Biblioteca Clóvis Vergara Marques
Apresentação
Sobre o IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi criado em 29 de dezembro de 2008, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a partir da lei 11.8921 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o Brasil. Como constam as informações retiradas do site da instituição, atualizadas em 2022, o IFRS caracteriza-se como “uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC)” e possui “prerrogativas como autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-científica e disciplinar”. O Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul conta hoje com 16 cursos técnicos, quatro cursos superiores, quatro cursos de pós- graduação, além de contemplar projetos de extensão, pesquisa, ensino, PROEJA, entre outros. É nesse contexto educacional amplo e diverso que está inserida a Biblioteca Clóvis Vergara Marques.
Sobre a Biblioteca
Fundada inicialmente em 1983 junto à antiga Escola Técnica, e instalada oficialmente no mezanino (sobreloja) do prédio do IFRS Campus Porto Alegre em 16 de outubro de 2014, a biblioteca recebe este nome em homenagem ao professor e diretor da Escola Técnica por 22 anos, Clóvis Vergara Marques. Hoje a biblioteca contempla um espaço de mais de 340m2, composto por livros, fitas de vídeo, CDs, DVDs, etc., além de dar acesso a mesas de estudo e computadores para consultas.
Organograma
Missão, Visão e Valores
- Missão: Unidade de informação acadêmica que incentiva a geração e o uso de informações técnicas e científicas de interesse para as áreas foco do IFRS Campus Porto Alegre e que contribui para a preservação da produção intelectual da instituição.
- Visão: A BCVM tem como visão ser centro de referência e excelência na gestão e disseminação da informação técnica e científica impulsionando a inovação, o ensino, a pesquisa e a extensão, aproveitando os recursos disponibilizados pelas novas tecnologias.
- Valores:
- Ética;
- Respeito;
- Equidade;
- Qualidade;
- Acessibilidade;
- Solidariedade;
- Responsabilidade Social;
- Conhecimento e Inovação;
- Liderança e gestão participativa e descentralizada.
Localização
A biblioteca é localizada no Campus Porto Alegre do IFRS, Rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico, na Sala 117, 1° andar Torre Norte.
Horário de Funcionamento
Seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h.
Identificação dos Usuários
A biblioteca tem como público alvo estudantes, professores, pesquisadores, servidores e comunidade acadêmica do Campus Porto Alegre , além de ser aberta ao público externo. Atende aos diversos níveis de formação presentes no Campus Porto Alegre, desde o PROEJA e os cursos técnicos até a pós-graduação, além da pesquisa, ensino e extensão. Por ser uma instituição pública, com cursos desde nível médio/Educação de Jovens e Adultos (EJA) até à pós-graduação e com diversas formas de ingresso, seja pelo Enem, SiSU, vestibular e com o apoio de cotas, a comunidade interna e externa do IFRS é bastante diversa em identidade de gênero, faixa etária, classe social, raça, nível de letramento informacional, nível de formação etc.
Áreas de interesse
O Campus Porto Alegre do IFRS conta hoje com 16 cursos técnicos, quatro cursos superiores, quatro cursos de pós- graduação, além de contemplar projetos de extensão, pesquisa, ensino, PROEJA, entre outros. Por ser considerada uma biblioteca híbrida e abarcar materiais de diversos níveis de formação e de áreas do conhecimento diversas, a biblioteca possui materiais em todas as grandes áreas do conhecimento definidas pela CAPES (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguísticas, Letras e Artes e Multidisciplinar).
Recursos
A seguir serão descritos os recursos de infraestrutura, materiais e humanos que a Biblioteca Clóvis Vergara Marques possui.
Infraestrutura
A biblioteca possui um espaço total de 374,72m², dispõe de sala para o acervo, salão de estudos, sala para processamento técnico e preparo dos materiais para a circulação e hall de entrada com espaço para estudo, guarda-volumes e balcão de atendimento/referência.
