luis Fernando Verissimo, em homenagem ao escritor gaúcho. Desde sua inauguração a biblioteca já teve cinco endereços diferentes, desde 2017 se encontra junto ao Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE). Através de suas redes sociais pode-se notar que a biblioteca faz um trabalho lindo na cidade através de diversos projetos e ações: Projeto “Hino de Alvorada: nossa terra, nosso patrimônio” feito em conjunto com escolas municipais e Estelamais Oliveira, autora do hino. Tem como objetivo repassar para os alunos a importância do hino municipal e a valorização do patrimônio público; 1° Bibliocultura de educadores sociais” em conjunto com a Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania com o objetivo de apresentar a biblioteca e seus serviços para os educadores. Projeto “Colore, Biblioteca” onde pessoas alvoradenses que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ apresentaram, em formato de vídeos, produtos culturais sobre a temática. Livro Presente: Em época natalina foram distribuídos livros para alguns moradores da cidade.
1.1 Missão E Visão
A Biblioteca não possui missão e visão, portanto proponho ambas: Missão: Fomentar a leitura e promover o acesso à informação e cultura para a comunidade alvoradense. Auxiliar na contenção de fake news e disseminar a literatura local. Visão: Ser referência em informação e um local de recreação para os moradores de Alvorada.
1.2 Organograma Da Biblioteca
1.3 Localização
A biblioteca está localizada na Avenida Wenceslau Fontoura, 131 - Sumaré, Alvorada e seu horário de funcionamento é das 8h até 17h de segunda a sexta feira.
2. INSTITUCIONAL
A Biblioteca Luis Fernando Verissimo está vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SMED) e ao Centro Municipal de Atendimento Educacional ao Autista de Alvorada (CEMAEE), instituição que divide o prédio com a Biblioteca.
2.1 Organograma da instituição
3. ESTUDO DE USUÁRIOS
Seus usuários reais são uma parcela específica da comunidade de Alvorada, em sua maioria idosos do CRAS e as crianças do Centro Municipal de Atendimento Educacional ao Autista de Alvorada (CEMAEE). Seus usuários potenciais são os moradores da cidade que trabalham em horário comercial, o que os impossibilita de terem acesso aos serviços da Biblioteca.
4. SERVIÇOS OFERECIDOS
Seus serviços são: serviços de empréstimo; auxílio em pesquisas bibliográficas/históricas; contação de histórias e projetos.
5. FINANCEIRA
A Biblioteca recebe um orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação de Alvorada.
6. INFRAESTRUTURA
A Biblioteca está posicionada dentro de uma sala do prédio da CEMAEE, um espaço relativamente pequeno para uma Biblioteca Municipal. A Biblioteca conta com seis estantes para livros; 3 expositores infantis; alguns puffs; 3 mesas com 3 computadores para uso restrito dos funcionários e uma impressora. Vale ressaltar que apenas uma parte do acervo fica exposta por falta de espaço.
7. POLÍTICA DE INDEXAÇÃO
A política de indexação é um documento facilitador para a recuperação da informação e deve ser desenvolvida de acordo com a realidade da biblioteca em que será inserida. Esta política foi desenvolvida através da observação da Biblioteca Pública Municipal Luis Fernando Verissimo e suas necessidades relacionadas à organização e recuperação da informação. A indexação deverá ser realizada pela bibliotecária da forma mais simples possível, considerando que a mesma só conta com duas pessoas para apoio nas demais atividades. A política pode e deve ser aplicada nas bibliotecas escolares vinculadas à Secretaria Municipal da Educação de Alvorada (SMED) A política deverá ser publicada no site oficial da SMED, sendo atualizada de 4 em 4 anos e mantendo o histórico das atualizações para eventuais consultas.
7.1 Cobertura temática
O acervo está dividido em vinte e cinco áreas, sendo elas: animais; autoajuda; biografias; ciências- história; cientistas; corpo humano; crônicas e contos gaúchos; esoterismo; filosofia; gibis; história do Brasil; história do RS; história geral; infantojuvenil; literatura brasileira; literatura estrangeira; literatura gaúcha; meio ambiente; plantação; poesia; psicologia; referência; religião; sociologia; terra/água.
7.2 Composição do acervo
O acervo é composto por livros e gibis.
7.2 Cobertura de assuntos
A cobertura de assuntos da Biblioteca é bem diversificada com contos de fadas; literatura estrangeira; literatura alvoradense; cristianismo; línguas internacionais; literatura nacional; romances; romances de época; terror; etc.
7.3 Produtos e serviços
A biblioteca oferece serviços de empréstimo; auxílio em pesquisa bibliográfica/ histórica; faz e recebe visitas para contação de histórias.
8. INDEXAÇÃO
A indexação é um importante processo na classificação de documentos, nesta seção serão abordadas suas especificidades.
8.1 Capacidade de revocação e precisão do sistema
A capacidade de revocação e precisão de sistemas são medidas baseadas na relevância. A revocação diz respeito a documentos relevantes recuperados divididos entre o total de documentos relevantes e a precisão diz respeito aos documentos relevantes recuperados divididos entre o total de documentos recuperados.
8.2 Especificidade e Exaustividade
A especificidade traz uma recuperação com alta precisão e baixa revocação e a exaustividade traz uma recuperação com baixa precisão e alta revocação.
8.5 Formação do indexador
Graduados em Biblioteconomia, técnico em Biblioteconomia e estagiários da área.
8.6 Procedimentos relacionados à indexação
Os procedimentos relacionados à indexação envolvem a leitura técnica; análise conceitual; identificação dos conceitos e a tradução.
9. LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA
A Biblioteca apropria-se da CDU para a linguagem documentária.
Sistema de busca e recuperação por assunto
O sistema sugerido para a Biblioteca é o BibLivre.