Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo: mudanças entre as edições

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 16: Linha 16:


Com a finalização das obras, a biblioteca foi inaugurada em 28 de junho de 2002.
Com a finalização das obras, a biblioteca foi inaugurada em 28 de junho de 2002.
O complexo conta com 1.057m² de espaço físico, 51 microcomputadores, 6 salas para estudos em grupo.


==Missão, visão e valores==
==Missão, visão e valores==

Edição das 16h41min de 7 de novembro de 2023

Apresentação

Sobre a Biblioteca

História

A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo foi criada em 1962 na então Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre - FCM, através da dedicação e empenho de um grupo de médicos que voluntariamente solicitaram aos colegas e à comunidade doações de obras de Medicina para dar início à formação de seu acervo.

As atividades da Biblioteca iniciaram em uma sala de leitura sob a responsabilidade do professor Pedro Chaves Barcellos, que foi seu primeiro diretor. O acervo era composto de obras básicas e por doações obtidas através de campanhas.

Em 1967, a Biblioteca foi transferida para o Hospital Santa Rita, enquanto as novas instalações eram construídas.

Em 1970, com a conclusão das obras, todo o acervo e mobiliários voltaram para o novo local, situado no subsolo da Universidade, onde hoje se localizam os setores administrativos.

Em 1972 a Biblioteca recebeu o nome de Paulo Lacerda de Azevedo, em homenagem ao professor de microbiologia incentivador da sua criação.

Em 1999, devido à demanda por maior espaço e funcionalidade, foi realizado um concurso de arquitetura com o objetivo de remodelar a área da antiga capela, subutilizada pela comunidade acadêmica. Os vencedores do concurso foram os que apresentaram o melhor projeto arquitetônico para o complexo formado por biblioteca - capela - cafeteria - espaço de artes, criando um novo espaço de acesso ao conhecimento.

Com a finalização das obras, a biblioteca foi inaugurada em 28 de junho de 2002.

Missão, visão e valores

Missão: Participar efetivamente das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, através da prestação dos serviços de informação científica na área de Ciências da Saúde, necessários para o desenvolvimento dos seus programas acadêmicos.

Visão: Atingir um grau de excelência nos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca, além de proporcionar ambiente e espaço físico adequados para pesquisa e estudo.

Valores: Ética, responsabilidade, qualidade dos produtos e serviços, comprometimento com o usuário, compromisso de disponibilizar acesso à informação.

Horário de funcionamento

De segunda à sexta-feira, das 8 às 21h

Sábado, das 8h00 às 14h00

Localização

Rua Sarmento Leite 245, Centro Histórico

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

CEP 90050-170

Setores

Administração Coordena os serviços oferecidos pela biblioteca. Gerencia recursos humanos, financeiros e administrativos.

Processamento técnico e serviços É o setor responsável pela catalogação e indexação do acervo, preparo para circulação, levantamento bibliográfico, encaminhamento de livros para reparo, solicitação de documentos via SCAD, orientação no uso das normas técnicas, etc.

Guarda-volumes O guarda-volumes é o espaço onde os usuários deixam seus pertences para ingressarem na biblioteca. Controla a entrada e saída de usuários, o fornecimento das chaves dos armários, etc.

Atendimento Setor responsável pelo apoio aos usuários e pela circulação dos materiais da Biblioteca. Recebe devoluções, efetua empréstimos, faz registros de novos usuários, presta informações, como a localização de livros no acervo, informações sobre reservas, etc.

Equipe

Dois bibliotecários Cinco servidores Quatro estagiários

Recursos financeiros

Recursos materiais

Organograma

Usuários

Indexação

Capacidade de revocação e precisão do sistema

Especificidade

Exaustividade

Formação do indexador

Procedimentos relacionados à indexação

Manual de indexação

Linguagem Documentária

Escolha da linguagem

Consistência/ Uniformidade

Adequação

Sistema de busca e recuperação por assunto

Avaliação

Campos de assunto do formato MARC

Capacidade de consulta a esmo (browsing)

Estratégia de busca

Forma de saída dos dados