Biblioteca da UCERGS: mudanças entre as edições

De SC4
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
=Apresentação=
=Apresentação=
Este trabalho é uma proposta de política de indexação para a Biblioteca da União dos Cegos do Rio Grande do Sul (UCERGS), com a finalidade de servir como um guia para tomada de decisões ao profissional bibliotecário, levando em consideração as individualidades e características da instituição que é voltada para pessoas com deficiência visual, seus serviços oferecidos e necessidades especiais.
Este trabalho é uma proposta de política de indexação para a Biblioteca da União dos Cegos do Rio Grande do Sul [https://ucergs.org.br/ (UCERGS)], com a finalidade de servir como um guia para tomada de decisões ao profissional bibliotecário, levando em consideração as individualidades e características da instituição que é voltada para pessoas com deficiência visual, seus serviços oferecidos e necessidades especiais.


=Informações da Biblioteca=
=Informações da Biblioteca=

Edição das 11h53min de 15 de abril de 2024

Apresentação

Este trabalho é uma proposta de política de indexação para a Biblioteca da União dos Cegos do Rio Grande do Sul (UCERGS), com a finalidade de servir como um guia para tomada de decisões ao profissional bibliotecário, levando em consideração as individualidades e características da instituição que é voltada para pessoas com deficiência visual, seus serviços oferecidos e necessidades especiais.

Informações da Biblioteca

História

A Biblioteca da UCERGS é uma Biblioteca Especializada que possui acervo em Braille, Fonte Ampliada, audiolivros e livros táteis e tem a missão de proporcionar às pessoas com deficiência visual do estado do Rio Grande do Sul a possibilidade de acessar materiais acessíveis para leitura.


Informações institucionais

A UCERGS é uma Entidade sem fins econômicos, fundada em 16 de dezembro de 1984, por um grupo de pessoas com deficiência visual preocupados com a educação, habilitação, reabilitação e inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão do nosso estado. A UCERGS vem buscando cumprir com seus objetivos, lançando mão das colaborações espontâneas e fundamentalmente projetos aprovados e convênios com o setor público, possui 02 (dois) Termos de Colaboração com a Assistência Social, ambos com a Prefeitura de Porto Alegre. Além de habilitar e reabilitar pessoas com deficiência visual e dar assessoria e suporte às respectivas famílias, a UCERGS proporciona a convivência de pessoas com e sem deficiência, mostrando o caminho trilhado por pessoas com a mesma deficiência e que tiveram alcançada sua inclusão social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Biblioteca surgiu de uma parceria com a FABICO-UFRGS e CAPAGIIC- Saúde 4.0, através do Projeto de Extensão...... , sendo incluída na Rede BiblioSUS na data de.......

Missão, visão e valores

  • Visão: a Biblioteca pretende ser percebida como referência nacional na inclusão, leitura e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual.
  • Missão: preservar, proteger e promover a memória do audiovisual gaúcho e brasileiro, em um espaço de difusão e promoção desse conteúdo.
  • Valores: compromisso com estímulo à leitura; valorização do Braille; defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual; compromisso com a inclusão; dar acesso através das tecnologias assistivas; valorização das pessoas com deficiência visual.

Organograma da Biblioteca da UCERGS

[[ ]]

Localização

A Biblioteca localiza-se no térreo da UCERGS, situada na prédio cedido pela Prefeitura de Porto Alegre situado na Rua Frei Henrique Golland Trindade 425 – Boa Vista, Porto Alegre RS – 90480-140.

Horário de Atendimento

A Biblioteca da UCERGS funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Serviços

Dentre os serviços e atividades desenvolvidas no local, estão:

  • Consulta on-line;
  • Sala de pesquisa;
  • Visita guiada
  • Exposições.

O atendimento à pesquisa possui dois espaços de atendimento (um para pesquisa de material bibliográfico e documental e outro para pesquisa de filmes em vídeo.), oferecendo levantamentos bibliográficos e arquivísticos para pesquisas; desenvolvimento de pesquisas históricas (históricos e cronologias); desenvolvimento de exposições históricas e/ou temáticas sobre o cinema e disponibilização da informação em banco de dados e imagens.

Equipe

Espaço

Recursos Financeiros

Os recursos orçamentários para aquisição de livros, periódicos e materiais especiais deverão ser de fontes diferentes. No que diz respeito aos livros, quando for possível, será solicitado a cada ano a abertura de evento licitatório da qual participarão as empresas que possuem registro de preços na Prefeitura de Porto Alegre e que fornecerá os livros nacionais e estrangeiros,para aquisição pelo período de um ano. Para este fim poderá ser destinada uma verba específica na Cinemateca. As assinaturas de periódicos e os materiais especiais, tais como DVDs e Blue-Ray, por sua vez, não possuem orçamento específico para este fim.

Usuários

Os usuários em sua maioria são homens mais velhos, de classe média alta, moradores da região e pesquisadores na área de cinema. Esses pesquisadores vêm em busca de material para TCCs, mestrados, doutorados, além de escritores da área cinematográfica. Os maiores interesses desses integrantes vem por obras do cinema brasileiro, cinema gaúcho, estética do cinema e informações sobre cineastas específicos. Os materiais menos buscados na Biblioteca são os de referência, dicionários e manuais.

Política de Indexação