Embora ainda sejam necessárias adequações quanto à acessibilidade no espaço, a organização do mobiliário foi pensada visando possibilitar a circulação de usuários cadeirantes entre as estantes. As salas de estudos estão localizadas ambientes externos a BCVM e dispõem de mesas e assentos para estudo em grupo. A BCVM oferece a seus usuários acesso à Internet, por meio de três terminais de computadores para pesquisa na Web.
Os espaços para estudos individuais estão disponíveis junto ao acervo, por ser o ambiente que permite mais privacidade para estudo na Biblioteca. No hall de entrada, os usuários têm à sua disposição, um computador exclusivo para consulta ao catálogo Pergamum do SiBIFRS, renovações e reservas, cinco mesas de estudo coletivo, com 20 assentos.
Materiais
O orçamento do IFRS e, consequentemente, o orçamento determinado para cada campi e seus setores é definido anualmente pela Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser aprovada pelo Congresso Nacional até o final do ano anterior ao de sua vigência. Dessa forma, o orçamento definido para a biblioteca varia bastante dependendo da direção do campus em questão, da reitoria e também das definições orçamentárias definidas pelo Congresso para o ano vigente. Esse processo burocrático torna um pouco mais complexa a compra de materiais e manutenção de serviços, sendo extremamente necessário que se mantenha atualizado um plano das necessidades primárias e secundárias da biblioteca, conhecer as rotinas de licitações da instituição.
Humanos
Os servidores da biblioteca estão subordinados diretamente à Direção do Campus. A equipe, hoje, conta com cinco servidores, sendo duas bibliotecárias e um bibliotecário, e duas auxiliares.
- Suzinara da Rosa Feijó - Bibliotecária Coordenadora
- Debora Cristina Daenecke Albuquerque Moura - Bibliotecária
- Filipe Xerxenieske Silviera - Bibliotecário
- Juliane Ronange Silva Paim - Auxiliar de Biblioteca
- Rosangela Carvalho Rosa - Auxiliar de Biblioteca
Política de Indexação
Cobertura temática
Como citado anteriormente nesta Política, por ser uma biblioteca híbrida e com diversos cursos a serem atendidos, a BCVM possui materiais que contemplam todas as grandes áreas da CAPES.
- Ciências Exatas e da Terra
- Ciências Biológicas
- Engenharias
- Ciências da Saúde
- Ciências Agrárias
- Ciências Sociais Aplicadas
- Ciências Humanas
- Linguísticas
- Letras e Artes
- Multidisciplinar
Essa cobertura temática é feita através dos materiais disponíveis fisicamente na biblioteca e também com os acessos às bibliotecas digitais, bases de dados, repositórios e demais materiais online.
Composição do acervo
Dados de 2020, informados pela biblioteca, contabilizam o acervo em mais de 15 mil exemplares, sendo eles divididos nas seguintes categorias de materiais:
- Livros
- TCCs
- Periódicos
- Livros eletrônicos
- Analíticas
- Folhetos
- Catálogos
- Artigos
- Normas Técnicas
- Músicas (gravação de som)
- DVDs
- Gravações de vídeo
- Mapas
- CDs
- Disquetes
A biblioteca ainda possui a assinatura de duas bibliotecas digitais: a Minha Biblioteca e a Biblioteca Virtual, além de alimentar o Repositório Institucional do IFRS. Por conta de projetos de acessibilidade o acervo também conta com Áudio Livros e Livros em Braille.
Cobertura de assuntos
Serviços
A BCVM possui uma ampla gama de serviços para atender a comunidade acadêmica:
- Consulta local ao acervo;
- Empréstimo domiciliar;
- Auxílio em pesquisas bibliográficas;
- Disseminação seletiva da informação;
- Acesso local e remoto ao portal de periódicos da CAPES;
- Consultas, renovações e reservas online;
- Acesso à internet sem fio;
- Computadores para realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos;
- Auxílio em normalização bibliográfica;
- Capacitações para o acesso e uso de fontes de informações eletrônicas e elaboração de trabalhos de conclusão de curso.